O início do ano letivo é também, para muitos alunos, o começo das atividades extracurriculares. Desde a prática de diversos desportos, à música, dança ou teatro – as atividades podem ser as mais variadas.
O estudo Observador Cetelem Regresso às Aulas 2022 procurou saber mais sobre a adesão a estas práticas junto dos encarregados de educação. Os resultados indicam que 34% dos inquiridos têm jovens a cargo inscritos em atividades extracurriculares, nas quais participam duas vezes por semana, com um custo médio associado de 70€ por mês.
Analisando pelo nível de ensino, verifica-se que os alunos do Pré-Escolar são aqueles que participam mais neste tipo de atividades (47%), gastando os encarregados de educação uma média de 77 euros. Seguem-se os alunos do 1.º Ciclo (39%; 77€), do Ensino Superior (38%; 50€), do 3º ciclo (35%; 60€) e do Secundário (31%; 97€). No que respeita ao tipo de ensino, os dados revelam que mais de metade dos alunos do ensino privado (53%) frequentam atividades extracurriculares – 31% no caso dos estudantes a frequentar o ensino público.
No âmbito da gestão do orçamento familiar, o estudo revela que, devido aos custos associados, 30% das famílias já se viram obrigadas a desistir de inscrever os educandos em algumas atividades. Concretamente, 17% admitem ter desistido de atividades extracurriculares, sendo que esta decisão prevalece entre os que têm filhos a frequentar o ensino básico, nomeadamente, o 2.º Ciclo (24%) e o 3.º Ciclo (21%).
O mesmo se observa relativamente aos 11% de encarregados de educação que optaram por retirar os seus educandos de explicações particulares – sendo mais comum no 2.º Ciclo (16%) e 3.º Ciclo (15%). Já outros 9% admitem a não inscrição de educandos em visitas de estudo organizadas pelo estabelecimento de ensino.
A nível regional observam-se algumas diferenças. Por exemplo, nas regiões Norte (24%) e Centro (24%) encontram-se um maior número de encarregados de educação que optaram por anular as atividades extracurriculares dos seus educandos. Já na região Sul, verifica-se que os encarregados de educação optaram mais por desistir de explicações particulares (16%).
Das várias atividades extracurriculares existentes, no geral, o desporto é aquela com maior número de participantes (60%). Seguindo-se a música (21%), a dança (20%), o escutismo (8%) e o teatro (4%).
Quando questionados sobre as atividades que consideram contribuir mais para o desenvolvimento das crianças e jovens, mais de metade (61%) indica o desporto – sendo a 1.ª opção para 51% dos inquiridos, nomeadamente, no 1.º Ciclo (62%). 20% mencionam a música, especialmente no Pré-Escolar (11%) e no 3.º Ciclo (10%), e 15% dos encarregados mencionam as atividades relacionadas com a natureza.
Apesar de o desporto ser a atividade mais consensual entre os encarregados de educação, esta tende a ser mais valorizada junto dos inquiridos que têm educandos a frequentar o ensino público (53%) face aos do privado (37%) – com mais encarregados com estudantes no privado a destacar o papel da música (18%) e da dança (13%) no desenvolvimento de crianças e jovens.
Metodologia
O inquérito quantitativo do Observador Cetelem Regresso às Aulas 2022 foi realizado pela empresa de estudos de mercado Nielsen. Este teve como target indivíduos de ambos os géneros, de idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos, residentes em Portugal Continental, que tenham dependentes em idade escolar. O estudo foi conduzido através de entrevistas telefónicas assistidas por Computador (CATI). No total foram feitos 1262 contactos para realizar 504 entrevistas representativas do universo em estudo. O erro máximo associado é de + 4.4 p.p. para um intervalo de confiança de 95%. As entrevistas foram conduzidas por intermédio de questionário estruturado de perguntas fechadas com a duração máxima de 12 minutos. Foram realizados contactos representativos da população e estratificados por Distrito; Género e Idade para encontrar o target do estudo. As entrevistas foram conduzidas por uma equipa de entrevistadores Nielsen, que receberam treino específico para o presente estudo. O trabalho de campo decorreu entre 11 a 25 de agosto 2021.
A maioria dos inquiridos pelo Observador Cetelem Regresso às Aulas 2022 (68%) tem apenas um estudante a seu cargo, 28% tem dois e 4% tem três ou mais. 88% dos inquiridos indicam que os seus dependentes frequentam o ensino público, com os restantes a referir o ensino privado. A grande maioria (76%) tem a seu cargo estudantes do ensino básico – 31% no 1º ciclo; 26% no 2º ciclo e 24% no 3º ciclo. 20% têm estudantes a seu cargo a frequentar o ensino secundário, 8% o ensino pré-escolar e 9% estudantes universitários.