Em 2022, as principais questões abordadas pelo setor de informação e comunicação encontravam-se diretamente relacionadas com o impacto da COVID-19, a incerteza económica relacionada com a guerra na Ucrânia e, ainda, com a contínua evolução tecnológica a nível mundial. Com o objetivo de obter uma perceção global sobre as principais tendências, questões, desafios empresariais e oportunidades de comunicação que afetam a indústria das Relações Públicas (RP), a International Public Relations Network (IPRN) – representada em Portugal pela Central de Informação – realizou um inquérito interno entre os seus 48 membros, dos cinco continentes.
“Otimismo, formação e retenção de talento, criação de histórias com base em big data e criatividade, comunicação digital, empresas orientadas para objetivos específicos e ESG (Environmental, Social and Governance) encontram-se entre as questões mais relevantes a serem abordadas, a nível regional e global. Agora, e com o apoio dos nossos membros, temos uma visão mais clara dos desafios e oportunidades em matéria de Relações Públicas”, refere Rodrigo Viana de Freitas, presidente da IPRN.
Recursos Humanos estão no centro das áreas de investimento
As agências de RP que são membros da IPRN estão otimistas em relação às perspetivas comerciais em 2023, tendo 80% apontado uma perspetiva de crescimento empresarial. 17% acredita na manutenção das atuais perspetivas e apenas 3% considera que será pior do que 2022. Para abordar temas como Inteligência Artificial, entre outros, 25% dos inquiridos considera a comunicação estratégica e a consultoria de RP como os principais serviços com oportunidades de crescimento, seguidos por 14% nas redes sociais e comunicação digital, 13% na gestão de crises e gestão de mudança, e 11% na estratégia digital.
Acrescente-se, ainda, que os inquiridos consideraram como as principais oportunidades, a nível setorial, a indústria da energia e os serviços públicos (17%), tecnologia (15%) e, ainda, bens de consumo, ex-aequo com saúde e bem-estar, viagens e turismo, hospitalidade e aviação (9%). Entre as principais áreas em que se espera investir em 2023 destacam-se a formação e retenção de talento (16%), a tecnologia e produção de meios de comunicação (9%), a criatividade (7%) e a medição e análise (6%).
Como os maiores desafios para a indústria de RP em 2023, 36% dos inquiridos referiram a retenção e atração de talentos, 26% a confiança dos clientes para investir, apesar das perspetivas económicas incertas, e 17% o impacto da inflação e das taxas de juro no comportamento dos consumidores. Entre as maiores oportunidades para a indústria de RP em 2023, os inquiridos deram prioridade ao ESG, com 28%, às estratégias de comunicação integrada, com 24%, e à definição de perfis/pensamento de liderança do CEO, com 19%.
Refira-se que o inquérito às empresas de RP foi realizado online entre 1 e 10 de fevereiro de 2023. Entre os países inquiridos estão Argentina, Brasil, Chile, China, Colômbia, Alemanha, Hong Kong, Índia, Irlanda, Itália, Portugal, África do Sul, Espanha, Suíça, Holanda, Reino Unido e EUA.