Durante o jantar de gala do Salão Internacional Solutrans em Lyon, o Sr. Jarlath Sweeney, Presidente do júri do IVOTY, entregou a Mark Sutcliffe, Vice Presidente Sénior da Unidade de Negócios dos Comerciais Ligeiros do Grupo Renault, o prémio “Comercial Internacional do Ano de 2022” atribuído ao Novo Kangoo Van. O júri pan-europeu, composto por 24 jornalistas especializados em veículos comerciais, industriais e de transporte, colocou o Kangoo Van no lugar cimeiro frente aos 14 veículos comerciais ligeiros, de 11 marcas diferentes, que foram lançados nos últimos meses.
Para o júri do IVOTY, o principal critério para a conquista do Prémio “International Van of the Year” é a contribuição dos participantes para a eficiência, segurança, sustentabilidade e normas ambientais do sector dos veículos comerciais ligeiros. Esta é a quarta vez que um comercial Renault ganha o prémio IVOTY: Master (1998), Trafic (2002) e Kangoo Z.E. (2012).
Mark Sutcliffe, Vice-Presidente Sénior da Unidade de Negócios VCL no Grupo Renault
“Gostaria de agradecer a todo o júri europeu por ter eleito o Novo Renault Kangoo Van como “comercial Internacional do Ano de 2022”. Este prémio, que a Renault tem em grande consideração, é uma fonte de grande orgulho para as nossas equipas. Recompensa os seus esforços na concepção e fabrico de um comercial com os mais elevados padrões de qualidade e cujas inovações, únicas no mercado, foram concebidas para melhorar a vida quotidiana dos nossos clientes profissionais. Este prestigiado prémio é o mais recente reconhecimento dos 120 anos de inovação e experiência acumulada da Renault, no segmento dos Veículos Comerciais Ligeiros”.
O NOVO KANGOO VAN, O COMERCIAL INOVADOR
O Novo Kangoo Van destina-se, principalmente, a frotas de empresas, comerciantes e proprietários de empresas com um elevado grau de exigência e à procura de um automóvel feito à sua medida, que disponha das mais recentes tecnologias e inovações para satisfazer as suas necessidades profissionais. Este inovador comercial, com um design moderno e dinâmico, carateriza-se:
- Fácil carregamento, com recurso a inovações verdadeiramente revolucionárias, como o ‘Open Sesame by Renault’; com o pilar B removido, oferece o maior acesso lateral do mercado, com uma abertura de porta que se estende por 1,45 metros. Assim como o ‘Easy Inside Rack’, uma prateleira interior retráctil, situada na zona superior, que serve para guardar objectos compridos, para uma melhor rentabilização do espaço de armazenamento principal.
- As melhores características da classe, com a versão base a já oferecer uma capacidade de armazenamento de até 3,9m3, uma carga útil máxima de 600kg, que pode, em opção, ser aumentada para 800kg, e uma capacidade de reboque de 1 500kg.
- Um interior moderno, refinado e ergonómico, com melhor conforto térmico e acústico, 60L de espaços de arrumação e, em opção, bancos para até três adultos no habitáculo. Esta configuração permite que a cabina possa ser transformada num escritório móvel, dobrando o encosto do banco central.
- Conectividade de última geração, com o novo sistema multimédia Renault EASY LINK, com um ecrã de 8 polegadas, base inteligente para os smartphones, carregador sem fios de 15W, cartão mãos-livres Renault para um acesso mais fácil e seguro, bem como duas tomadas USB e duas de 12 volts.
- 12 auxiliares de condução e segurança de última geração, incluindo a Assistência Permanente à Visão Traseira, Travagem de Emergência Activa, Assistência à Estabilidade de um Atrelado, e o Auxílio à Condução em Autoestrada e no Tráfego, que reúne o Cruise-control adaptativo e a Assistência à manutenção na Faixa de Rodagem.
- Uma gama de eficientes motores 1.3 TCe a gasolina e 1.5 BluedCi Diesel, disponíveis com caixa de velocidades manual de 6 velocidades ou automática EDC de 7 relações, bem como dois motores Ecoleader a gasolina e a gasóleo, com consumos de apenas 4,8L/100km e 6,1L/100km, respectivamente.
Na Primavera de 2022, estará disponível uma variante eléctrica do Novo Kangoo. Uma versão longa chegará mais tarde ao mercado.
A FÁBRICA DE MAUBEUGE, UM CENTRO DE EXCELÊNCIA
Desde 1997, a fábrica da Renault em Maubeuge, no norte de França, tem sido local de eleição para a produção do Kangoo. Num esforço para industrializar a produção dos modelos VCL e passageiros do Novo Kangoo, bem como de automóveis das marcas parceiras Mercedes-Benz e Nissan, e para garantir a mais alta qualidade de produção possível, a Renault investiu 450 milhões de euros para transformar a fábrica: uma nova linha de prensas de Alta Velocidade XXL, concebidas para a estampagem de peças muito grandes, 630 novos robôs para chapas metálicas, novos robôs de aplicação e uma nova linha de controlo de qualidade da pintura, a modernização das instalações de montagem com fornecimento de peças completas (full-kitting)[i] e uma nova linha de acabamento. A fábrica foi também equipada com uma nova zona de montagem de baterias para preparar a chegada do modelo 100% eléctrico do Novo Kangoo Van, que está programado ser vendido a partir da Primavera de 2022.
RENAULT KANGOO, UMA VERDADEIRA HISTÓRIA DE SUCESSO
Desde o seu lançamento em 1997, a Renault já produziu 4,3 milhões de Kangoo em todo o mundo, tanto na versão de veículo de passageiros, como de utilitário comercial, ao longo de três gerações. Apesar de ter Maubeuge como principal unidade de produção, o Kangoo também foi fabricado na fábrica de Santa Isabel, em Córdoba, Argentina.
i O método de montagem completa permite que as peças sejam classificadas e transportadas automaticamente para a zona da linha utilizando carrinhos guiados por fios.