Os Prémios Mesa Marcada 2023, iniciativa do site de gastronomia Mesa Marcada que há 15 anos elege o ranking dos melhores restaurantes e chefes a trabalhar em Portugal, irão ser divulgados numa cerimónia a realizar dia 22 de janeiro de 2024. Este ano o evento terá lugar no Centro de Congressos do Estoril. A cerimónia, que terá início pelas 18h, traz novidades e pretende voltar a cumprir o seu propósito de reunir e promover o contacto entre personalidades da gastronomia portuguesa.
A votação contou, uma vez mais, com a participação de chefes de cozinha e outros profissionais ligados à área da restauração e da indústria da hospitalidade, bem como jornalistas e outros comunicadores da área, críticos, bloggers e gastrónomos. O crescente interesse pelos prémios, que tem vindo a ser notado ao longos dos anos, resultou num aumento significativo de votantes, que este ano atingiu um recorde de 280 pessoas a responder ao convite para votar nesta iniciativa, ultrapassando os 235 jurados do ano passado.
À semelhança dos anos anteriores, o ‘Prémio Especial Cutipol Carreira 2023’ e o ‘Prémio Especial Maria José
Macedo Produtor/Fornecedor do Ano 2023’ foram divulgados antecipadamente, tendo sido atribuídos ao chef Rui Paula, e à Herdade do Freixo do Meio, respetivamente. E desde 30 de dezembro, começaram a ser divulgados, nas redes sociais e site do Mesa Marcada, os nomeados nas diversas categorias, o que irá acontecer até à data da cerimónia.
A 15ª edição dos Prémios Mesa Marcada será marcada também pela instituição de dois novos prémios: o ‘Prémio Especial Bar do Ano’ e o ‘Prémio Especial Bar de Restaurante do Ano’, que serão atribuídos por um júri específico, composto por pessoas ligadas, direta ou indiretamente, ao mundo da coquetelaria, bem como aficionados do setor.
De destacar, nesta edição, é ainda o número recorde de restaurantes inscritos no Prémio Studioneves de Sustentabilidade, que este ano foi de 53 candidatos, um aumento de 26% em relação à edição de 2022. Destes, quase metade (25) são novos participantes e, do total, a grande maioria situa-se em ambientes urbanos 41 (77%), e os restantes 12 em ambientes rurais (23%). Este prémio, uma parceria com o Studioneves e a Grab a Doughnut (consultora especializada em sustentabilidade) é o único dos Prémios Mesa Marcada que funciona por uma inscrição que compreende três fases: 1ª fase – avaliação a partir de um questionário preenchido pelos participantes; 2ª fase – apuramento de uma short list após análise dos comprovativos/evidências solicitados; 3ª fase – escolha dos vencedores após visita técnica aos locais.
Com a adição das duas novas distinções, os Prémios Mesa Marcada incluem assim, atualmente, as seguintes categorias: Top 10 Restaurantes Preferidos*; Top 10 Chefes Preferidos* e os prémios especiais: Queijo de S. Jorge DOP Mesa Diária*; Cutipol Carreira**; Maria José Macedo Produtor/Fornecedor do Ano**; Studioneves de Sustentabilidade; Estrella Damm Destaque do Ano*; Sogrape Restaurante Novo do Ano*; Makro Chefe Revelação do Ano*; Roastelier by Nescafé Chefe de Pastelaria do Ano**; S. Pellegrino/Acqua Panna Escanção do Ano**; NX Store Serviço de Sala do Ano**; Bom Sucesso Loja Gastronómica do Ano*; Miele Restaurante Clássico do Ano**; NX Hotelaria Empresário de Restauração do Ano**; Prémio Especial Nutrifresco Evento Gastronómico do Ano*; Prémio Especial Bar do Ano, e o ‘Prémio Especial Bar de Restaurante do Ano**.
A lista completa de todos os votados será publicada no site. E a atribuição de prémios e os vencedores da edição anterior (2022) podem ser consultados aqui.