Estou muito satisfeito com os resultados alcançados pela marca Lancia em 2022, em termos de quota de mercado, qualidade e satisfação dos clientes, e com a aceleração do nosso plano de renascimento que nos levará a tornarmo-nos uma marca desejável, respeitada e credível no mercado premium europeu
Luca Napolitano, CEO Lancia

Partimos daqui com uma grande ambição e determinação para novas etapas do nosso Renascimento, conforme previsto no Plano Estratégico ‘Dare Forward’ da Stellantis, contribuindo para o sucesso do cluster premium da Stellantis
Luca Napolitano, CEO Lancia
Um ano crucial para o Renascimento da marca
2022 foi, sem dúvida, um ano crucial para a Lancia, iniciado em abril, com o anúncio do Plano Estratégico a 10 anos, e continuado em maio, com a entrada oficial da marca na Europa. Em novembro, a marca desvendou o seu novo logótipo, marcando a sua entrada na mobilidade elétrica, a nova linguagem de design sustentável que inspirará o estilo dos futuros automóveis e o Lancia PU+RA Zero, o manifesto tridimensional que encerra a essência do novo Design Lancia.
Não menos importante, o próximo evento está já ao virar da esquina: em abril, durante a “Semana de Design de Milão”, será revelado o novo Concept da Lancia.
O Plano Estratégico a 10 anos da Lancia
O Renascimento da Lancia prevê uma gama eficiente composta por três novos modelos, um a cada dois anos, para cobrir 50% do mercado. Em 2024 será apresentado o Novo Ypsilon 100% elétrico, seguindo-se, em 2026, o novo porta-estandarte, para em 2028 surgir o novo “Delta”, o que decerto inspirará os entusiastas do mundo automóvel de toda a Europa. É um roteiro sólido e ambicioso, que avança rapidamente e que levará a marca a vender apenas veículos 100% elétricos em 2028.
Um segundo pilar do Renascimento da Lancia é a sustentabilidade: 50% das superfícies que podem ser tocadas serão construídas em materiais amigos do ambiente, fazendo da Lancia a marca Stellantis com a maior percentagem de materiais reciclados.
A melhor quota de mercado de sempre do Lancia Ypsilon
O futuro da Lancia assenta em alicerces bem enraizados num passado glorioso e num presente feito pelo sucesso do Ypsilon, que acaba de registar um ano recorde. Em 2022, o modelo atingiu perto de 41.000 matrículas, estabelecendo-se como o automóvel mais vendido da sua categoria pelo quarto ano consecutivo, e o segundo automóvel mais vendido no mercado italiano, com uma quota de mercado de 15,3%, a sua melhor de sempre, que representa um aumento de 1,2 pontos percentuais em comparação com 2021.
A marca registou uma quota de mercado de 3,1%, mais +0,1 pontos percentuais do que em 2021.
Qualidade intransigente
A qualidade intransigente é um elemento fundamental para o crescimento contínuo da Lancia, com melhoria em desempenho ano após ano, tanto em termos de produto como na satisfação do cliente.
Neste contexto, a marca acaba de lançar a sua nova Identidade Corporativa, começando com um showroom piloto em Milão. Neste espaço, a Lancia pretende proporcionar aos seus clientes uma atmosfera caseira, típica das refinadas casas italianas. A nova Identidade Corporativa será implementada em Itália e nos mercados externos até 30 de junho de 2024, para o lançamento do Novo Ypsilon.
O modelo de distribuição eficiente e inovador da Lancia envolve um número selecionado de concessionários, abdicando da necessidade de grandes showrooms, tendo como objetivo oferecer um elevado nível de qualidade, tanto online como offline, nos cinco países europeus envolvidos no processo de internacionalização da marca.
“Lancia Certified”, o início de uma nova era para os veículos Lancia usados
A satisfação dos clientes está no centro do programa “Lancia Certified”, que transforma a experiência de compra de um veículo Lancia usado numa experiência de marca única e premium, comparável à aquisição de um automóvel novo. O projeto permite que o cliente escolha, com total tranquilidade, um veículo usado que foi selecionado, verificado e certificado diretamente pela marca. O programa “Lancia Certified” tira partido de uma rede de vendas altamente profissional da marca, capaz de aumentar a valorização dos veículos Lancia, assentando em métodos de gestão baseados nas melhores práticas utilizadas na indústria de vendas de carros usados em todo o mundo.