A Stellantis anunciou hoje que irá investir mais de 130 milhões de euros na Fábrica de Montagem de Eisenach, na Alemanha, produtora do SUV compacto Opel Grandland, para adicionar à linha de produção o veículo sucessor BEV, que será construído sobre a nova plataforma STLA Medium. O início da produção do novo BEV está agendado para o segundo semestre de 2024.
A incorporação de um BEV na produção da Eisenach apoia o ousado compromisso da Opel de contar com uma gama de produtos totalmente elétricos em 2028 na Europa. O Opel Grandland atualmente produzido em Eisenach inclui, também, variantes híbridas plug-in.
“Eisenach, a nossa fábrica mais compacta na Alemanha, demonstrou um forte impulso em termos de melhorias de qualidade”, disse Arnaud Deboeuf, Chief Manufacturing Officer da Stellantis. “Com esta alocação da nova plataforma totalmente BEV da Stellantis, a STLA Medium, os trabalhadores altamente qualificados da fábrica de Eisenach continuarão a melhorar o custo e a qualidade dos veículos que produzem, para satisfação dos nossos clientes”.
“Há 31 anos que fabricamos veículos de elevada qualidade aqui na Turíngia, melhorando continuamente a nossa competitividade. Vamos manter-nos nesse caminho com o sucessor elétrico do Opel Grandland”, referiu Florian Huettl, CEO da Opel. “Esta decisão é mais um passo importante para a Opel no seu percurso rumo ao objetivo declarado de ser uma marca totalmente elétrica na Europa até 2028.”
“Na Stellantis, o conceito ‘Ganhamos Juntos’ é um valor fulcral e este anúncio para Eisenach demonstra-o em pleno”, disse Xavier Chereau, Chairman do Opel Supervisory Board e Chief Human Resources & Transformation Officer da Stellantis. “O enfoque na melhoria da qualidade, nos custos administrativos e nos funcionários de Eisenach, combinado com o contributo e o diálogo social com os representantes sindicais alemães, ajudam a definir o futuro.”
“A Turíngia é uma localização automobilística com uma grande tradição, que está atualmente a fazer a transição para a eletromobilidade a alta velocidade”, comentou Bodo Ramelow, Primeiro-Ministro da Turíngia. “Neste contexto, estou particularmente satisfeito por a Opel desempenhar aqui um papel decisivo e ir produzir em Eisenach uma gama de modelos preparada para o futuro.”
Inaugurada em setembro de 1992 com a produção do Opel Astra, a Fábrica de Montagem de Eisenach situa-se no estado da Turíngia, no centro da Alemanha. Em 2022, a fábrica comemorou o seu 30º aniversário com um ‘Dia de portas abertas’ em que celebrou a produção de 3,7 milhões de veículos.
O investimento em Eisenach representa um passo fundamental para o cumprimento dos compromissos do plano estratégico “Dare Forward 2030”, que prevê a redução drástica em metade das emissões de CO2 até 2030, em comparação com as métricas de 2021, e uma neutralidade carbónica até 2038, com uma compensação percentual de apenas um dígito para as restantes emissões. As principais metas do plano “Dare Forward 2030” também incluem que 100% das vendas de automóveis de passageiros na Europa e 50% das vendas de automóveis de passageiros e camiões ligeiros nos EUA sejam BEV até ao final da década; e a ambição de duplicar as receitas líquidas até 2030 (vs 2021) e de manter margens de Lucro Operacional Ajustado de dois dígitos ao longo da década. Também incluem o objetivo de tornar a Stellantis no número um em satisfação dos clientes para produtos e serviços, em todos os mercados, até 2030.
A Stellantis está a investir mais de 30.000 milhões de euros até 2025 em soluções de eletrificação e em software para a oferta de propostas BEV que visam satisfazer as necessidades dos clientes.
Opel Grandland and Grandland GSe, os atuais modelos de Eisenach
Saído de Eisenach, o Opel Grandland construiu a sua posição no segmento dos SUV compactos. Desportivo e elegante, de utilização intuitiva e dotado de tecnologias inovadoras, inspira os clientes. Com um Pure Panel totalmente digital, oferece um novo tipo de experiência de posto de condução.
O Grandland está, também, equipado com outras tecnologias de vanguarda e sistemas de assistência à condução que, até então, os clientes apenas conheciam em propostas de segmentos mais elevados. Entre estas, destacam-se os faróis adaptativos IntelliLux LED® Pixel, com um total de 168 elementos LED, ou ainda o Night Vision, sistema que deteta peões e animais no escuro a uma distância máxima de 100 metros, avisando ativamente o condutor. O SUV Opel também exibe, orgulhosamente, a nova imagem da marca, o Opel Vizor. Os clientes contam como um leque de motores de combustão altamente eficientes e variantes híbridas plug-in. O topo da gama é representado pelo desportivo Opel Grandland GSe, com tração integral elétrica.
