• AUTOMÓVEL
    • ENSAIOS
  • ENTREVISTA
  • NEGÓCIOS
  • IMOBILIÁRIO
  • ESTUDO
  • DICAS
  • LANÇAMENTOS
  • DESTINOS
  • WELLNESS
  • LINKS
    • BELEZA
    • DESIGN
    • DESPORTO
    • EVENTO
    • LIVROS
    • MODA
    • SAÚDE
    • SUSTENTÁVEL
    • TECNOLOGIA
ÚLTIMAS !

Chef Rui Prado estreia-se ao comando do BALCONY Restaurant

29 de Outubro, 2025

Investimento público global superior a $6 mil milhões em ciberdefesa mostra que segurança digital é prioridade económica e geopolítica

28 de Outubro, 2025

Leapmotor revela o C10 AWD de 598 cv no Salão Automóvel de Zurique

28 de Outubro, 2025
Facebook LinkedIn Instagram
LinkedIn Facebook Instagram
Creative News
loader

  • AUTOMÓVEL
    1. ENSAIOS
    2. VER TODOS

    Mazda 3 HB: a harmonia entre potência e eficiência

    6 de Outubro, 2025

    Mazda MX-5 1.5 Skyactiv-G 132 cv Kazari: liberdade com alma roadster

    1 de Outubro, 2025

    Mazda CX-60: Elegância nipónica com alma elétrica

    7 de Setembro, 2025

    Mazda CX-80 — O SUV familiar com alma japonesa

    6 de Setembro, 2025

    Leapmotor revela o C10 AWD de 598 cv no Salão Automóvel de Zurique

    28 de Outubro, 2025

    Novo GLC elétrico já está disponível para encomenda: o best-seller elétrico chegou

    27 de Outubro, 2025

    VOLVO EX30 eleito Carro Frota do Ano

    27 de Outubro, 2025

    ALPINE A110, COMEÇA A CONTAGEM DECRESCENTE!

    25 de Outubro, 2025
  • ENTREVISTA

    Anos de Coragem – Entrevista a Elaine Serra

    26 de Setembro, 2025

    A linguagem da beleza – Entrevista a Jo Stenuit

    2 de Dezembro, 2024

    Entrevista a Vítor Martins, Diretor Comercial da JCDecaux

    7 de Agosto, 2023

    Entrevista a Sérgio Rodrigues, CEO da StoresAce

    2 de Maio, 2023

    Nomeação de Rui Cruz para a direção geral da Opensoft

    30 de Março, 2023
  • NEGÓCIOS

    IVECO reforça a logística sustentável com 42 novos camiões S-Way a gás natural ao serviço da TESCO, na Escócia

    10 de Outubro, 2025

    Dachser consolida o compromisso com entregas 100% elétricas em Barcelona

    10 de Setembro, 2025

    Coca-Cola celebra a sua ligação à música com uma parceria global histórica com o Rock in Rio Lisboa

    9 de Setembro, 2025

    Porto Business School reforça cooperação com Angola

    2 de Agosto, 2025

    Adolfo Domínguez atinge 43% das suas vendas fora de Espanha

    1 de Agosto, 2025
  • IMOBILIÁRIO

    MOME e Revive lançam projeto residencial de 140M€ no Porto

    7 de Outubro, 2025

    Casas à venda em Portugal: oferta está apenas 5% acima do mínimo de 2022

    24 de Setembro, 2025

    Comprar casa em Portugal ficou 8,5% mais caro no último ano

    1 de Agosto, 2025

    Segmento Urbano conquista prémio no World Architecture Festival

    15 de Julho, 2025

    Zome quer pôr carreiras a mexer

    10 de Julho, 2025
  • ESTUDO

    Investimento público global superior a $6 mil milhões em ciberdefesa mostra que segurança digital é prioridade económica e geopolítica

    28 de Outubro, 2025

    Mais de metade dos consumidores portugueses já abandonaram uma marca por mau atendimento

    18 de Outubro, 2025

    Geração Z permanece pouco tempo nas empresas, revela estudo da Randstad Global

    19 de Setembro, 2025

    Emprego na hotelaria cresce 9% entre maio e agosto face a 2024

    14 de Setembro, 2025

    Relatório Sophos: setor da educação reforça-se contra ransomware, mas equipas de TI pagam preço pessoal

    13 de Setembro, 2025
  • DICAS

    Quais são os três fatores a ter em conta para trocar os pneus do carro?

    9 de Outubro, 2025

    Regresso ao trabalho: 8 estratégias para voltar com mais motivação

    28 de Agosto, 2025

    Como aproveitar as férias de verão para repensar a carreira

    12 de Agosto, 2025

    Pequenos hábitos que podem melhorar a sua saúde financeira

    8 de Agosto, 2025

    As 7 luzes indicadoras de avaria do automóvel cujo significado todo o condutor deve conhecer

    2 de Agosto, 2025
  • LANÇAMENTOS

    h3 reinventa a tradição e lança o novo h3 Pica-Pau: Para picar sem parar

    24 de Outubro, 2025

    Do Mar ao Pulso: uma viagem com a Panerai e o Eilean

    25 de Agosto, 2025

    Açores traçam novo rumo: Lançamento do primeiro barco 100% eléctrico, inaugurando uma Era Verde para o Turismo

    9 de Agosto, 2025

    Lisboa recebe novo espaço educativo inovador para crianças e pais

    30 de Julho, 2025

    Panerai dá cor ao verão com braceletes à prova de sol e mar

    7 de Julho, 2025
  • DESTINOS

    Algarve recebe nota positiva dos turistas

    14 de Agosto, 2025

    Cidades nacionais mais procuradas pelos turistas portugueses

    1 de Julho, 2025

    Duas praias portuguesas entre as mais originais e secretas da Europa, segundo a Jetcost

    10 de Junho, 2025

    Zoomarine abre portas a 7 de março com novidades preparadas para a nova temporada

    26 de Fevereiro, 2024

    Dados eDreams: Paris volta a ser o destino de eleição dos portugueses nesta Páscoa

    3 de Abril, 2023
  • WELLNESS

    LLYC conquista Eficácia da Comunicação com campanha para Dove

    5 de Dezembro, 2021

    SERENITY SPA celebra a BLACK friday durante uma semana

    16 de Novembro, 2021

    Ser piloto por um dia ou observar as estrelas no Alentejo: os hotéis Moov oferecem novas experiências

    12 de Agosto, 2021

    Programa de verão do Spa Caudalie no The Yeatman: Divina por dentro e por fora

    9 de Agosto, 2021

    Yoga, alimentação saudável e ar puro do Douro: The Vintage House lança programa “Winefulness”

    9 de Agosto, 2021
  • LINKS
    1. BELEZA
    2. DESIGN
    3. DESPORTO
    4. EVENTO
    5. LIVROS
    6. MODA
    7. SAÚDE
    8. SUSTENTÁVEL
    9. TECNOLOGIA
    10. VER TODOS

    Um terço dos homens diz sentir dificuldade em aceder aos cuidados de saúde

    4 de Agosto, 2025

    GIVENCHY APRESENTA GENTLEMAN SOCIETY EAU DE PARFUM REFILL

    16 de Junho, 2025

    KÉRASTASE abre uma pop-up em NYC com as embaixadoras Emily Ratajkowski, Sydney Sweeney, Ebonne Davis, Margarida Corceiro e Caetana Botelho Afonso

    10 de Abril, 2025

    Os erros mais cometidos na hora de escolher a base

    14 de Novembro, 2024

    Mónica de Miranda, Prémio idealista de arte contemporânea 2023

    30 de Abril, 2023

    2ª edição do Prémio Adico distingue inovação e ecodesign

    23 de Abril, 2023

    Estudante portuguesa de design vence o Primeiro Concurso Europeu ECCO DESIGN LAB

    19 de Fevereiro, 2023

    IMPERFEITA 1.3: a idade não nos define

    17 de Fevereiro, 2023

    Liga MEO Surf – Francisca Veselko e Afonso Antunes conquistam Bom Petisco Peniche Pro

    26 de Outubro, 2025

    Os dois PEUGEOT 9X8 destacam-se, com um segundo lugar e um Top 5 no Japão

    29 de Setembro, 2025

    CLIO TROPHY PORTUGAL RUMA A TRÁS-OS-MONTES E À GALIZA PARA A TERCEIRA PROVA DO CALENDÁRIO

    19 de Setembro, 2025

    Théo Pourchaire torna-se piloto oficial do Team PEUGEOT TotalEnergies em 2026

    14 de Setembro, 2025

    Fábrica de Unicórnios anuncia os Empreendedores do Ano

    27 de Outubro, 2025

    84% das crianças com menos de 3 anos utilizam ecrãs todos os dias quando a recomendação é de apenas 20 minutos

    23 de Outubro, 2025

    ROCK IN RIO LISBOA apresenta: THE FLIGHT – o céu de lisboa vai ser palco na próxima edição do festival

    20 de Outubro, 2025

    Rock in Rio Lisboa 2026 anuncia dia pop com Katy Perry e grandes nomes nacionais

    17 de Outubro, 2025

    Nuvem de Ideias: nova editora dedica-se ao livro como ferramenta de comunicação

    11 de Junho, 2024

    Bibá Pitta é a embaixadora dos livros bestsellers “Avó, fala-me de ti” e “Avô, fala-me de ti”, pelo terceiro ano consecutivo

    12 de Dezembro, 2023

    Publicado o livro gratuito “25 Espécies Aquáticas que Estão a Invadir Portugal”

    18 de Novembro, 2023

    VIAJA! – Um livro para todos aqueles que têm o “bichinho” das viagens

    25 de Outubro, 2023

    MO inaugura nova loja em MARCO de CANAVESES

    23 de Janeiro, 2024

    AICEP promove moda sustentável no mercado internacional

    17 de Novembro, 2023

    Designer de moda Luís Carvalho é o Primeiro Embaixador da marca em Portugal

    21 de Setembro, 2023

    Estudante portuguesa de design vence o Primeiro Concurso Europeu ECCO DESIGN LAB

    19 de Fevereiro, 2023

    O verão também é tempo de prevenção no cancro de pulmão

    8 de Agosto, 2025

    ESTeSC integra projeto europeu de 3 milhões que melhora segurança dos exames médicos infantis

    7 de Maio, 2025

    Exercício durante a gravidez: a chave para o bem-estar físico e emocional

    5 de Maio, 2025

    Tecnologia desenvolvida em Portugal transforma as consultas médicas: mais tempo para os doentes e menos burocracia

    31 de Outubro, 2024

    Especialistas preparam estratégia urbanística para adaptar Lisboa às alterações climáticas

    24 de Junho, 2025

    Lagoas Park quer aumentar a produção de energia para consumo próprio

    15 de Março, 2024

    RAIZ quer trazer a agricultura urbana a mais bairros de Portugal

    16 de Outubro, 2023

    Adico: Redução da pegada ambiental equivale a menos 213 mil quilómetros percorridos

    12 de Junho, 2023

    Lisbon AI Week desafia criadores a juntarem-se à semana da Inteligência Artificial

    12 de Outubro, 2025

    Grupo Ribera utiliza tecnologia de IA da Microsoft para apoiar pacientes e profissionais de saúde

    18 de Setembro, 2025

    No interior do novo GLC elétrico: Uma experiência excecional, impulsionada pelo MB.OS, que transmite a sensação de estar em casa

    12 de Setembro, 2025

    Portugal é um dos destinos favoritos dos nómadas digitais com o interior do país a impulsionar novos modelos de vida

    26 de Agosto, 2025

    Chef Rui Prado estreia-se ao comando do BALCONY Restaurant

    29 de Outubro, 2025

    Investimento público global superior a $6 mil milhões em ciberdefesa mostra que segurança digital é prioridade económica e geopolítica

    28 de Outubro, 2025

    Leapmotor revela o C10 AWD de 598 cv no Salão Automóvel de Zurique

    28 de Outubro, 2025

    Novo GLC elétrico já está disponível para encomenda: o best-seller elétrico chegou

    27 de Outubro, 2025
Creative News
Home»Opinião»5 tendências no serviço ao cliente para 2024: reter, refletir, repensar, requalificar e atualizar
Opinião

5 tendências no serviço ao cliente para 2024: reter, refletir, repensar, requalificar e atualizar

17 de Fevereiro, 2024
Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email

Neste início do ano, a Foundever lança as 5 tendências para 2024 em Customer Experience, no Report ”Retain, reflect, rethink, retrain, refresh: Five trends to test your 2024 CXperformance”. A Foundever – líder global no setor de Customer Experience (CX) – recomenda que as empresas e marcas adotem uma mentalidade de retenção como chave para o sucesso do negócio. Reter receitas, relevância, recursos e resiliência do negócio são os ingredientes para garantir que o serviço ao cliente está à altura dos desafios de 2024, um ano em que a mudança parece ser a única constante.

No relatório, as tendências identificadas destacam os maiores impulsionadores de mudança no mundo dos negócios e fornecem os insights necessários para enfrentar os desafios que se colocam este ano. Para garantir que o serviço ao cliente está à altura desses desafios a abordagem centrada na retenção e fidelização de clientes é fundamental, como se comprova nas tendências apresentadas no relatório.

Tendência 1 – Reter

Aproximar-se dos clientes e saber quem são as pessoas que promovem a marca – e porquê – deve ser uma prioridade absoluta nos próximos anos. Aos olhos dos clientes, a experiência do cliente é o principal ponto de diferenciação entre uma marca e a sua concorrência. É o que transforma um produto ou serviço numa proposta de valor.  78% dos consumidores afirmam que abandonariam uma marca depois de uma única experiência negativa. A melhor experiência do serviço ao cliente (CX) não tem apenas a ver com atração, tem a ver com retenção e – especialmente em tempos de incerteza – a retenção é o caminho para o sucesso do negócio.

 

Tendência 2 – Refletir

A jornada da IA generativa já começou e, acima de tudo, é importante compreender as suas implicações e não apenas como ser mais rápido do que a concorrência. Entender esta tecnologia, o seu potencial, e o que efetivamente pode ou não oferecer a cada negócio específico, é um dos maiores desafios que as empresas têm de enfrentar, não apenas nos próximos 12 meses, mas nos próximos anos. As empresas precisam de ver esta tecnologia como um meio para melhorar o seu serviço ao cliente e não para substituir as competências humanas. A supervisão humana e a inteligência emocional são fundamentais para que a IA generativa tenha um impacto positivo.

 

Tendência 3 – Repensar

As empresas que decidiram apostar na IA Generativa, a grande novidade, não devem esquecer o Metaverso, mas sim reavaliar e identificar casos da sua utilização real e prática. As empresas não devem deixar que a IA Generativa e as suas aplicações as distraiam completamente de tudo o que está a acontecer no mundo da tecnologia, pois o Metaverso pode ser uma opção mais imersiva de interagir com os clientes. A geração que está a aproximar-se rapidamente da idade adulta tem novas necessidades e expectativas moldadas por uma educação digital mais interativa e mais envolvente.

 

Tendência 4 – Requalificar

O rápido avanço na tecnologia está a aumentar o défice de competências da literacia digital. (Re)qualificar e capacitar as pessoas — e não pensar em primeiro lugar no recrutamento — é o caminho certo para colmatar a lacuna de competências. As inovações tecnológicas existentes, para além de reinventarem operações, processos e segmentos da indústria, enquanto transformam as preferências dos consumidores e o comportamento dos clientes, também estão a revolucionar a aprendizagem e o desenvolvimento de competências, criando novas profissões, ao mesmo tempo que reformulam ou colocam em risco a existência de outras. Estas mudanças criam oportunidades e facilitam novas soluções, mas também podem causar perturbações. As empresas devem avaliar quais as competências e capacidades que as suas pessoas precisam de desenvolver e definir a abordagem correta à formação. Por isso, investir nas pessoas e na sua formação contínua, é mais rentável do que uma campanha de recrutamento. Ao fazê-lo também se reforça a cultura da empresa e reduz-se o desgaste dos colaboradores, aumentando simultaneamente a produtividade e o sucesso de qualquer projeto futuro.

Tendência 5 – Atualizar

A transformação deve ser tendência todos os anos. Os benefícios da transformação são sempre relevantes porque capacitam o negócio e, principalmente, as suas pessoas, dando-lhe as ferramentas e competências, não apenas para superar desafios, mas para reconhecer e aproveitar oportunidades, sejam essas resultantes da tecnologia, do talento ou da combinação de ambos. Uma empresa que diz ser digital tem de dominar os dados de que dispõe e usá-los para que os colaboradores inovem, partilhem ideias e forneçam insights. Quando os dados e os insights começam a impulsionar um negócio, a empresa aproxima-se cada vez mais dos seus clientes. Por isso, uma transformação bem-sucedida envolve gestão da mudança e, como tal, exige a contribuição de todos. A única diferença, em 2024, é a motivação das empresas ou marcas para fazerem essa mudança.

Benedita Miranda, General Manager Multilingual Region da Foundever, diz que “Nos últimos anos, a tecnologia tem sido uma das forças mais disruptivas no mundo dos negócios e, graças à forma explosiva como a IA generativa entrou nas empresas, 2024 não será exceção. No entanto este é também o ano para nos relembrarmos que a relação com o cliente se baseia na confiança e nos momentos de contacto onde há oportunidade de proporcionar uma experiência de excelência. As inovações tecnológicas não valem por si só, pois falta a componente humana, a capacidade de criar empatia e confiança com os clientes. Em 2024, as empresas têm de adotar uma mentalidade de retenção dos clientes e esta é a chave para o negócio durante este ano”, refere a General Manager da Foundever.

O Report ”Retain, reflect, rethink, retrain, refresh: Five trends to test your 2024 CX performance” está disponível para leitura aqui: https://resources.foundever.com/5-trends-to-test-your-2024-cx-performance/

Share. Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp Email
AnteriorPortugueses preferem ter seguro de saúde. Seguro de vida é desvalorizado
Próximo Há cursos grátis para quem quer aprender mais sobre tecnologia

Relacionados

ERA Group revela cinco estratégias para empresas mais produtivas e resilientes

18 de Junho, 2025

Construindo pontes de amor desde a infância

8 de Janeiro, 2025

ÚLTIMAS
Restaurante

Chef Rui Prado estreia-se ao comando do BALCONY Restaurant

29 de Outubro, 2025

O BALCONY, restaurante do cinco estrelas Grand Hotel Açores Atlântico, na ilha de São Miguel,…

Investimento público global superior a $6 mil milhões em ciberdefesa mostra que segurança digital é prioridade económica e geopolítica

28 de Outubro, 2025

Leapmotor revela o C10 AWD de 598 cv no Salão Automóvel de Zurique

28 de Outubro, 2025
SIGA-NOS!
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram
  • WhatsApp

Subscreva a Newsletter

Aceito receber a newsletter da Creative News que pode conter ocasionalmente informações sobre iniciativas, produtos e serviços.

Email : press@creativedesign.pt
Contacto: +351 913 163 426 (tarifa de rede móvel)
Política de Privacidade
Estatuto Editorial

Facebook Instagram LinkedIn

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.