Desde o início do ano, foram registadas no Portal da Queixa mais de 13.300 reclamações relacionadas com compras online, uma média de 35 queixas por dia. Um aumento de 5% face a 2021. Os dados são divulgados por ocasião do Dia de Compras na Net, este ano assinalado a 21 de outubro. Nesta data, a plataforma reforça os alertas para compras seguras na internet e defende a importância da promoção urgente da literacia digital.
O Dia de Compras na Net é uma iniciativa promovida pela Associação para a Economia Digital (ACEPI), que todos os anos agrega diferentes lojas online e marketplaces, para um dia único de promoções e descontos na internet.
Entre os dias 1 de janeiro e 18 de outubro deste ano, os consumidores portugueses apresentaram 13.393 reclamações relacionadas com compras online, um crescimento de 5% em relação ao período homólogo de 2021, onde foram registadas 12.706 reclamações, revela uma análise do Portal da Queixa no âmbito do Dia das Compras na Net (DCN), que acontece este ano no dia 21 de outubro.
De acordo o Portal da Queixa, a análise às reclamações relacionadas com a categoria comércio eletrónico abrangeu os seguintes setores: Tecnologia e Eletrónica de Grande Consumo; Sites de Reservas de Viagens; Equipamento Desportivo – Comércio a Retalho; Vestuário Homem e Senhora e Marketplaces Internacionais.
Segundo apurou o estudo, os principais motivos de reclamação reportados pelos consumidores são: problemas com o reembolso, a gerar 4.932 das queixas (37%); os atrasos com as entregas somam 3.673 reclamações (27%); problemas com encomendas (defeitos, encomendas erradas, extravio), a acolher 2.722 reclamações (20%). O motivo de fraude/burla foi apontado em 1.620 queixas (12%). Na origem de 446 reclamações (3%), estiveram outros motivos.
Como fazer compras seguras na Internet?
Perante o aumento do número de reclamações geradas pelo e-Commerce, e porque é essencial que as compras online sejam feitas em segurança e com confiança, o Portal da Queixa – que ergue como bandeira a literacia digital – reforça nesta data, junto dos consumidores, algumas DICAS sobre boas práticas de consumo na internet.