Na retoma pós-pandemia, mais de 2.000 espectadores passaram pelas sessões do sétimo episódio do Close-Up – Observatório de Cinema –, iniciativa que a Casa das Artes de Famalicão apresentou entre 15 e 22 de outubro. Sob o mote “família”, o Close-Up reuniu, ao longo de uma semana, diversas famílias: a natural, que é estrutural à sociedade, mas, também, as famílias artísticas, as famílias do cinema (dentro e fora do ecrã), na produção do presente e na história do cinema. Com um balanço extremamente positivo, a organização avança, agora, de forma encorajadora para as réplicas deste episódio e para a programação do próximo.
Sendo a família também um “close-up” da comunidade, o sétimo episódio encontrou, numa sequência de filmes do cinema do presente, o retrato de várias famílias e apresentou essa leitura à comunidade. Com sessões muito participadas e com as atividades paralelas – oficinas e debates – a registarem uma procura assinalável, a família de espectadores deu, também, uma resposta afirmativa nas sessões nas escolas (para vários graus de ensino), nas sessões que evidenciaram a história do cinema e/ou com o cinema de autor, e nas relações do cinema com as outras artes, em especial com a música.
Cruzar artes
Um dos eixos do Close-Up centra-se no conceito de cruzamento de artes e, neste capítulo, é obrigatório salientar-se os três filmes-concerto, com destaque para a apresentação em estreia do filme “Melodia do Mundo”, de Walter Ruthmann, associado às guitarras dos Glockenwise. O cruzamento foi, também, conseguido com a exibição de filmes como “Um Corpo que Dança”, em que Marco Martins associou as histórias do Ballet Gulbenkian à História de 40 anos de Portugal.
Destaque, ainda, para a oficina “Entre as Imagens”, conduzida por Tânia Dinis, que teve como base quatro filmes rodados em Famalicão: “Nacional 206”, de Catarina Alves Costa (2008), “Famalicão”, de Manoel de Oliveira (1940), “A Terra e o Homem”, de Manuel Guimarães (1969) e “Revolução Industrial”, de Frederico Lobo e Tiago Hespanha (2014). Nesta oficina, partindo daquele património de imagens, duas turmas do Agrupamento de Escolas D. Maria II (do 5.º e 9.º ano) produziram um exercício em que as suas memórias, e as dos seus familiares, se cruzaram e se relacionaram com essas imagens. Um projeto que terá continuidade.
Retratar a comunidade
A programação do Close-Up tem vindo a procurar contribuir para a produção de filmes que se relacionem com os pressupostos de cada edição e com a comunidade. Nesta edição, foi apresentada em estreia absoluta “Vizinhos”, uma curta-metragem produzida pelo Teatro da Didascália e pela Red Desert, produtora de Pedro Neves. O filme nasceu do diálogo com os produtores, na partilha de ideias de vizinhança, que resultou num filme rodado na comunidade do Edifício das Lameiras, bem perto da Casa das Artes de Famalicão. Destaque-se, ainda, que é expetável que esta forma de retratar a comunidade conheça renovados capítulos em edições futuras.
Catarina Mourão em retrospetiva
Outro dos pontos fortes deste sétimo episódio foi a retrospetiva em torno de Catarina Mourão – integrada na secção de cinema português do Close-Up –, designada Fantasia Lusitana. Esta retrospetiva procurou elogiar uma produção que foi capaz de produzir singularidades, dentro de um pequeno país e revelar um catálogo de cinematografias que perdurarão. Para lá da exibição dos filmes, o programa apresentou uma recolha de textos que percorre toda a obra. O regresso aos filmes na partilha com a comunidade de espectadores (nas escolas e no público geral) certificaram a importância, a validade e a empatia da obra, que as sessões comentadas reforçaram.
Futuro próximo em réplicas
No próximo mês de dezembro terão lugar as réplicas do episódio 7 do Close-Up, momentos que integram propostas para as escolas e o público em geral. Estas réplicas vão estender-se pelo primeiro semestre de 2023, com a continuação das histórias do cinema de Antonioni e Pasolini, as famílias no cinema e o fecho do integral dedicado a Catarina Mourão, onde se perspetiva a exibição do seu novo filme. A informação está disponível em www.closeup.pt e em www.casadasartes.org.
