• AUTOMÓVEL
    • ENSAIOS
  • ENTREVISTA
  • NEGÓCIOS
  • IMOBILIÁRIO
  • ESTUDO
  • DICAS
  • LANÇAMENTOS
  • DESTINOS
  • WELLNESS
  • LINKS
    • BELEZA
    • DESIGN
    • DESPORTO
    • EVENTO
    • LIVROS
    • MODA
    • SAÚDE
    • SUSTENTÁVEL
    • TECNOLOGIA
ÚLTIMAS !

Tecnológica 99x Portugal tem 40 vagas em aberto para projetos nacionais e internacionais

19 de Julho, 2025

Luís Santos assume nova Direção de Marketing, Comunicação e Customer Experience na Volvo Car Portugal

18 de Julho, 2025

Três estratégias para o setor Agroalimentar ganhar músculo e aumentar a competitividade

18 de Julho, 2025
Facebook LinkedIn Instagram
LinkedIn Facebook Instagram
Creative News
loader

  • AUTOMÓVEL
    1. ENSAIOS
    2. VER TODOS

    Renault Arkana o poder da natureza híbrida

    9 de Maio, 2025

    RENAULT SCENIC E-TECH 100% ELÉTRICO

    8 de Maio, 2025

    A DACIA volta a surpreender com o DACIA JOGGER Extreme HYBRID 140

    7 de Maio, 2025

    Polestar 3 o SUV elétrico premium

    6 de Maio, 2025

    Luís Santos assume nova Direção de Marketing, Comunicação e Customer Experience na Volvo Car Portugal

    18 de Julho, 2025

    O Grupo Renault anuncia a nomeação de Duncan Minto como Diretor Executivo Interino

    17 de Julho, 2025

    O novo Mercedes-Benz CLA Shooting Brake com tecnologia EQ – mais espaço para a inteligência

    17 de Julho, 2025

    NOVO MAZDA6e INTERATIVIDADE CENTRADA NO SER HUMANO

    16 de Julho, 2025
  • ENTREVISTA

    A linguagem da beleza – Entrevista a Jo Stenuit

    2 de Dezembro, 2024

    Entrevista a Vítor Martins, Diretor Comercial da JCDecaux

    7 de Agosto, 2023

    Entrevista a Sérgio Rodrigues, CEO da StoresAce

    2 de Maio, 2023

    Nomeação de Rui Cruz para a direção geral da Opensoft

    30 de Março, 2023

    Entrevista a Paula Quintãs – ENB – Escola de Negócios

    16 de Janeiro, 2023
  • NEGÓCIOS

    Três estratégias para o setor Agroalimentar ganhar músculo e aumentar a competitividade

    18 de Julho, 2025

    Andreia Lopes: Advisor de sucesso ao Investimento Internacional na área do Imobiliário

    1 de Julho, 2025

    Rauva ajuda a criar 1200 empresas em Portugal e impulsiona o ecossistema empresarial

    21 de Novembro, 2024

    COSTA CRUZEIROS reforça organização comercial

    26 de Outubro, 2024

    Sophos adquire Secureworks para acelerar serviços e tecnologia de cibersegurança para as empresas em todo o mundo

    25 de Outubro, 2024
  • IMOBILIÁRIO

    Segmento Urbano conquista prémio no World Architecture Festival

    15 de Julho, 2025

    Zome quer pôr carreiras a mexer

    10 de Julho, 2025

    Comprar casa em Portugal ficou 8% mais caro no último ano

    1 de Julho, 2025

    ERA Group revela cinco estratégias para empresas mais produtivas e resilientes

    18 de Junho, 2025

    Comprar casa em Portugal ficou 7,4% mais caro no último ano

    6 de Maio, 2025
  • ESTUDO

    Três estratégias para o setor Agroalimentar ganhar músculo e aumentar a competitividade

    18 de Julho, 2025

    Utilização de IA dispara 233% entre profissionais e trabalhadores de escritório

    16 de Julho, 2025

    Adecco alerta: o trabalho extra pode ser uma alavanca para o crescimento profissional

    15 de Julho, 2025

    Comprar casa em Portugal ficou 8% mais caro no último ano

    1 de Julho, 2025

    43% dos consumidores considera que o atendimento das marcas melhorou

    29 de Junho, 2025
  • DICAS

    Férias com crianças: o que fazer sem gastar dinheiro

    17 de Julho, 2025

    Cinco medidas para poupar combustível nas deslocações de verão

    9 de Julho, 2025

    Verão sobre rodas: 8 dicas para planear as suas férias em autocaravana

    21 de Junho, 2025

    Empreender nas ilhas: 3 razões para criar e gerir a sua empresa nas Regiões Autónomas

    11 de Maio, 2025

    Antecedência e momento da reserva: eDreams explica como conseguir voos mais económicos

    26 de Março, 2025
  • LANÇAMENTOS

    Panerai dá cor ao verão com braceletes à prova de sol e mar

    7 de Julho, 2025

    PULP 13 Studios quer pôr região norte no mapa das grandes produções audiovisuais.

    19 de Junho, 2025

    GIVENCHY APRESENTA GENTLEMAN SOCIETY EAU DE PARFUM REFILL

    16 de Junho, 2025

    Lisboa recebe novo bootcamp para a indústria de videojogos

    24 de Maio, 2025

    “Cria o teu Momento: OPPO anuncia Lamine Yamal como novo Embaixador Global

    26 de Janeiro, 2025
  • DESTINOS

    Cidades nacionais mais procuradas pelos turistas portugueses

    1 de Julho, 2025

    Duas praias portuguesas entre as mais originais e secretas da Europa, segundo a Jetcost

    10 de Junho, 2025

    Zoomarine abre portas a 7 de março com novidades preparadas para a nova temporada

    26 de Fevereiro, 2024

    Dados eDreams: Paris volta a ser o destino de eleição dos portugueses nesta Páscoa

    3 de Abril, 2023

    Say Yes to the Best! – Destinos para casamentos

    31 de Março, 2023
  • WELLNESS

    LLYC conquista Eficácia da Comunicação com campanha para Dove

    5 de Dezembro, 2021

    SERENITY SPA celebra a BLACK friday durante uma semana

    16 de Novembro, 2021

    Ser piloto por um dia ou observar as estrelas no Alentejo: os hotéis Moov oferecem novas experiências

    12 de Agosto, 2021

    Programa de verão do Spa Caudalie no The Yeatman: Divina por dentro e por fora

    9 de Agosto, 2021

    Yoga, alimentação saudável e ar puro do Douro: The Vintage House lança programa “Winefulness”

    9 de Agosto, 2021
  • LINKS
    1. BELEZA
    2. DESIGN
    3. DESPORTO
    4. EVENTO
    5. LIVROS
    6. MODA
    7. SAÚDE
    8. SUSTENTÁVEL
    9. TECNOLOGIA
    10. VER TODOS

    GIVENCHY APRESENTA GENTLEMAN SOCIETY EAU DE PARFUM REFILL

    16 de Junho, 2025

    KÉRASTASE abre uma pop-up em NYC com as embaixadoras Emily Ratajkowski, Sydney Sweeney, Ebonne Davis, Margarida Corceiro e Caetana Botelho Afonso

    10 de Abril, 2025

    Os erros mais cometidos na hora de escolher a base

    14 de Novembro, 2024

    5 hábitos para prevenir a perda de colagénio na pele

    29 de Outubro, 2024

    Mónica de Miranda, Prémio idealista de arte contemporânea 2023

    30 de Abril, 2023

    2ª edição do Prémio Adico distingue inovação e ecodesign

    23 de Abril, 2023

    Estudante portuguesa de design vence o Primeiro Concurso Europeu ECCO DESIGN LAB

    19 de Fevereiro, 2023

    IMPERFEITA 1.3: a idade não nos define

    17 de Fevereiro, 2023

    APCCEREBRO lança corrida “5KM pelo teu Cérebro” para sensibilizar para os tumores cerebrais

    17 de Junho, 2025

    VivaGym consolida posicionamento em Portugal com um investimento de 6 milhões de euros

    11 de Abril, 2025

    Português Emiliano Ventura e irmãos Márquez oficializam parceria de trabalho no MotoGP

    4 de Abril, 2025

    Ivan Domingues arranca temporada de Fórmula 3 com sessão de testes em pleno Autódromo do Estoril

    10 de Fevereiro, 2025

    Mais de 2.000 pessoas participaram na 1ª edição do InGaming vai às Escolas para promover o bem-estar digital e a literacia tecnológica

    18 de Julho, 2025

    Segmento Urbano conquista prémio no World Architecture Festival

    15 de Julho, 2025

    Guimarães conquista 14 galardões Bandeira Verde Eco-Freguesias XXI

    10 de Julho, 2025

    Vaudeville Rendez-vous abre com acrobacias em bicicletas e música ao vivo

    8 de Julho, 2025

    Nuvem de Ideias: nova editora dedica-se ao livro como ferramenta de comunicação

    11 de Junho, 2024

    Bibá Pitta é a embaixadora dos livros bestsellers “Avó, fala-me de ti” e “Avô, fala-me de ti”, pelo terceiro ano consecutivo

    12 de Dezembro, 2023

    Publicado o livro gratuito “25 Espécies Aquáticas que Estão a Invadir Portugal”

    18 de Novembro, 2023

    VIAJA! – Um livro para todos aqueles que têm o “bichinho” das viagens

    25 de Outubro, 2023

    MO inaugura nova loja em MARCO de CANAVESES

    23 de Janeiro, 2024

    AICEP promove moda sustentável no mercado internacional

    17 de Novembro, 2023

    Designer de moda Luís Carvalho é o Primeiro Embaixador da marca em Portugal

    21 de Setembro, 2023

    Estudante portuguesa de design vence o Primeiro Concurso Europeu ECCO DESIGN LAB

    19 de Fevereiro, 2023

    ESTeSC integra projeto europeu de 3 milhões que melhora segurança dos exames médicos infantis

    7 de Maio, 2025

    Exercício durante a gravidez: a chave para o bem-estar físico e emocional

    5 de Maio, 2025

    Tecnologia desenvolvida em Portugal transforma as consultas médicas: mais tempo para os doentes e menos burocracia

    31 de Outubro, 2024

    5 hábitos para prevenir a perda de colagénio na pele

    29 de Outubro, 2024

    Especialistas preparam estratégia urbanística para adaptar Lisboa às alterações climáticas

    24 de Junho, 2025

    Lagoas Park quer aumentar a produção de energia para consumo próprio

    15 de Março, 2024

    RAIZ quer trazer a agricultura urbana a mais bairros de Portugal

    16 de Outubro, 2023

    Adico: Redução da pegada ambiental equivale a menos 213 mil quilómetros percorridos

    12 de Junho, 2023

    89% dos líderes de TI receia que erros da GenAI impactem negativamente as estratégias de cibersegurança das empresas

    4 de Março, 2025

    O Impacto da IA na Cibersegurança: O Que Esperar em 2025

    19 de Fevereiro, 2025

    Check Point Software demonstra a taxa de prevenção de ameaças mais elevada da indústria no Miercom’s Enterprise and Hybrid Mesh Firewall Security Report pelo terceiro ano consecutivo

    15 de Fevereiro, 2025

    Microsoft Portugal anuncia Pedro Soares como o novo National Security Officer

    12 de Fevereiro, 2025

    Tecnológica 99x Portugal tem 40 vagas em aberto para projetos nacionais e internacionais

    19 de Julho, 2025

    Luís Santos assume nova Direção de Marketing, Comunicação e Customer Experience na Volvo Car Portugal

    18 de Julho, 2025

    Três estratégias para o setor Agroalimentar ganhar músculo e aumentar a competitividade

    18 de Julho, 2025

    Mais de 2.000 pessoas participaram na 1ª edição do InGaming vai às Escolas para promover o bem-estar digital e a literacia tecnológica

    18 de Julho, 2025
Creative News
Home»Negócios»A Repsol impulsiona a sua transformação em empresa de multienergética com a entrada da EIG na área de Upstream por US$ 4,8 bilhões
Negócios

A Repsol impulsiona a sua transformação em empresa de multienergética com a entrada da EIG na área de Upstream por US$ 4,8 bilhões

Esta operação reforça a liderança da empresa na transição energética, avança no cumprimento dos objetivos chave do Plano Estratégico 2021-2025 e agrega valor à área de Upstream da Repsol.
7 de Setembro, 2022
Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email

A Repsol promove a sua transformação numa empresa multienergias, reforça a sua liderança na transição energética e avança no cumprimento dos objetivos chave do Plano Estratégico 2021–2025 ao incorporar no seu negócio de Exploração e Produção (Upstream) a EIG, investidor institucional americano especializado nos setores de energia e infraestruturas.

A EIG irá adquirir 25% do negócio Upstream da Repsol por um valor de 4.800 milhões de euros. Esta transação, aprovada pelo Conselho de Administração da Repsol, avalia o negócio de Exploração e Produção da empresa em 19.000 milhões de euros, acima do consenso dos analistas. A EIG e a Repsol contemplam a possibilidade de uma saída em bolsa de uma participação minoritária deste negócio nos Estados Unidos, a partir de 2026, desde que existam condições de mercado favoráveis.

Com este acordo, a Repsol avança no cumprimento dos objetivos chave da sua estratégia até 2025, assente na aceleração da transição energética, com flexibilidade e crescimento empresarial ambicioso e rentável, solidez financeira e remuneração acionista entre as melhores do setor e do Ibex-35. O Plano Estratégico da Repsol contempla a entrada de sócios ou investidores em alguns negócios para acelerar o cumprimento dos objetivos e maximizar o retorno das operações da companhia.

O Plano implantou um modelo operativo de quatro áreas de negócio, Upstream, Industrial, Clientes e energia com baixas emissões, num quadro de remuneração crescente para os acionistas e com um volume de investimentos orientado principalmente para a meta de zero emissões líquidas em 2050.

A Repsol, como acionista maioritário, manterá o controlo do negócio Upstream, que continuará a ser consolidado nas contas do Grupo. A Repsol nomeará quatro dos oito membros do Conselho de Administração, incluindo o Presidente da nova sociedade, que terá voto de qualidade. O EIG nomeará dois e os outros dois serão independentes.

A empresa criada manterá os atuais quadros e equipa de gestão, bem como o atual plano de negócios, focado no reforço, direcionamento e descarbonização do seu portefólio de ativos. A EIG contribuirá com a sua experiência em investimentos anteriores no setor global de energia para maximizar a criação de valor e aprimorar os pontos fortes da unidade Upstream da Repsol. A nova entidade adotará os objetivos e políticas ESG que Repsol tem para sua área de Exploração e Produção, reforçando-os com os padrões EIG.

A EIG é uma investidora de capital institucional especializada em energia e infraestruturas e comprometida em aplicar as melhores práticas ESG no seu portfólio. Com quatro décadas de experiência e um histórico de longo prazo em investimentos em energia, incluindo upstream e infraestruturas de energia, a EIG investiu mais de US$ 41,5 bilhões no setor de energia em 38 países.

“A nossa ambição é liderar a transição energética. Este acordo pioneiro reforça o sentido estratégico da unidade Upstream no Grupo e, simultaneamente, impulsiona a transformação da empresa e o seu perfil multienergético para atingir zero emissões líquidas até 2050”, disse Josu Jon Imaz, Conselheiro Delegado da Repsol.

“A transição energética determina todas as decisões que tomamos e estamos encantados por nos associarmos a um líder global como a Repsol nesta oportunidade atraente de liderar mudanças na nossa indústria”, disse R. Blair Thomas, presidente e CEO da EIG. “A avaliação ESG está integrada na gestão de investimentos e carteiras do EIG. Esperamos trabalhar com a Repsol, uma operadora global de referência e líder na transição energética, para continuar a desenvolver as melhores práticas ESG. Esta parceria está bem posicionada para ajudar a atender a crescente demanda mundial por energia acessível, eficiente e segura, ajudando assim a cumprir os objetivos duplos de descarbonização e confiabilidade”, acrescentou R. Blair Thomas.

A conclusão da operação está prevista para os próximos seis meses, uma vez estabelecida a nova estrutura societária do negócio de Upstream. A transação está sujeita às aprovações regulamentares habituais.

Aporte de valor e caixa para acelerar o investimento

Segundo o Plano Estratégico 2021 – 2025, a Repsol avançou na transformação da companhia e evoluiu a sua organização com a implantação de quatro áreas de negócio (Upstream, Industrial, Cliente e Produção de Energia com baixas emissões), apoiadas por unidades corporativas e de serviços para favorecer o aumento de resultados e a cristalização de valor. Este acordo permite avançar no objetivo de a empresa de atingir emissões líquidas zero, por um projeto que acelera a transformação e reforça o perfil multienergético, enquanto reduz o endividamento e mantém um fluxo de caixa forte para financiar um crescimento ambicioso e uma remuneração atrativa ao acionista.

Em linha com este objetivo, a Repsol estabeleceu alianças para promover o crescimento e desenvolvimento de áreas-chave, que incluem a associação com Credit Agricole Assurances e EIP no negócio de geração renovável, a entrada de parceiros como Pontegadea e The Renewables Infrastructure Group (TRIG ) em ativos eólicos e fotovoltaicos, e a aliança com a Saudi Aramco para a construção de uma das maiores fábricas de combustíveis sintéticos do mundo no porto de Bilbao, e com a Enerkem na fábrica de conversão de resíduos de

Tarragona, que foi incluída no Projeto Inovação Fundo da Comissão Europeia.

Por seu lado, o negócio de Exploração e Produção da Repsol consolidou o seu recente crescimento em áreas geográficas chave, com foco nos Estados Unidos, priorizando o valor sobre o volume e reduzindo as emissões do seu portfólio de ativos, conforme a estratégia estabelecida até 2025. O negócio potencializa os seus pontos fortes, como flexibilidade, eficiência e nível tecnológico avançado, para aumentar a sua contribuição para o Grupo como um todo e gerar fluxo de caixa. A unidade prioriza o desenvolvimento de projetos de ciclo curto, geridos com flexibilidade e com intensidade de capital limitada, entre as mais baixas do setor.

Adicionalmente, o negócio Upstream tem como meta ser líder na redução de emissões de CO₂ no setor, com uma redução de 75% na sua intensidade carbónica em 2025 em relação a 2016. O seu alto nível de tecnologia e a digitalização dos seus processos são diferenciais elementos que ajudarão a atingir este objetivo, bem como a sua estratégia de economia circular, que inclui o desenvolvimento de iniciativas ligadas maioritariamente à melhoria da eficiência e inovação dos processos.

Carteira Global de Exploração e Produção

A Repsol produzirá uma média de aproximadamente 570.000 barris equivalentes de petróleo por dia em 2022 e tem reservas provadas e prováveis de 2,3 bilhões de barris, dos quais quase 70% são de gás.

Os ativos Upstream da Repsol estão localizados em áreas estratégicas da América do Norte (Estados Unidos, Canadá e México), América do Sul (Brasil, Peru, Bolívia, Trinidad e Tobago, Colômbia e Venezuela), Europa (Noruega e Reino Unido), África do Norte (Argélia e Líbia) e

Ásia (Indonésia).

A renomada experiência de exploração da Repsol, aliada ao uso de tecnologia de ponta, permitiu à empresa realizar algumas das descobertas globais mais significativas da última década, que estão agora em processo de desenvolvimento. Desde 2020, a Repsol realizou 13 descobertas, com recursos brutos totais superiores a 900 milhões de barris de óleo equivalente, principalmente no Golfo do México (Estados Unidos e México).

Share. Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp Email
AnteriorOpção de renting cresce 57% nas PMEs portuguesas após pandemia
Próximo Samsung lança campanha global disruptiva que desafia utilizadores a juntarem-se “ao lado Galaxy Z Flip”

Relacionados

Três estratégias para o setor Agroalimentar ganhar músculo e aumentar a competitividade

18 de Julho, 2025

Andreia Lopes: Advisor de sucesso ao Investimento Internacional na área do Imobiliário

1 de Julho, 2025

ÚLTIMAS
Notícias

Tecnológica 99x Portugal tem 40 vagas em aberto para projetos nacionais e internacionais

19 de Julho, 2025

A 99x Portugal, tecnológica especializada em elevar o potencial digital das organizações, tem 40 vagas…

Luís Santos assume nova Direção de Marketing, Comunicação e Customer Experience na Volvo Car Portugal

18 de Julho, 2025

Três estratégias para o setor Agroalimentar ganhar músculo e aumentar a competitividade

18 de Julho, 2025
SIGA-NOS!
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram
  • WhatsApp

Subscreva a Newsletter

Aceito receber a newsletter da Creative News que pode conter ocasionalmente informações sobre iniciativas, produtos e serviços.

Email : press@creativedesign.pt
Contacto: +351 913 163 426 (tarifa de rede móvel)
Política de Privacidade

Facebook Instagram LinkedIn

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.