• AUTOMÓVEL
  • ENTREVISTA
  • NEGÓCIOS
  • IMOBILIÁRIO
  • LANÇAMENTOS
  • DESPORTO
  • DESTINOS
  • WELLNESS
  • DESIGN
  • LINKS
    • BELEZA
    • ESTUDO
    • EVENTO
    • LIVROS
    • MODA
    • SAÚDE
    • SUSTENTÁVEL
    • TECNOLOGIA
ÚLTIMAS !

RE/MAX FRANÇA cresce 54% em recrutamento em 2021

23 de Maio, 2022

Católica e Serralves promovem debate sobre a tendência dos NFTs e as oportunidades de expansão artística

23 de Maio, 2022

O GRUPO LEGENDRE reforça o seu compromisso com o mundo do desporto e apresenta oficialmente a sua equipa de atletas profissionais

23 de Maio, 2022
Facebook LinkedIn Instagram
LinkedIn Facebook Instagram
Creative News
loader

  • AUTOMÓVEL

    Dia Nacional da Segurança Infantil

    23 de Maio, 2022

    Estreia do PEUGEOT 9X8 no Campeonato do Mundo FIA de Resistência em julho, em Monza

    21 de Maio, 2022

    A Jeep® e a Juventus entram em campo com o novo equipamento para a época de 2022-2023: linhas icónicas e estilo renovado para refletir o futuro

    21 de Maio, 2022

    IMAGinE e Opel: Para uma condução mais segura e cooperativa no futuro

    21 de Maio, 2022

    O Renascimento da Lancia inicia-se hoje

    20 de Maio, 2022
  • ENTREVISTA

    Entrevista com TSUNEO KANASUGI, designer do LEXUS NX

    11 de Fevereiro, 2022

    Luiza Teixeira de Freitas – Operação Nariz Vermelho

    8 de Novembro, 2021

    Mestres Takumi: Os artesãos modeladores de argila da Mazda

    22 de Julho, 2021

    Maria Greger: Reflexões de uma veterana do design

    22 de Julho, 2021

    Nos bastidores da Mazda: A evolução do design Mazda na visão de Jo Stenuit

    22 de Julho, 2021
  • NEGÓCIOS

    MELOM e Querido Mudei a Casa Obras crescem 32% em faturação no 1º trimestre face ao período homólogo

    23 de Maio, 2022

    iad Portugal abre a porta a empreendedores em nova campanha de atração de talento

    20 de Maio, 2022

    CEO da CITROËN “CARIMBA” acordos comerciais com três importantes operadores económicos em PORTUGAL

    19 de Maio, 2022

    Ganhos de produtividade nas empresas que apostam em formação podem chegar aos 5%

    19 de Maio, 2022

    Grupo Renault assina acordo para vender a Renault Rússia e a sua participação de controlo na AVTOVAZ

    17 de Maio, 2022
  • IMOBILIÁRIO

    RE/MAX FRANÇA cresce 54% em recrutamento em 2021

    23 de Maio, 2022

    Como conseguir uma casa mais saudável? A Sto explica os requisitos necessários

    19 de Maio, 2022

    Zome lança primeiro portal de uma rede imobiliária para listar imóveis em criptomoeda

    18 de Maio, 2022

    SIL 2022: RE/MAX tem a maior presença de sempre

    12 de Maio, 2022

    Keller Williams aumenta o volume de negócio em 62% no primeiro trimestre do ano

    11 de Maio, 2022
  • LANÇAMENTOS

    Blend.pt lança dois novos vinhos do Porto RUBY e TAWNY

    23 de Maio, 2022

    Triunfo lança uma viagem pela Tradição Portuguesa – o Passatempo imperdível de 2022

    17 de Maio, 2022

    PUMA apresenta novo equipamento do BORUSSIA DORTMUND

    16 de Maio, 2022

    Izidoro lança gama de carne de novilho e suíno, congelada em fresco na origem, com cortes Premium

    16 de Maio, 2022

    TRANSFORMERS chegam ao Universo LEGO®

    15 de Maio, 2022
  • DESPORTO

    O GRUPO LEGENDRE reforça o seu compromisso com o mundo do desporto e apresenta oficialmente a sua equipa de atletas profissionais

    23 de Maio, 2022

    Kalle Rovanperä tornou-se o mais jovem vencedor de sempre nas 55 edições do Vodafone Rally de Portugal

    23 de Maio, 2022

    Kalle Rovanperä faz História no Vodafone Rally de Portugal

    22 de Maio, 2022

    Alfa Romeo F1 Team ORLEN conquistou um lugar entre os dez melhores na qualificação para o GP de Espanha

    22 de Maio, 2022

    Andrés Marieyhara / Ariday Bonilla vencem a jornada lusa pontuável para o WRC

    21 de Maio, 2022
  • DESTINOS

    Está aberta a época das cerejas na Quinta da Fonte Souto

    15 de Maio, 2022

    MADEIRA sugere areias medicinais e mergulhos instagramáveis neste Verão

    14 de Maio, 2022

    Por que viajam os Portugueses? eDreams descobriu que a motivação principal é relaxar e cuidar do seu bem-estar

    5 de Maio, 2022

    COSTA VENEZIA parte de ISTAMBUL com novos cruzeiros à descoberta da TURQUIA e GRÉCIA

    2 de Maio, 2022

    OHAI NAZARÉ apresenta duas novidades aquáticas e uma programação especial

    30 de Abril, 2022
  • WELLNESS

    LLYC conquista Eficácia da Comunicação com campanha para Dove

    5 de Dezembro, 2021

    SERENITY SPA celebra a BLACK friday durante uma semana

    16 de Novembro, 2021

    Ser piloto por um dia ou observar as estrelas no Alentejo: os hotéis Moov oferecem novas experiências

    12 de Agosto, 2021

    Programa de verão do Spa Caudalie no The Yeatman: Divina por dentro e por fora

    9 de Agosto, 2021

    Yoga, alimentação saudável e ar puro do Douro: The Vintage House lança programa “Winefulness”

    9 de Agosto, 2021
  • DESIGN

    VICAIMA INFINITY lança uma nova dimensão para o design de interiores

    1 de Maio, 2022

    LEXUS apresenta “SPARKS OF TOMORROW” na semana de DESIGN DE MILÃO 2022

    18 de Abril, 2022

    Inovação e sustentabilidade “MADE IN PORTUGAL” merecem elogios na MAISON & OBJET

    31 de Março, 2022

    DS X MÉTIERS D’ART: Anne Lopez, primeira premiada, recria o ambiente de um DS 9

    26 de Março, 2022

    Quais são as marcas com os anúncios mais memoráveis de todos os tempos? E deste Natal (2021)?

    21 de Janeiro, 2022
  • LINKS
    1. BELEZA
    2. ESTUDO
    3. EVENTO
    4. LIVROS
    5. MODA
    6. SAÚDE
    7. SUSTENTÁVEL
    8. TECNOLOGIA
    9. VER TODOS

    Dove promove exposição com testemunhos reais de body shaming no Colombo

    18 de Maio, 2022

    Sara Prata é a nova embaixadora da AVON

    18 de Maio, 2022

    Produtos naturais, orgânicos, biológicos e certificados – Atida | Mifarma ajuda a escolher os melhores

    5 de Maio, 2022

    Produtos naturais, orgânicos, biológicos e certificados – Atida | Mifarma ajuda a escolher os melhores

    2 de Maio, 2022

    59% das PME portuguesas está mais dependente da tecnologia depois da pandemia

    20 de Maio, 2022

    Estudo Selligent: 50% da Geração Z diz ter controlo sobre os seus dados pessoais

    13 de Maio, 2022

    Ronaldo, Fernando Mendes e Ricardo Araújo Pereira são as figuras públicas portuguesas mais reconhecidas

    12 de Maio, 2022

    Emissão de faturas eletrónicas por PME’s aumenta 5,69% em Portugal

    26 de Abril, 2022

    Católica e Serralves promovem debate sobre a tendência dos NFTs e as oportunidades de expansão artística

    23 de Maio, 2022

    Movimento Juntos Pelas Abelhas reúne caras conhecidas

    23 de Maio, 2022

    Rota Firestone regressa a Portugal com Sean Riley & The Slowriders em Lisboa

    23 de Maio, 2022

    Vencedores das Bolsas de Cidadania divulgados no dia 1 de junho

    23 de Maio, 2022

    VIAGEM ao INTERIOR dos livros, das pessoas e do país

    23 de Julho, 2021

    Sara Carbonero e Isabel Jiménez apresentam ‘New Nomads’, a nova coleção spring-summer da Slowlove

    9 de Maio, 2022

    MO reforça aposta na sustentabilidade e desenvolve peças em algodão reciclado

    21 de Abril, 2022

    A La Redoute desvenda as inspirações por detrás da coleção Moda Primavera

    23 de Março, 2022

    DS AUTOMOBILES é patrocinadora oficial da MODALISBOA 2022

    9 de Março, 2022

    PNF traz luz para doença rara que poucos conhecem, mas que muda a vida de quem tem o diagnóstico

    17 de Maio, 2022

    Os primeiros passos de uma nova forma de supervisão cirúrgica à distância

    7 de Maio, 2022

    ANDAR apoia refugiados ucranianos com artrite reumatóide

    7 de Maio, 2022

    Especialistas debatem impacto da pandemia na saúde mental das comunidades

    27 de Abril, 2022

    LIDL evita o desperdício de 3 milhões de produtos alimentares em apenas 1 ano

    29 de Abril, 2022

    Iberdrola inicia a construção de quatro parques fotovoltaicos em Portugal

    12 de Fevereiro, 2022

    INFLUENCERS’ MARKET regressa ao MAR SHOPPING matosinhos com edição especial de saldos

    24 de Janeiro, 2022

    A Vaca que ri luta contra o desperdício alimentar e sensibiliza mais de 1 milhão de portugueses

    28 de Novembro, 2021

    Ciberataques a países da UE irão aumentar nos próximos tempos

    23 de Maio, 2022

    Xiaomi utiliza tecnologia de voz para ajudar as pessoas com distúrbios da fala

    23 de Maio, 2022

    Burlas online crescem 22%

    20 de Maio, 2022

    Kyndryl e NetApp anunciam aliança para acelerar a Transição para a Cloud e suportar a rápida Transformação dos Clientes

    20 de Maio, 2022

    RE/MAX FRANÇA cresce 54% em recrutamento em 2021

    23 de Maio, 2022

    Católica e Serralves promovem debate sobre a tendência dos NFTs e as oportunidades de expansão artística

    23 de Maio, 2022

    O GRUPO LEGENDRE reforça o seu compromisso com o mundo do desporto e apresenta oficialmente a sua equipa de atletas profissionais

    23 de Maio, 2022

    Pescanova desafia Lourenço Ortigão e Chef Kiko para 1 Minuto Sustentável e com receitas sem desperdício

    23 de Maio, 2022
Creative News
Home»Automóvel»40 anos do Opel Corsa: Uma história de sucesso em seis atos
Automóvel

40 anos do Opel Corsa: Uma história de sucesso em seis atos

Modelo de enorme sucesso: Mais de 14 milhões de Corsa vendidos desde 1982
22 de Abril, 2022
Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email

O ano de 2022 é um de aniversário para a Opel: há 160 anos que a empresa tem vindo a tornar as inovações acessíveis a todos e, ao mesmo tempo, um dos seus maiores bestsellers está a celebrar o seu 40º aniversário. O Opel Corsa revolucionou o segmento dos pequenos automóveis \com a sua estreia em 1982 e hoje, na sua sexta geração, é mais procurado do que nunca. No ano passado, o atual Corsa foi o automóvel pequeno mais popular na Alemanha e o automóvel mais vendido no Reino Unido. O Opel Corsa-e, elétrico alimentado a bateria, ganhou o “Volante de Ouro 2020”[1] e já é, neste momento, responsável por cerca de um quarto das vendas do modelo Corsa.

Mas para compreender plenamente a popularidade do Corsa desde a sua estreia em 1982, é primeiro necessário olhar para outro modelo de sucesso com o Blitz: o Opel Kadett, outro automóvel de pequenas dimensões, desenhado e concebido para levar a mobilidade a mais pessoas numa altura em que conduzir um automóvel era ainda um verdadeiro luxo. Depois, ao longo das décadas, os clientes tornaram-se rapidamente mais perspicazes à medida que a sua prosperidade aumentava. Na segunda metade do século XX, o pequeno Kadett cresceu e tornou-se mais potente, aproximando-se da classe dos compactos com a lançar de cada versão. Isto criou um espaço abaixo daquele que se tinha tornado o clássico modelo de acesso à gama de Rüsselsheim.

Por isso, era mais que tempo para lançar um automóvel novo e genuinamente pequeno, era tempo de lançar o Corsa. O novo modelo de pequenas dimensões saiu pela primeira vez da linha de produção no outono de 1982, na recém-construída fábrica de automóveis em Saragoça, e iniciou imediatamente o seu caminho para se tornar num bestseller para a Opel. Até à data – 40 anos após o seu lançamento – são mais de 14 milhões as unidades que deixaram as fábricas, a maioria das quais produzidas em Saragoça e Eisenach.

Este sucesso deve-se em grande parte às inúmeras tecnologias de ponta que foram introduzidas nas várias gerações do Corsa e que anteriormente só estavam disponíveis em veículos de segmentos superiores. Estas incluem sistemas de segurança e assistência como o ABS e os airbags, bem como a câmara frontal com indicação da distância, o reconhecimento de sinais de trânsito e o assistente de manutenção na faixa de rodagem e ainda, mais recentemente, a iluminação adaptativa e anti encadeamento Intelli-Lux LED® Matrix. Agora na sua sexta geração, o automóvel pequeno mais vendido mostra como está preparado para o futuro. Desde 2019 que está, também e pela primeira vez, disponível numa versão completamente livre de emissões de escape, num formato elétrico alimentado a bateria, o Opel Corsa-e.

[1] “Goldenes Lenkrad 2020” Opel Corsa-e: “AUTO BILD” e “BILD AM SONNTAG”, edições #45/2020, categoria “Small Car”

O Opel Corsa – Uma história de sucesso em seis atos

Primeiro Ato: Opel Corsa A – 1982 a 1993

O Corsa A apresentava proporções compactas, contidas num curto comprimento de apenas 3,62 metros. Tinha guarda-lamas vincados e salientes, tal como um carro de ralis, e um coeficiente de arrasto excecionalmente baixo de 0,36, o que era, possivelmente, um recorde no seu segmento. O designer-chefe, Erhard Schnell, tinha criado um pequeno veículo desportivo, com linhas bem definidas e cinzeladas, destinado a apelar particularmente ao chamado “homem da casa”.

O ponto alto foi o Corsa GSi de 100 cv, e foi também introduzida a propulsão Diesel. A gama de duas portas, em formatos hatchback e notchback, foi ampliada em 1985 com a adição do popular modelo de cinco portas.

O Corsa A tornou-se um líder de vendas altamente aclamado com 3,1 milhões de unidades construídas. 

Segundo Ato: Opel Corsa B – 1993 a 2000

Apesar do sucesso do primeiro Corsa, foi tomada em Rüsselsheim a decisão de posicionar o seu sucessor como um verdadeiro “queridinho” para o sexo feminino. A lenda do design da Opel, Hideo Kodama, lançou-se ao trabalho e criou um Corsa muito mais redondo e suave, com apelativos faróis circulares que encaixaram perfeitamente no seu visual atraente e mais juvenil. O Corsa B era dez centímetros mais longo e muito mais espaçoso por dentro do que o seu antecessor, ao mesmo tempo que também introduzia padrões de segurança mais elevados no seu segmento, incluindo a travagem ABS, proteção contra impactos laterais e airbags frontais.

Para mercados especiais, em conjunto com a versão hatchback, a Opel voltou a oferecer um notchback, bem como as variantes station wagon e pickup. Os motores a gasolina já contavam com tecnologia como a injeção de combustível e catalisadores, enquanto o GSi contava com cabeça de 16 válvulas e a potência Diesel era agora associada à sobrealimentação.

O segundo Corsa teve sucesso em todo o mundo e as suas vendas ultrapassaram a marca dos quatro milhões.

Terceiro Ato: Opel Corsa C – 2000 a 2006

Sob o espírito de não mexer numa equipa vencedora, Hideo Kodama foi novamente convidado a desenhar a silhueta do Corsa C. O estilo foi conscientemente orientado para o do seu antecessor de sucesso. O Corsa cresceu novos dez centímetros em comprimento e assumiu uma postura mais ampla, com uma distância entre eixos mais longa, o que aumentou consideravelmente o espaço interior. Pela primeira vez, a carroçaria foi totalmente galvanizada.

Os sofisticados motores a gasolina ECOTEC com quatro válvulas por cilindro e os novos motores turbo Diesel de injeção direta asseguraram potência, baixo consumo de combustível e valores de emissões mais reduzidos, uma vez que todas as variantes já cumpriam as normas de emissão Euro 4.

O Corsa C também se tornou uma estrela ao nível do seu desempenho comercial, pois venderam-se 2,5 milhões de unidades.

Quarto Ato: Opel Corsa D – 2006 a 2014

A partir daqui as versões de três e cinco portas seguiram caminhos separados: o Corsa de três portas assumiu um estilo único, parecido ao de um coupé e destinava-se a clientes mais desportivos, tal como o Corsa A original. Já a variante de cinco portas tornava-se num completo e espaçoso automóvel familiar. O Corsa D ainda tinha menos de quatro metros de comprimento, ainda que tenha crescido para exatamente 3,999 metros.

Com a tecnologia ecoFLEX da Opel, o Corsa passou a contar com sistemas Start/Stop economizadores de combustível e com motores altamente eficientes. A versão 1.3 CDTI ecoFLEX consumia apenas 3,3 l/100 km durante o ciclo combinado e emitia apenas 88 g/km de CO2 (de acordo com o ciclo NEDC).

A quarta geração do Corsa vendeu mais de 2,9 milhões de unidades.

Quinto Ato: Opel Corsa E – 2014 a 2019

Dinâmico, prático e elegante, o Corsa E foi, também, um bestseller, com cerca de 1,3 milhões de unidades vendidas, numa quinta geração também ela construída nas fábricas Opel de Saragoça e Eisenach. Pela primeira vez, a pequena estrela ultrapassa a marca dos quatro metros, oferecendo elevado conforto e tecnologias de ponta num comprimento de apenas 4,02 metros.

O volante aquecido, o aquecimento dos bancos e o controlo automático da climatização estavam, naturalmente, disponíveis, assim como a câmara frontal com indicador de distância, o reconhecimento de sinais de trânsito e assistência à manutenção na faixa de rodagem. Os condutores do Corsa passaram a estar conectados através dos sistemas de infotainment IntelliLink compatíveis com Apple CarPlay e Android Auto, incluindo um ecrã tátil a cores de sete polegadas.

O modelo desportivo topo de gama foi, inicialmente, o Corsa OPC com motor de 207 cv e, mais tarde, também o Corsa GSi com 150 cv.

Sexto Ato: Versão elétrica do Opel Corsa F introduzida em 2019

A Opel está devidamente preparada para futuros desafios com o sexto Corsa da história. A mais recente geração do seu utilitário, que celebrou a sua estreia mundial no Salão Automóvel Internacional de Frankfurt de 2019, está também disponível numa versão puramente elétrica, sem emissões, para todos, pela primeira vez.

Um verdadeiro destaque é, também, a iluminação adaptativa, anti encadeamento, Intelli-Lux LED® Matrix que a Opel também oferece pela primeira vez no segmento de automóveis pequenos com o Corsa atual. Além disso, estão disponíveis inúmeros sistemas de assistência de última geração, tais como o alerta de colisão frontal com travagem automática de emergência e deteção de peões, bem como o regulador adaptativo de velocidade baseado em radar, que tornam a condução ainda mais segura e descontraída.

Com um comprimento de 4,06 metros, o comportamento do Corsa de cinco lugares, a sua configuração clara e a sua praticidade continuam a ser exemplares. A linha de tejadilho do tipo coupé é 48 milímetros mais baixa do que a do seu antecessor, sem qualquer prejuízo para o espaço disponível em altura. O condutor senta-se 28 milímetros mais baixo. O baixo centro de gravidade beneficia o desempenho de condução e o comportamento em estrada.

O mais recente Corsa é mais direto e mais dinâmico, garantindo uma maior diversão ao volante. Com esta receita de sucesso, o pequeno automóvel da marca do relâmpago tornou-se, uma vez mais, o utilitário mais popular e o modelo mais vendido em países como a Alemanha e a Grã-Bretanha, respetivamente.

O bestseller elétrico alimentado a bateria está a provar o seu efeito eletrizante junto do público de várias formas: na Alemanha, o Corsa-e venceu o “Volante de Ouro 2020″1 e na sua versão de competição, um Corsa-e Rally modificado, está a demonstrar nos desportos motorizados como o desempenho de topo e a compatibilidade ambiental podem ser combinados. Com o seu automóvel pequeno sem emissões, a Opel é o primeiro fabricante a desenvolver um veículo de rali elétrico alimentado a bateria e que tem competido, desde 2021, na ADAC Opel e-Rally Cup, a primeira taça de ralis monomarca para veículos elétricos do mundo, apontando, assim, ao futuro desta disciplina.

Share. Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp Email
AnteriorCasas de transição para a liberdade: novo paradigma do sistema prisional?
Próximo Vão ser precisos mais 30 anos para que o salário médio seja o mesmo para mulheres e homens

Relacionados

Dia Nacional da Segurança Infantil

23 de Maio, 2022

Estreia do PEUGEOT 9X8 no Campeonato do Mundo FIA de Resistência em julho, em Monza

21 de Maio, 2022

ÚLTIMAS
Imobiliário

RE/MAX FRANÇA cresce 54% em recrutamento em 2021

23 de Maio, 2022

A RE/MAX França, rede de franchising que a RE/MAX Portugal, adquiriu em 2019, no âmbito…

Católica e Serralves promovem debate sobre a tendência dos NFTs e as oportunidades de expansão artística

23 de Maio, 2022

O GRUPO LEGENDRE reforça o seu compromisso com o mundo do desporto e apresenta oficialmente a sua equipa de atletas profissionais

23 de Maio, 2022

Pescanova desafia Lourenço Ortigão e Chef Kiko para 1 Minuto Sustentável e com receitas sem desperdício

23 de Maio, 2022
SIGA-NOS!
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram
  • WhatsApp

Subscreva a Newsletter

Aceito receber a newsletter da Creative News que pode conter ocasionalmente informações sobre iniciativas, produtos e serviços.

Email : press@creativedesign.pt
Contacto: +351 913 163 426
Política de Privacidade

Facebook Instagram LinkedIn

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.