Hoje, o terceiro episódio conclui a série documental de três capítulos “Lancia. La storia di una rinascita”, um projeto de vídeo concebido para levar os espectadores até ao próximo dia 27 de novembro, aniversário da Lancia, uma data que irá sublinhar a entrada da marca numa nova era. Luca Napolitano, CEO da marca Lancia apresenta-se como narrador, juntando-se-lhe dois convidados: Luca Fuso, CEO da Cassina e Walter Mariotti, Diretor Editorial da Domus.
“O novo Lancia Ypsilon representará uma nova linguagem de design, um design intemporal, puro e radical. O nosso passado tem sido uma grande fonte de inspiração para inovar, reinventar o estilo e redefinir a forma de ‘viver’ a bordo dos futuros automóveis Lancia. Estes irão incorporar os nossos dois valores-chave: a ‘sensação de bem-estar’ e a ‘tecnologia sem esforço’. Pela primeira vez, os interiores de um automóvel são concebidos inspirando-se nos interiores de uma bela casa italiana, para transmitir aquela sensação calorosa e acolhedora, típica das casas italianas. Uma viagem partilhada com a Cassina, excelência do ‘Made in Italy’ no design de mobiliário. E não é tudo, a interface S.A.L.A. (Sound Air Light Augmentation) resulta de uma tecnologia simples, intuitiva e mais humana”, declarou Luca Napolitano, CEO da marca Lancia.
Este Episódio #3 (Sensação de Bem-estar) leva os espectadores numa viagem virtual através dos pormenores dos ícones históricos da Lancia que inspiraram o futuro design. Uma viagem para descobrir um design puro e radical que combina a elegância do Flaminia e do Aurelia B24 Spider com elementos brutais, como as geometrias dos musculados Stratos e Delta. A mesma combinação pode ser encontrada no concept Lancia Pu+Ra HPE, que também apresenta elementos ecléticos, inspirados na tradição italiana de design de interiores, fruto da colaboração com a Cassina.
O bem-estar a bordo sempre foi um elemento central para a marca Lancia, que, ao conceber os interiores dos seus automóveis, tem como objetivo transmitir aquela sensação acolhedora e calorosa típica das casas italianas. Este conceito de “home feeling” transforma a interpretação do automóvel, de um produto puramente baseado no desempenho, para um produto emocional, mudando a relação com a tecnologia dentro desse mesmo automóvel, tornando-a simples, intuitiva, mas acima de tudo, humana.
Património e sustentabilidade abordadas nos anteriores episódios
Para suportar a sua viagem rumo ao dia 27 de novembro, dia em que a Lancia irá festejar o seu 117º aniversário, representando o próximo passo no seu processo de renascimento, a marca desenvolveu uma série documental sob o título “Lancia. La storia di una rinascita” (“Lancia. A história de um renascimento”)
Composta por três episódios, tem Luca Napolitano, CEO da marca Lancia, como narrador, fazendo-se acompanhar por diferentes convidados, que, em conjunto, conduzem os espectadores numa viagem através do passado e futuro da marca.
Filmado em Turim, entre o Centro Stile e o Stellantis Heritage Hub, local que recorda a atmosfera única e icónica que pertence ao passado glorioso de uma marca que escreveu capítulos na história do automóvel italiano, o Episódio #1 (Automóveis para Desfrutar) foi lançado nas redes sociais da marca no passado dia 10 de novembro. Roberto Giolito, atual Diretor do Stellantis Heritage e designer de renome internacional, vencedor de prémios como o “Compasso d’Oro” e pai de alguns dos automóveis mais significativos da história automóvel moderna, é o convidado de Luca Napolitano, falando sobre a importância deste património histórico, que é parte integrante do ADN da marca.
Seis dias depois seguiu-se o Episodio #2 (Uma Nova Mobilidade), filmado no Centro Stile, em Turim. Sublinha a concentração na tecnologia e na sustentabilidade, os dois pilares do processo de eletrificação da Lancia, em linha com o plano estratégico da Stellantis “Dare Forward 2030”. A sustentabilidade torna-se, assim, um fio condutor que une dois domínios: o automóvel e o ambiente urbano. A transição para a mobilidade elétrica oferece também uma oportunidade única para repensar as cidades contemporâneas. O CEO da marca Lancia explora estes temas junto com Walter Mariotti, Diretor Editorial da Domus, num episódio que conta com a contribuição de outros convidados, como Danila Giordano, Diretora de Cores e Materiais da Stellantis, e Rossella Guasco, Vice-Presidente da Stellantis, Design de Cores e Materiais.