• AUTOMÓVEL
    • ENSAIOS
  • ENTREVISTA
  • NEGÓCIOS
  • IMOBILIÁRIO
  • ESTUDO
  • DICAS
  • LANÇAMENTOS
  • DESTINOS
  • WELLNESS
  • LINKS
    • BELEZA
    • DESIGN
    • DESPORTO
    • EVENTO
    • LIVROS
    • MODA
    • SAÚDE
    • SUSTENTÁVEL
    • TECNOLOGIA
ÚLTIMAS !

Chef Rui Prado estreia-se ao comando do BALCONY Restaurant

29 de Outubro, 2025

Investimento público global superior a $6 mil milhões em ciberdefesa mostra que segurança digital é prioridade económica e geopolítica

28 de Outubro, 2025

Leapmotor revela o C10 AWD de 598 cv no Salão Automóvel de Zurique

28 de Outubro, 2025
Facebook LinkedIn Instagram
LinkedIn Facebook Instagram
Creative News
loader

  • AUTOMÓVEL
    1. ENSAIOS
    2. VER TODOS

    Mazda 3 HB: a harmonia entre potência e eficiência

    6 de Outubro, 2025

    Mazda MX-5 1.5 Skyactiv-G 132 cv Kazari: liberdade com alma roadster

    1 de Outubro, 2025

    Mazda CX-60: Elegância nipónica com alma elétrica

    7 de Setembro, 2025

    Mazda CX-80 — O SUV familiar com alma japonesa

    6 de Setembro, 2025

    Leapmotor revela o C10 AWD de 598 cv no Salão Automóvel de Zurique

    28 de Outubro, 2025

    Novo GLC elétrico já está disponível para encomenda: o best-seller elétrico chegou

    27 de Outubro, 2025

    VOLVO EX30 eleito Carro Frota do Ano

    27 de Outubro, 2025

    ALPINE A110, COMEÇA A CONTAGEM DECRESCENTE!

    25 de Outubro, 2025
  • ENTREVISTA

    Anos de Coragem – Entrevista a Elaine Serra

    26 de Setembro, 2025

    A linguagem da beleza – Entrevista a Jo Stenuit

    2 de Dezembro, 2024

    Entrevista a Vítor Martins, Diretor Comercial da JCDecaux

    7 de Agosto, 2023

    Entrevista a Sérgio Rodrigues, CEO da StoresAce

    2 de Maio, 2023

    Nomeação de Rui Cruz para a direção geral da Opensoft

    30 de Março, 2023
  • NEGÓCIOS

    IVECO reforça a logística sustentável com 42 novos camiões S-Way a gás natural ao serviço da TESCO, na Escócia

    10 de Outubro, 2025

    Dachser consolida o compromisso com entregas 100% elétricas em Barcelona

    10 de Setembro, 2025

    Coca-Cola celebra a sua ligação à música com uma parceria global histórica com o Rock in Rio Lisboa

    9 de Setembro, 2025

    Porto Business School reforça cooperação com Angola

    2 de Agosto, 2025

    Adolfo Domínguez atinge 43% das suas vendas fora de Espanha

    1 de Agosto, 2025
  • IMOBILIÁRIO

    MOME e Revive lançam projeto residencial de 140M€ no Porto

    7 de Outubro, 2025

    Casas à venda em Portugal: oferta está apenas 5% acima do mínimo de 2022

    24 de Setembro, 2025

    Comprar casa em Portugal ficou 8,5% mais caro no último ano

    1 de Agosto, 2025

    Segmento Urbano conquista prémio no World Architecture Festival

    15 de Julho, 2025

    Zome quer pôr carreiras a mexer

    10 de Julho, 2025
  • ESTUDO

    Investimento público global superior a $6 mil milhões em ciberdefesa mostra que segurança digital é prioridade económica e geopolítica

    28 de Outubro, 2025

    Mais de metade dos consumidores portugueses já abandonaram uma marca por mau atendimento

    18 de Outubro, 2025

    Geração Z permanece pouco tempo nas empresas, revela estudo da Randstad Global

    19 de Setembro, 2025

    Emprego na hotelaria cresce 9% entre maio e agosto face a 2024

    14 de Setembro, 2025

    Relatório Sophos: setor da educação reforça-se contra ransomware, mas equipas de TI pagam preço pessoal

    13 de Setembro, 2025
  • DICAS

    Quais são os três fatores a ter em conta para trocar os pneus do carro?

    9 de Outubro, 2025

    Regresso ao trabalho: 8 estratégias para voltar com mais motivação

    28 de Agosto, 2025

    Como aproveitar as férias de verão para repensar a carreira

    12 de Agosto, 2025

    Pequenos hábitos que podem melhorar a sua saúde financeira

    8 de Agosto, 2025

    As 7 luzes indicadoras de avaria do automóvel cujo significado todo o condutor deve conhecer

    2 de Agosto, 2025
  • LANÇAMENTOS

    h3 reinventa a tradição e lança o novo h3 Pica-Pau: Para picar sem parar

    24 de Outubro, 2025

    Do Mar ao Pulso: uma viagem com a Panerai e o Eilean

    25 de Agosto, 2025

    Açores traçam novo rumo: Lançamento do primeiro barco 100% eléctrico, inaugurando uma Era Verde para o Turismo

    9 de Agosto, 2025

    Lisboa recebe novo espaço educativo inovador para crianças e pais

    30 de Julho, 2025

    Panerai dá cor ao verão com braceletes à prova de sol e mar

    7 de Julho, 2025
  • DESTINOS

    Algarve recebe nota positiva dos turistas

    14 de Agosto, 2025

    Cidades nacionais mais procuradas pelos turistas portugueses

    1 de Julho, 2025

    Duas praias portuguesas entre as mais originais e secretas da Europa, segundo a Jetcost

    10 de Junho, 2025

    Zoomarine abre portas a 7 de março com novidades preparadas para a nova temporada

    26 de Fevereiro, 2024

    Dados eDreams: Paris volta a ser o destino de eleição dos portugueses nesta Páscoa

    3 de Abril, 2023
  • WELLNESS

    LLYC conquista Eficácia da Comunicação com campanha para Dove

    5 de Dezembro, 2021

    SERENITY SPA celebra a BLACK friday durante uma semana

    16 de Novembro, 2021

    Ser piloto por um dia ou observar as estrelas no Alentejo: os hotéis Moov oferecem novas experiências

    12 de Agosto, 2021

    Programa de verão do Spa Caudalie no The Yeatman: Divina por dentro e por fora

    9 de Agosto, 2021

    Yoga, alimentação saudável e ar puro do Douro: The Vintage House lança programa “Winefulness”

    9 de Agosto, 2021
  • LINKS
    1. BELEZA
    2. DESIGN
    3. DESPORTO
    4. EVENTO
    5. LIVROS
    6. MODA
    7. SAÚDE
    8. SUSTENTÁVEL
    9. TECNOLOGIA
    10. VER TODOS

    Um terço dos homens diz sentir dificuldade em aceder aos cuidados de saúde

    4 de Agosto, 2025

    GIVENCHY APRESENTA GENTLEMAN SOCIETY EAU DE PARFUM REFILL

    16 de Junho, 2025

    KÉRASTASE abre uma pop-up em NYC com as embaixadoras Emily Ratajkowski, Sydney Sweeney, Ebonne Davis, Margarida Corceiro e Caetana Botelho Afonso

    10 de Abril, 2025

    Os erros mais cometidos na hora de escolher a base

    14 de Novembro, 2024

    Mónica de Miranda, Prémio idealista de arte contemporânea 2023

    30 de Abril, 2023

    2ª edição do Prémio Adico distingue inovação e ecodesign

    23 de Abril, 2023

    Estudante portuguesa de design vence o Primeiro Concurso Europeu ECCO DESIGN LAB

    19 de Fevereiro, 2023

    IMPERFEITA 1.3: a idade não nos define

    17 de Fevereiro, 2023

    Liga MEO Surf – Francisca Veselko e Afonso Antunes conquistam Bom Petisco Peniche Pro

    26 de Outubro, 2025

    Os dois PEUGEOT 9X8 destacam-se, com um segundo lugar e um Top 5 no Japão

    29 de Setembro, 2025

    CLIO TROPHY PORTUGAL RUMA A TRÁS-OS-MONTES E À GALIZA PARA A TERCEIRA PROVA DO CALENDÁRIO

    19 de Setembro, 2025

    Théo Pourchaire torna-se piloto oficial do Team PEUGEOT TotalEnergies em 2026

    14 de Setembro, 2025

    Fábrica de Unicórnios anuncia os Empreendedores do Ano

    27 de Outubro, 2025

    84% das crianças com menos de 3 anos utilizam ecrãs todos os dias quando a recomendação é de apenas 20 minutos

    23 de Outubro, 2025

    ROCK IN RIO LISBOA apresenta: THE FLIGHT – o céu de lisboa vai ser palco na próxima edição do festival

    20 de Outubro, 2025

    Rock in Rio Lisboa 2026 anuncia dia pop com Katy Perry e grandes nomes nacionais

    17 de Outubro, 2025

    Nuvem de Ideias: nova editora dedica-se ao livro como ferramenta de comunicação

    11 de Junho, 2024

    Bibá Pitta é a embaixadora dos livros bestsellers “Avó, fala-me de ti” e “Avô, fala-me de ti”, pelo terceiro ano consecutivo

    12 de Dezembro, 2023

    Publicado o livro gratuito “25 Espécies Aquáticas que Estão a Invadir Portugal”

    18 de Novembro, 2023

    VIAJA! – Um livro para todos aqueles que têm o “bichinho” das viagens

    25 de Outubro, 2023

    MO inaugura nova loja em MARCO de CANAVESES

    23 de Janeiro, 2024

    AICEP promove moda sustentável no mercado internacional

    17 de Novembro, 2023

    Designer de moda Luís Carvalho é o Primeiro Embaixador da marca em Portugal

    21 de Setembro, 2023

    Estudante portuguesa de design vence o Primeiro Concurso Europeu ECCO DESIGN LAB

    19 de Fevereiro, 2023

    O verão também é tempo de prevenção no cancro de pulmão

    8 de Agosto, 2025

    ESTeSC integra projeto europeu de 3 milhões que melhora segurança dos exames médicos infantis

    7 de Maio, 2025

    Exercício durante a gravidez: a chave para o bem-estar físico e emocional

    5 de Maio, 2025

    Tecnologia desenvolvida em Portugal transforma as consultas médicas: mais tempo para os doentes e menos burocracia

    31 de Outubro, 2024

    Especialistas preparam estratégia urbanística para adaptar Lisboa às alterações climáticas

    24 de Junho, 2025

    Lagoas Park quer aumentar a produção de energia para consumo próprio

    15 de Março, 2024

    RAIZ quer trazer a agricultura urbana a mais bairros de Portugal

    16 de Outubro, 2023

    Adico: Redução da pegada ambiental equivale a menos 213 mil quilómetros percorridos

    12 de Junho, 2023

    Lisbon AI Week desafia criadores a juntarem-se à semana da Inteligência Artificial

    12 de Outubro, 2025

    Grupo Ribera utiliza tecnologia de IA da Microsoft para apoiar pacientes e profissionais de saúde

    18 de Setembro, 2025

    No interior do novo GLC elétrico: Uma experiência excecional, impulsionada pelo MB.OS, que transmite a sensação de estar em casa

    12 de Setembro, 2025

    Portugal é um dos destinos favoritos dos nómadas digitais com o interior do país a impulsionar novos modelos de vida

    26 de Agosto, 2025

    Chef Rui Prado estreia-se ao comando do BALCONY Restaurant

    29 de Outubro, 2025

    Investimento público global superior a $6 mil milhões em ciberdefesa mostra que segurança digital é prioridade económica e geopolítica

    28 de Outubro, 2025

    Leapmotor revela o C10 AWD de 598 cv no Salão Automóvel de Zurique

    28 de Outubro, 2025

    Novo GLC elétrico já está disponível para encomenda: o best-seller elétrico chegou

    27 de Outubro, 2025
Creative News
Home»Estudo»53% dos trabalhadores reportam aumento de stress e 28% temem que a tecnologia possa absorver os seus empregos, revela estudo da Deloitte
Estudo

53% dos trabalhadores reportam aumento de stress e 28% temem que a tecnologia possa absorver os seus empregos, revela estudo da Deloitte

17 de Abril, 2024
Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email

À medida que as mudanças tecnológicas e culturais estão a reestruturar o mundo do trabalho, o foco no fator humano assume-se como o principal elemento na criação de valor acrescentado para as empresas. Os líderes, muitos dos quais já conscientes desta mudança, estão a encetar esforços para transformar esta perceção em estratégias concretas que permitam alavancar o potencial humano. 

A conclusão é do estudo Global Human Capital Trends 2024 da Deloitte, que identifica as principais tendências a nível de capital humano e recursos humanos no contexto empresarial. A edição deste ano destaca que, naquilo que a Deloitte descreve como um “mundo do trabalho sem limites”, o desempenho humano – definido como o ciclo de reforço mútuo entre os resultados empresariais e humanos – mostra que, em vez de priorizar as questões empresariais em detrimento dos resultados humanos, as organizações devem adotar uma abordagem de sustentabilidade humana como forma de melhorar os resultados para os trabalhadores, clientes e sociedade em geral. 

De acordo com Nuno Carvalho, partner da Deloitte, “apesar de assistirmos a uma aceleração geral da utilização da tecnologia, muito potenciada na área da inteligência artificial, deverá existir uma consciência real da importância do papel que as Pessoas têm nas organizações e na sustentabilidade das empresas. Essa poderá ser a chave para o sucesso das organizações, numa altura em que as abordagens tradicionais da forma como trabalhamos caem em desuso. É cada vez mais um fator crítico de sucesso apostar na sustentabilidade humana das organizações, dos mercados e da sociedade como um todo”, acrescenta.

 

Priorizar a sustentabilidade humana – a capacidade de criar valor em benefício das pessoas em vez de olhar para elas como fonte de valor – é, hoje em dia, não apenas um “nice to have” mas um “must have” para que as empresas possam obter melhores resultados financeiros e criar um impacto positivo na sociedade. Afinal de contas, são os seres humanos, mais do que quaisquer ativos físicos, que impulsionam o desempenho e o crescimento das organizações. 

 

O Global Human Capital Trends 2024 da Deloitte identifica assim oito tendências que mostram como uma combinação de resultados empresariais e humanos desempenha um papel importante no sucesso organizacional: 

 

  • Valorização da sustentabilidade humana. O valor da sustentabilidade humana exige que as organizações se concentrem menos no quanto as pessoas beneficiam as organizações, e mais no quanto a sua organização pode beneficiar as pessoas. Mais de metade das organizações (76%) reconhece a importância da sustentabilidade humana para o seu sucesso – mas apenas 46% afirmam estar a fazer algo para abordar esta questão. O estudo deste ano torna claro que as organizações que conseguem colmatar essa lacuna têm quase o dobro da probabilidade de alcançar os resultados financeiros desejados e o dobro da probabilidade de alcançar resultados humanos positivos. A quantificação do progresso nesta área também pode ser difícil de medir, com apenas 19% dos líderes a afirmarem ter métricas muito fiáveis para medir a componente social do ESG e 29% a afirmarem que têm um entendimento claro de como o conseguir. Outro dado destacado pela Deloitte é uma lacuna entre as percepções dos líderes das empresas e dos trabalhadores. Apesar de 89% dos executivos dizerem que a sua organização está a promover a sustentabilidade humana de alguma forma, apenas 41% dos trabalhadores inquiridos dizem o mesmo, e só 43% afirmam que as empresas onde trabalham os deixaram em melhor situação do que quando começaram. Quanto aos obstáculos enfrentados pelos trabalhadores, 53% identificaram o aumento do stress no trabalho como o principal desafio, seguido da ameaça de a tecnologia absorver os empregos (28%).

 

  • Uso da transparência para criar confiança. Na era da interconectividade global, os trabalhadores de uma empresa deixam na sua atuação um rasto de dados que pode dar aos líderes uma visibilidade microscópica do funcionamento das organizações e dos seus colaboradores. Esta transparência de dados pode criar valor partilhado tanto para os trabalhadores como para as organizações, quando gerida responsavelmente; mas também pode trazer riscos, como violações da privacidade ou da vigilância baseada em inteligência artificial. A larga maioria (88%) dos líderes afirma que um foco crescente na confiança e transparência entre os trabalhadores e a organização é importante para o sucesso do negócio, mas neste campo revela-se mais uma vez a

lacuna entre o saber e o fazer. Mais de metade (52%) está a tomar algumas medidas para aumentar a confiança e a transparência, mas apenas 13% estão a fazer o suficiente para obter progressos significativos. A mudança é cada vez mais necessária, considerando que as organizações que criam efetivamente transparência e confiança têm duas vezes mais probabilidades de alcançar os resultados empresariais e humanos desejados.

 

  • Um olhar diferente para as métricas de produtividade. À medida que o trabalho se torna mais colaborativo e exige competências mais sofisticadas e menos quantificáveis, as métricas tradicionais de produtividade estão a perder a sua eficácia. De facto, 74% dos inquiridos afirmaram que procurar melhores formas de medir o desempenho dos trabalhadores para além da produtividade tradicional é muito ou extremamente importante. No entanto, apenas 40% afirmaram estar a fazer alguma coisa e apenas 17% consideram que a sua organização é eficaz na avaliação do valor criado por cada trabalhador para além das métricas tradicionais. A Deloitte considera que as organizações devem focar a sua atenção na medição do desempenho humano como forma de equilibirar os resultados comerciais e os resultados de sustentabilidade humana, apontando que as organizações que colmatam a lacuna entre o saber e o fazer têm 1,7 vezes mais probabilidades de alcançar os resultados comerciais desejados e 1,7 vezes mais probabilidades de alcançar resultados humanos positivos.

 

  • O défice na imaginação. O avanço acelerado de tecnologias como a inteligência artificial generativa está a marcar o tempo em que vivemos não só pelo seu caráter disruptivo, mas principalmente pelas inúmeras possibilidades que abre. No entanto, um dos obstáculos que a difusão destas ferramentas está a evidenciar é a dificuldade das organizações em imaginar novas possibilidades de colaboração entre humanos e tecnologia. 73% dos inquiridos afirmam que é importante garantir que a imaginação humana acompanha o ritmo da inovação tecnológica, mas apenas 9% estão a fazer grandes progressos no sentido de alcançar esse equilíbrio. Trata-se de algo extremamente necessário, uma vez que as organizações que abordam o problema do défice de imaginação têm quase o dobro da probabilidade de alcançar os resultados empresariais e humanos desejados. E a inteligência artificial veio para ficar: 70% dos trabalhadores estão dispostos a delegar o máximo de trabalho possível à IA para poupar tempo e aumentar a criatividade, e 75% das organizações a nível mundial tencionam acelerar a sua utilização da IA nos próximos cinco anos, prevendo também uma perturbação significativa das atuais competências dos trabalhadores. As organizações devem assim fazer do desenvolvimento de capacidades inerentemente humanas como a curiosidade, a empatia e a criatividade uma prioridade estratégica para ajudar os trabalhadores e as organizações a fazerem parte de um futuro de trabalho imaginativo.

 

  • Espaços de criatividade, imaginação e exploração. Ao criar aquilo o que a Deloitte apelida “digital playgrounds” – espaços seguros que incentivem a criatividade e a exploração intencionais, que podem nem ser espaços físicos, mas simplesmente um ambiente subjacente à cultura empresarial – os trabalhadores podem experienciar as possibilidades do novo futuro tecnológico para melhorar os resultados comerciais mais rapidamente. Mais de metade (65%) dos inquiridos reconhece que a criação destes espaços é importante. No entanto, apenas 41% estão a fazer algo a esse respeito. O relatório indica ainda que as organizações que conseguem colmatar esta lacuna com sucesso têm 1,6 vezes mais probabilidades de atingir ou exceder os seus objetivos financeiros e de proporcionar um trabalho significativo aos trabalhadores.

 

  • Importância das microculturas no ambiente de trabalho. A maioria das grandes organizações continua a seguir o modelo de uma cultura organizacional única, fixa e uniforme, imposta a partir da direção, na qual os trabalhadores têm de se enquadrar. Mas, de acordo com o estudo, esta abordagem tradicional da cultura corporativa de tamanho único está ultrapassada e é ineficaz para a força de trabalho atual, mais diversificada e autónoma. A tendência inversa será no sentido de as organizações capacitarem diversas microculturas locais adaptadas às necessidades de cada equipa, mas que ainda assim se mantenham fiéis aos valores organizacionais fundamentais. Neste sentido, as organizações que adotarem este modelo de microculturas têm 1,8 vezes mais probabilidades de alcançar resultados humanos positivos e 1,6 vezes mais probabilidades de alcançar os resultados comerciais desejados. Quanto às percepções dos inquiridos, os diretores (60%) e os trabalhadores (71%) mais próximos do dia a dia do trabalho em si reconhecem a importância das microculturas mais do que os seus líderes seniores. E 71% dos inquiridos afirmam que o foco nas equipas e grupos de trabalho como locais para cultivar a cultura é extremamente importante para o sucesso. Ainda assim, esta foi identificada como a tendência mais difícil de abordar, com apenas 12% a fazer o suficiente para obter progressos significativos.

 

  • A lacuna entre o saber e o fazer tem de passar pelos recursos humanos. Desbloquear o potencial humano e permitir que as organizações, os seus trabalhadores, parceiros e comunidades prosperem está em grande parte dependente de uma mudança de perspectiva, que permita que os recursos humanos passem de uma função isolada para uma abordagem multifuncional. 72% dos inquiridos sabem que esta mudança de paradigma é importante, mas 31% dos diretores executivos afirmam que esta mudança é uma das três mudanças mais difíceis de abordar na sua organização, e apenas 41% estão a fazer algo para progredir. No entanto, o estudo confirmou que ao colmatar esta lacuna, as organizações têm 1,6 vezes mais probabilidades de alcançar os resultados comerciais desejados e 1,7 vezes mais probabilidades de alcançar resultados humanos positivos.

 

  • Evoluir a capacidade de liderança para impulsionar o potencial humano. A recente revolução digital do mundo exigiu, mais do que nunca, capacidades cada vez mais humanas no desempenho de tarefas. Nunca como hoje as organizações tiveram acesso a dados sobre a força de trabalho e ferramentas tecnológicas que permitem combinar de forma quase perfeita os resultados empresariais e humanos. Ainda que a transformação tecnológica esteja numa fase ascendente, moldando os processos e estratégias empresariais, o fator humano tem vindo a ganhar um novo ímpeto, sendo um dos principais focos das organizações. No entanto, apesar dos líderes reconhecerem o seu papel na humanização das organizações, muitos continuam a basear-se em pressupostos ultrapassados. 30% dos executivos continuam a trabalhar de forma independente, ao invés de se focarem numa liderança mais integrada e multifuncional que permita alcançar melhores resultados e desbloquear todo o potencial humano. Assim, o estudo conclui também que apenas 10% da força de trabalho e 22% dos líderes concordam que as suas organizações estão a acrescentar valor para os colaboradores, havendo espaço para oportunidades de melhoria.
Share. Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp Email
AnteriorUma em cada cinco notícias sobre a violência de género justificam-na
Próximo Factorial ensina como elaborar um Plano de Recursos Humanos para 2024

Relacionados

Investimento público global superior a $6 mil milhões em ciberdefesa mostra que segurança digital é prioridade económica e geopolítica

28 de Outubro, 2025

Mais de metade dos consumidores portugueses já abandonaram uma marca por mau atendimento

18 de Outubro, 2025

ÚLTIMAS
Restaurante

Chef Rui Prado estreia-se ao comando do BALCONY Restaurant

29 de Outubro, 2025

O BALCONY, restaurante do cinco estrelas Grand Hotel Açores Atlântico, na ilha de São Miguel,…

Investimento público global superior a $6 mil milhões em ciberdefesa mostra que segurança digital é prioridade económica e geopolítica

28 de Outubro, 2025

Leapmotor revela o C10 AWD de 598 cv no Salão Automóvel de Zurique

28 de Outubro, 2025
SIGA-NOS!
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram
  • WhatsApp

Subscreva a Newsletter

Aceito receber a newsletter da Creative News que pode conter ocasionalmente informações sobre iniciativas, produtos e serviços.

Email : press@creativedesign.pt
Contacto: +351 913 163 426 (tarifa de rede móvel)
Política de Privacidade
Estatuto Editorial

Facebook Instagram LinkedIn

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.