Empresa portuguesa vai contratar 100 novos colaboradores em 2023.
A tecnológica portuguesa VELV, a primeira do setor a apostar numa forte cultura de comunidade para se destacar no mercado, acaba de anunciar a expansão do seu negócio com a abertura dos primeiros escritórios em território internacional, na Suíça e no Brasil. A expansão faz parte da ambiciosa estratégia da empresa que recentemente fundiu, numa só marca, as suas duas unidades de negócio, OnRising e VELV, para conquistar o mercado internacional.
Com uma equipa jovem e dinâmica de mais de 200 colaboradores, e com escritórios em Lisboa, Porto, e agora também em Genebra e Rio de Janeiro, a VELV tem em plano, a abertura de outros dois escritórios, na Europa até ao final de 2023.
A VELV conta fechar o ano de 2022 com um volume de faturação na ordem dos €9M, o que representa um crescimento de 90% face ao período homólogo, e tem em plano a contratação de mais de 100 novos colaboradores em 2023.
Criada em 2017 pelos atuais sócios Rui Madruga, Rodrigo Paiva e João França, a VELV quer mudar o paradigma da indústria de TI e acabar com os estigmas do mercado. A elevada capacidade de retenção de talento, na ordem dos 80%, um dos grandes desafios desta área, atesta o sucesso da estratégia que passa por uma cultura empresarial ímpar, assente na competência, multiculturalidade e sentido de comunidade.
Insatisfeitos com o mercado da tradicional consultoria, background comum a todos os sócios, Rui, Rodrigo e João quiseram criar uma empresa diferente, com uma cultura e personalidade empresarial fortes. Uma empresa focada na competência e qualidade de entrega, mas paralelamente descomplexada e disruptiva, algo que parecia ser impossível de alcançar nesta área.
“Para nós, a competência não tem passaporte, género ou idade”, referem Rui, Rodrigo e João, sócios e fundadores da VELV. “Os resultados da nossa aposta estão à vista, e graças a ela somos hoje uma empresa valorizada tanto pelos nossos colaboradores, que se sentem parte de uma comunidade com a qual se identificam, como pelos nossos clientes que beneficiam da captação e retenção de alguns dos melhores talentos dos quatro cantos do mundo”, acrescenta.
A VELV orgulha-se de ter 60% dos seus cargos de chefia ocupados por mulheres o que comprova que o mercado está a mudar e que cada vez mais mulheres se interessam pela indústria de TI. Com efeito, hoje a VELV tem já 15% de mulheres em cargos de programação, um número que está a crescer de dia para dia.
Estudos avançados pela Honeypot indicam Portugal no topo da oferta de talento feminino na área das tecnologias o que, para a VELV, representa uma gigante oportunidade de mercado com uma cada vez mais ampla e mais diversificada oferta de talento. Contudo, o fosso no #GenderDiversityInTheWorkplace é ainda acentuado pelo que a VELV está empenhada em contribuir, ativamente, para uma maior paridade nas TI’s em Portugal.
“Note-se que esta não deveria, sequer, ser uma questão.”, explicam os fundadores. “
Talento, é talento! Na VELV, criamos um ambiente de trabalho livre de discriminação. Valorizamos a pessoa, o seu percurso e o que pode aportar a um projeto e à equipa”.
Contrariamente ao que acontece noutras empresas do setor, a VELV tem um balanço equilibrado entre talento nacional e talento internacional. Se por um lado está focada em demonstrar ao mundo a elevada qualidade do talento português, por outro aposta na inclusão de pessoas de todas as geografias que procuram trabalhar desde Portugal. O objetivo: uma equipa multicultural que beneficia do background de cada um dos seus elementos.
A diversidade da equipa VELV reside ainda nos seus interesses pessoais, nos seus hobbies e paixões, razão pela qual a empresa valoriza o “lado B” de cada um dos seus colaboradores, incentivando à partilha de conhecimentos entre todos eles. Para o efeito, criou em 2022 um podcast interno que agrega toda a comunidade e um grupo de embaixadores/influenciadores que regularmente produzem conteúdos para toda a equipa poder expandir os seus conhecimentos. Aqui debatem-se temas tão diversos como, Tecnologia, Gamming, Cultura Pop, Work-Life-Balance, Igualdade, Desporto, Tendências entre muitos outros.
A VELV possui ainda uma linha de merchandising interno e aposta em escritórios open space, com zonas de lazer, gaming e convívio para promover a partilha e o sentimento de pertença.
