Um novo estudo de mercado da OnePoll para a eDreams ODIGEO, uma das maiores empresas europeias de e-commerce, revela que o consumo de serviços de subscrição em Portugal permanece robusto, mesmo no atual contexto económico de aumento do custo de vida. Tal verifica-se tanto entre os consumidores com rendimentos mais baixos como com mais elevados – e todos reconhecem os benefícios das subscrições no que toca a economizar custos, em comparação com as compras transacionais tradicionais.
Outra das grandes conclusões desta investigação é que quase metade dos portugueses (48%) vê as subscrições como uma forma de poupar dinheiro, e outros (11%) como algo essencial sem o qual já não conseguem viver – em comparação com apenas 2% que afirmou não ver qualquer valor neste tipo de serviços.
Popularidade em crescendo
O estudo da eDreams ODIGEO deixou claro que as subscrições estão a revelar-se cada vez mais populares entre os portugueses – efetivamente, 83% já assina um serviço deste género. Tal é independente do seu nível de rendimento, sendo que 84% das pessoas com rendimentos mais baixos (até 13.500€/ano) subscreve atualmente pelo menos um serviço deste género, tal como 86% das pessoas com rendimentos elevados (acima de 50.000€/ano). Para além disso, quase metade (45%) dos portugueses considera-se um “assinante ávido” deste tipo de serviços.
A maioria dos inquiridos (51%) tem entre dois e três serviços de subscrição no seu agregado, sendo os mais populares os serviços de entretenimento/streaming de televisão, como a Netflix (82%); de tecnologia, como a iCloud ou aplicações Microsoft (30%) e de alimentação e bebidas (26%). Este número tem vindo a aumentar, sendo que a esmagadora maioria dos agregados familiares aumentou ou manteve as despesas com subscrições nos últimos 12 meses – o que se verificou, mais uma vez, independentemente da classe social (em 92% das pessoas com rendimentos baixos e 96% das que têm rendimentos elevados).
Por outro lado, os portugueses identificam claramente a conveniência e eficiência (51%), a relação custo-eficácia (48%) e o acesso a ofertas e produtos exclusivos (46%) como os principais benefícios que veem nos serviços de subscrição.
As subscrições de viagens oferecem redução de custos
Este estudo analisou ainda as tendências por setor para compreender os hábitos dos consumidores, o que permitiu perceber o interesse dos portugueses em subscrições de serviços de viagens. Por categoria, as viagens são o setor em cujas subscrições os portugueses mais pretendem investir este ano, com 44% a preferir as subscrições de viagens às de qualquer outro setor, incluindo saúde, beleza e fitness (43%), alimentação e restauração (40%) ou mesmo produtos para crianças (37%).
Dana Dunne, CEO da eDreams ODIGEO, comentou: “Sendo os criadores do primeiro programa de subscrições de viagens do mundo, sabemos há anos que as subscrições de viagens oferecem um enorme potencial de poupança de custos a todos os nossos clientes. Esta investigação demonstra que os consumidores também o compreendem e estão a apostar cada vez mais nas subscrições, porque estas oferecem uma forma de reduzir os custos de uma grande variedade de produtos e serviços, sejam viagens, artigos domésticos essenciais ou mesmo luxos.
Acreditamos que as subscrições só se vão tornar mais importantes para os consumidores, e que eventualmente se vão tornar no principal método através do qual a sociedade compra e vende bens. Foi por isso que, há mais de cinco anos, começámos a fazer a transição do nosso negócio de um modelo baseado em transações para um que interage com os consumidores maioritariamente através de subscrições. O nosso serviço Prime alcançou recentemente os 3.5 milhões de membros e continua a crescer, evidenciando uma vez mais o quão bem preparado está para satisfazer as necessidades dos consumidores modernos, que valorizam a conveniência e a relação preço/qualidade acima de tudo.”
A eDreams ODIGEO é pioneira nos serviços de subscrição no setor das viagens. O seu inovador programa Prime, lançado em 2017, oferece acesso a ofertas e produtos novos e promoções e descontos exclusivos para assinantes, bem como canais dedicados de atendimento ao cliente. Desde o seu lançamento, o Prime cresceu a um ritmo sólido, tendo ultrapassado recentemente os 3.5 milhões de subscritores. À luz deste crescimento, a empresa espera agora que, já até 2025, 66% do total das suas reservas seja feito por assinantes. Em paralelo, está a levar a cabo uma estratégia para passar de um modelo tradicional baseado em transações para um cujas vendas são maioritariamente realizadas através de subscrições, tendo como objetivo aumentar o número de membros Prime para 7.25 milhões ao longo dos próximos anos.