O desafio de design da Lexus que apelava à previsão sobre a evolução da mobilidade de luxo em 2040 foi vencido por “ALTO”, conceito radical de veículo voador particular, semelhante a um globo.
O trabalho do jovem designer Richard Newman foi selecionado entre os seis finalistas do programa Lexus 2040: the Soul of Future Premium. Organizado pela Lexus e pela Royal College of Art (RCA) de Londres, o projeto desafiou alunos de Pós-Graduação do Centro de Design de Mobilidade Inteligente (IMDC) da faculdade a explorar novas arquiteturas de veículos para atender às alterações na vida e na sociedade das cidades europeias, e re-imaginar o papel que a Lexus pode desempenhar como marca de mobilidade de luxo.
“ALTO” é um veículo VTOL (vertical take-off and landing = descolagem e aterragem vertical) movido a hidrogénio. A sua forma pendente foi inspirada em balões de ar quente e pequenas estufas. Newman prevê um futuro em que a tecnologia se tornará tão comum que deixará de ser considerada um luxo; em vez disso, as pessoas valorizarão a “celebração do quotidiano” como experiências premium. Descreve o veículo como “jóia no céu – um brinco de nuvem”, com um exterior que pode ser personalizado. A funcionalidade do design também permite um encaixe perfeito na lateral dos edifícios.
“Queria criar algo que fosse bastante desafiante, que arregalasse alguns olhos, mas que também fizesse as pessoas sorrirem”, conta Richard, de Coventry, Reino Unido. “Mostrou-se um processo de design bastante orgânico e as alterações que eu precisava de fazer tornaram-se bastante evidentes, à medida que o programa avançava, com o contributo dos designers da Lexus.”
O programa de seis meses incluiu sessões de orientação e avaliação com Ian Cartabiano e Lance Scott, Presidente e Administrador do estúdio de design europeu da Lexus, ED2, respetivamente, juntamente com o Professor Dale Harrow, presidente do IMDC, e o Dr. Chris Thorpe, responsável pelo Programa de Mobilidade Inteligente da RCA. Juntaram-se, ainda, ao painel de jurados, o designer e crítico Nargess Banks, bem como quadros seniores da Lexus Europa, para selecionar o vencedor.
Os designers apresentaram o seu trabalho pessoalmente ao júri, numa cerimónia no IMDC, a 15 de março de 2022. Para além do vencedor, foram destacados dois vice-campeões: Zhenyu Kong (China) com “Lexus #Units” e Ben Miller (Canadá) com “Crucible”.
O design exclusivo do Lexus #Units inspira-se no formato das barreiras costeiras. É altamente flexível e pode reduzir o seu rasto para se adaptar a estradas estreitas. O interior pode ser personalizado com tecnologia blockchain, para que as obras de arte NFT possam ser levadas em viagem. O Lexus #Units atende ao desejo da Geração Alfa de diversidade na autoexpressão, aproveitando a popularidade das redes sociais para partilhar opiniões e emoções. O veículo pode ligar-se a outros veículos e ser usado como um projetor, por exemplo, em concertos ou festas, virtualmente.
O Crucible é um veículo de fuga movido a hidrogénio que se divide para responder a diferentes cenários e contextos de utilização. Separa o habitáculo de luxo da tecnologia, para criar um serviço despreocupado e personalizado. O interior transforma-se de forma a poder ser adaptado a qualquer configuração, para um conforto perfeito. Pode, até, ser colocado dentro de uma casa. Os utilizadores podem escolher um veículo diferente para dias de semana ou fins de semana, quando quiserem explorar e conhecer outros. Tendo como referência as sugestões de design da Lexus, Miller reinterpretou a grelha de assinatura Lexus e criou um veículo leve e arejado, de onde é fácil entrar e sair, e que pode ser reclinado, para maior conforto.
Lance Scott partilhou: “Todos os designers nos impressionaram pela sua forma de pensar, pelas suas ideias e pela amplitude da sua imaginação. O que eles produziram não foi apenas fantasia, mas algo baseado no estudo factual do que o ‘premium’ pode significar numa sociedade futura, extrapolando-o para criar algo muito avançado. No projeto vencedor de Richard Newman, tudo foi bem pensado e executado. A sua visão positiva e otimista do futuro da Lexus é muito o que queremos para a nossa marca, algo que possa trazer um sorriso ao rosto de todos.”
O Professor Dale Harrow comentou: “Este foi um projeto muito gratificante para todos os envolvidos e, com a Lexus, pudemos explorar questões profundas relacionadas com a mobilidade no que toca ao futuro dos estilos de vida e dos produtos. Os resultados mostram o que os jovens designers pensam verdadeiramente sobre questões de mobilidade, trazendo as suas experiências do dia-a-dia para o projeto, a partir de uma ampla gama de origens culturais.”
Etienne Plas, Senior Manager da Lexus Product Communications, acrescenta: “Como marca, incentivamos e apoiamos ativamente o desenvolvimento de novos talentos e ideias em design. Este projeto trouxe intrigantes e empolgantes novas ideias sobre a forma como a Lexus pode evoluir como marca, para responder às alterações nos requisitos de mobilidade e perceções do que significa ‘premium’.”