Terminaram hoje em Cannes, França, as celebrações do décimo aniversário da prestigiada listagem “World’s Most Influential CMOs” (“Os Chief Marketing Officers Mais influentes do Mundo”) da Forbes. Focado na “Evolução da Influência de Marketing”, o evento incluiu uma discussão entre um grupo de editores desta conceituada publicação global e figuras de destaque na indústria do marketing. Olivier François, CEO da FIAT e Global CMO da Stellantis, foi integrado no grupo inaugural da “Forbes CMO Hall of Fame”, reconhecendo os principais marketeers de topo que foram, ou seriam em 2022, reconhecidos com a integração na listagem “World’s Most Influential CMOs” da Forbes ao longo de cinco ou mais vezes.
“Os vencedores do amanhã são as Marcas que não terão medo de deitar fora uma velha receita, de abraçar a disrupção e de criar um novo livro de abordagens”, afirmou Olivier François, Global Chief Marketing Officer, da Stellantis. “Os consumidores não se vão apaixonar pelo marketing, mas ainda querem apaixonar-se pelas Marcas. Adoram contar histórias. Adoram os produtos que os ajudam a ser melhores e a fazer melhor, bem como aqueles que se orgulham de possuir. Porque o orgulho é a moeda do sucesso na atual realidade do passa-palavra, conhecido como ‘redes sociais’. Na Stellantis, com 14 marcas distribuídas por quatro continentes, usamos as táticas e as fórmulas mais inovadoras para garantir os novos resultados a que chamamos impressões. Mas se há algo que aprendi ao longo dos meus 14 anos de experiência é que uma impressão duradoura vale mais de mil milhões de impressões. Vamos, assim, encontrar a impressão mais significativa, a mais relacionável, aquela que pode desencadear uma emoção, uma vocação ou que inflame um movimento. Vamos usar os dados para conectá-la com a audiência certa, sem nunca perder de vista o que realmente importa, pois não há um algoritmo para a emoção. Sinto-me profundamente honrado por receber esta nomeação, que quero partilhar com a minha equipa, onde quer que se encontrem no mundo, através de todas as marcas que representam.”
Além de desvendar os vencedores de 2022, a Forbes anunciou, este ano, a criação da listagem “Forbes CMO Hall of Fame”, que contará com os nomes dos CMOs que têm utilizado a sua influência, ao longo da última década, para melhorar as suas marcas, negócios, a comunidade de marketing e até mesmo a cultura como um todo. Para integrar esta nova e exclusiva listagem “Forbes CMO Hall of Fame”, a publicação olhou para todos aqueles que, ao longo de cinco anos ou mais, integraram a listagem “World’s Most Influential CMOs” e que continuam a fazer um excelente trabalho na sua respetiva área de intervenção. Quanto a Olivier François, surgiu, pela primeira vez, na listagem de 2014, ocupando o 15º lugar, continuando depois sempre presente, em 2015 (4ª posição), 2020 (5º lugar), 2021 (8º lugar) e, novamente, em 2022.
Para a Forbes, a influência dos OCM é determinada pelo impacto que as suas ações e palavras têm dentro e fora das suas organizações. Isto inclui também, obviamente, o impacto na perceção da marca da empresa, bem como nos domínios do marketing, publicidade, tendências, resultados financeiros e influência geral nas redes digitais e sociais. No relatório deste ano, a Forbes contou, mais uma vez, com a colaboração com as plataformas Sprinklr e LinkedIn como parceiros de investigação. O sistema de pontuação incluiu três métricas baseadas em Inteligência Artificial, que adicionaram indicadores qualitativos a métricas quantitativas, examinando os sentimentos dos clientes, o tom da cobertura mediática e os sentimentos das redes sociais.