A terceira saída do Team Peugeot TotalEnergies no Campeonato do Mundo FIA de Resistência (WEC) de 2022 iá levá-la a correr, pela primeira vez, no Circuito Internacional de Sakhir, que será palco das 8 Horas do Bahrein, de 10 a 12 de novembro. Para além do desenho atípico da pista e das temperaturas notoriamente escaldantes, a corrida será praticamente 30 por cento mais longa do que as anteriores duas rondas do campeonato FIA WEC.
Será, também a prova de estreia de Nico Müller, ao lado de Loïc Duval e Gustavo Menezes no carro #94, numa altura em que a equipa continua o processo de desenvolvimento do PEUGEOT 9X8, para concluir a campanha de 2022 com um desempenho significativo.
UMA SOLUÇÃO PARA CADA PROBLEMA
Olivier Jansonnie, Diretor Técnico da Peugeot Sport, descreveu as 6 Horas de Fuji, no Japão, realizadas a 6 de setembro último, como satisfatórias e um verdadeiro fim de semana de corridas para o Team Peugeot TotalEnergies. “Ao contrário de Monza [Itália], onde a nossa presença em pista foi afetada por um conjunto de pequenos problemas, conseguimos aproveitar as diferentes sessões em Fuji para nos focarmos mais na performance do PEUGEOT 9X8”, refere. “A fiabilidade e a performance estão indissociavelmente ligadas, claro, sendo que neste momento ainda não conseguimos demonstrar o potencial do nosso carro Le Mans Hybrid face às máquinas dos nossos rivais, que têm uma experiência de competição significativamente maior. À medida que cumpríamos os planos que havíamos delineado, sofremos uma variedade de contratempos em Monza e em Fuji, problemas que conseguimos identificar e resolver na totalidade. Sublinho o facto de não terem sido o tipo de problemas que colocassem em causa a conceção do nosso carro. Fazem parte do processo de desenvolvimento de um qualquer carro novo e foi precisamente por isso que escolhemos implementar um programa parcial no Campeonato do Mundo de Resistência da FIA deste ano, preparando-nos para a prova de abertura do FIA WEC 2023, em Sebring [Florida, EUA] em março.”
Na sequência da publicação do calendário do Campeonato do Mundo FIA de Resistência 2023, Jean-Marc Finot, Diretor da Stellantis Motorsport, acredita que a expansão da série irá resultar num boost em termos de visibilidade. “Estamos satisfeitos com a adição de Portimão [Portugal] ao programa”, sublinha. “Espanha e Portugal são países importantes para a marca PEUGEOT e esse é um circuito de importância simbólica para nós, pois foi ali que revelámos o PEUGEOT 9X8. Apoiamos, na totalidade, a realização de eventos em novos locais que sejam coerentes com os nossos mercados e onde temos uma forte base de adeptos. Gostaria, também, de dizer o quanto nos sentimos orgulhosos com a perspetiva de estarmos envolvidos no Centenário das 24 Horas de Le Mans, de 10 a 11 de junho. Vai ser o ponto alto da temporada de automobilismo de 2023.”
RECORDE DE DISTÂNCIA BATIDO NO TESTE DE MONZA
Aquando da viagem de regresso das 6 Horas de Fuji, onde um pódio chegou a parecer uma possibilidade para o PEUGEOT 9X8, o Team Peugeot TotalEnergies passou pela pista que serviu de palco à estreia em competição, Monza, para o que acabou por resultar num teste construtivo. Os seus objetivos incluíam resolver as questões com que se tinham deparado no Japão, a avaliação de diferentes set-ups e de pneus, dando continuidade ao desenvolvimento do PEUGEOT 9X8 e ao treino de toda a equipa envolvida na competição.
“Alcançámos um novo recorde em termos de distância percorrida durante um teste de afinações”, destaca Olivier Jansonnie. “Se compararmos os dados das 6 Horas de Monza, de julho, com os recolhidos neste teste, torna-se evidente que o nosso programa está a avançar na direção certa e que fizemos progressos significativos em termos de performance. Acredito que um pódio no Bahrein é alcançável, desde que consigamos uma fiabilidade perfeita ao longo das oito horas da corrida. É quase 30 por cento mais longa do que as corridas que o 9X8 enfrentou em Monza e Fuji, um novo parâmetro que, obviamente, precisa de ser levado em consideração.”
NICO MÜLLER ESTREIA-SE EM COMPETIÇÃO NO 9X8 HYPERCAR #94
O piloto suíço Nico Müller está pronto para fazer a sua estreia competitiva com o Team Peugeot TotalEnergies nas 8 Horas do Bahrein, partilhando o 9X8 Hypercar #94 com Loïc Duval e Gustavo Menezes. James Rossiter, entretanto, assumiu um novo papel na Maserati MSG Racing, processo que o fará permanecer no grupo Stellantis.
“O Nico deixou uma boa impressão no dia em que conduziu o carro no nosso teste de Monza”, refere Olivier Jansonnie. “Estava calmo, focado e forneceu um valioso ‘feedback’ sobre o PEUGEOT 9X8, que suportou as opiniões dos seus novos companheiros de equipa. Adaptou-se facilmente à equipa, pelo que está tudo a postos para a sua estreia no Bahrein.
Sei que falo em nome de todos na equipa quando aplaudo todo o enorme trabalho que o James realizou ao longo do último ano e pouco. Ele irá continuar como nosso piloto de reserva e de desenvolvimento no simulador ao longo de mais algumas semanas, antes de ir abraçar um novo desafio, para o qual tem idênticas qualificações.”
No Bahrein, o PEUGEOT 9X8 Hypercar #93 será partilhado, como habitualmente, por Jean-Éric Vergne, Paul Di Resta e Mikkel Jensen.

DECLARAÇÕES
Paul Di Resta – PEUGEOT 9X8 #93 (com Jean-Éric Vergne e Mikkel Jensen)
“Depois de duas corridas de 6 horas em Monza e Fuji, as 8 Horas do Bahrein dão-nos mais uma oportunidade para preparar a equipa e o PEUGEOT 9X8 para 2023. Melhorámos muito em várias áreas e resolvemos os problemas que tivemos em Itália e no Japão. Como acontece em qualquer projeto desportivo, estamos a levar as coisas passo a passo no que diz respeito ao nosso desempenho e fiabilidade. O nosso carro é especial na medida em que é o único que não tem asa traseira, sendo que em breve irá destacar-se também através da sua performance.”
Nico Müller – PEUGEOT 9X8 #94 (com Gustavo Menezes e Loïc Duval)
“Estou muito ansioso por fazer a minha estreia no PEUGEOT 9X8 no Bahrein. A minha primeira experiência com o carro, no teste de Monza com a equipa, correu muito bem. Senti-me rapidamente confiante e consegui realizar algumas saídas mais longas e experimentar diferentes opções de pneus. Costumo adaptar-me facilmente. Tive uma experiência semelhante em Xangai, no início da minha carreira, em 2007, quando tive apenas dez voltas num protótipo LMP2 antes de participar na corrida. O Bahrein será uma oportunidade para me familiarizar ainda mais com o 9X8, assim como com o simulador, na sede da equipa em Satory [perto de Paris]. Um simulador é uma ferramenta tão precisa como inestimável.”
EM DIRECTO VIA YOUTUBE
Siga a Qualificação e a Corrida no Bahrein ao vivo, a bordo dos dois PEUGEOT 9X8, na plataforma de YouTube da Peugeot Sport:
– #93 Qualifying: https://youtu.be/vo0xE5dkFf0
– #94 Qualifying: https://youtu.be/1Wrb0lmj5YA
– #93 Corrida: https://youtu.be/d-gnCmU4IuE
– #94 Corrida: https://youtu.be/Oy9KKj2-Kd8
AS 8 HORAS DE BAHREIN EM RESUMO
Sexta ronda do Campeonato do Mundo FIA de Resistência 2022
Horários (horas locais):
– 10 novembro (quinta-feira): Treino Livre 1, 12:15; Treino Livre 2, 17:30
– 11 novembro (sexta-feira): Treino Livre 3, 11:00; Qualificação, 17:10
– 12 novembro (sábado): Início da Corrida, 14:00.
Nota: mais 2 horas do que em Portugal Continental.