A Klarna, rede global de pagamentos e assistente de compras baseada em IA, reuniu diferentes dados e tendências dos consumidores para esta época festiva no ‘Holiday Report’, que conta com mais de 15.000 consumidores de 15 países, incluindo Portugal. Quase metade (48%) dos portugueses planeia gastar mais de 200€ em presentes no Natal de 2023, embora 46% esteja preocupado com a despesas.
O panorama económico atual é conhecido por todos e vai impactar as compras da época festiva deste ano para a maior parte dos consumidores (81%), e mais de metade (61%) admite reduzir o orçamento em produtos não essenciais, procurando itens mais baratos (69%) ou mesmo comprando menos (44%).
“Estamos a viver um panorama económico especial e com características particulares, pelo que é natural que se reflita nos hábitos de compra nesta época de Natal” começa por explicar Alexandre Fernandes, Country Manager da Klarna em Portugal e Espanha, acrescentando que “até a pandemia, que para muitos já é um passado longínquo, teve um impacto grande na forma de consumir, que perdura até hoje. O online assume uma relevância especial em diferentes fases de compra, assumindo-se como um impulsionador das vendas das marcas, até nos seus espaços físicos.”
Presentes e comida levam maior fatia do orçamento
Para controlo das despesas, quase metade dos portugueses (49%) vai começar a comprar em novembro para aproveitar descontos, e mais de metade vai fazer um orçamento (53%) ou apontar as despesas (52%), admitindo que as principais categorias para onde vão canalizar o orçamento são Presentes (43%) e Comida (41%). Para poupar, a compra em saldos está em primeiro lugar (62%), seguido da utilização de cupões (44%) e de um comparador de preços (37%). Esta última tem vindo a subir na procura dos consumidores, com quase todos (88%) a afirmarem que procuram um site para comparar produtos, e a larga maioria (77%) escolhe apps que incluem todos os passos de compra (inspiração, compra, pagamento, informação de entrega e devolução).
Phygital: a nova tendência que une o retalho físico com o online
Quando questionados sobre a forma como tencionam fazer as suas compras neste Natal, quase metade (40%) dos consumidores portugueses admite que irá fazer um misto entre compras online e em espaços físicos, assumindo as vantagens e desvantagens de cada um. Se para ganhar inspiração (57%), encontrar preços mais baixos (77%), poupar tempo (85%) ou ter uma maior variedade de produtos (74%) o online é a preferência da maioria, o retalho físico capta mais consumidores que procuram um melhor serviço ao cliente (80%), processos de devolução mais simples (85%), uma maior interação social (89%) e uma melhor experiência total de compra (67%).
Quando perguntados sobre os presentes que compram para oferecer, mais de metade (56%) incluem a oferta de experiências entre as suas compras, pois também mais de metade (77%) gosta de os receber – principalmente vouchers de hotel (57%), espetáculos culturais ou concertos (50%) ou tratamentos spa (41%).
Chegada a altura de pagar, 1 em 4 portugueses reequaciona os produtos escolhidos no checkout online com regularidade, e o cartão de débito é o meio de pagamento escolhido pela maioria (60%), que prioriza ainda os pagamentos simples (53%), seguros (69%) e sem juros (34%), embora 8% já escolhem soluções de pagamento a prestações sem juros, como a da Klarna.