• AUTOMÓVEL
    • ENSAIOS
  • ENTREVISTA
  • NEGÓCIOS
  • IMOBILIÁRIO
  • ESTUDO
  • DICAS
  • LANÇAMENTOS
  • DESTINOS
  • WELLNESS
  • LINKS
    • BELEZA
    • DESIGN
    • DESPORTO
    • EVENTO
    • LIVROS
    • MODA
    • SAÚDE
    • SUSTENTÁVEL
    • TECNOLOGIA
ÚLTIMAS !

Aos 18, Sem Escola, Sem Casa, Sem Futuro

11 de Junho, 2025

Duas praias portuguesas entre as mais originais e secretas da Europa, segundo a Jetcost

10 de Junho, 2025

Comissão de Honra da Capital Verde Europeia 2026 reuniu-se pela primeira vez em Guimarães

9 de Junho, 2025
Facebook LinkedIn Instagram
LinkedIn Facebook Instagram
Creative News
loader

  • AUTOMÓVEL
    1. ENSAIOS
    2. VER TODOS

    Renault Arkana o poder da natureza híbrida

    9 de Maio, 2025

    RENAULT SCENIC E-TECH 100% ELÉTRICO

    8 de Maio, 2025

    A DACIA volta a surpreender com o DACIA JOGGER Extreme HYBRID 140

    7 de Maio, 2025

    Polestar 3 o SUV elétrico premium

    6 de Maio, 2025

    PEUGEOT liderou o mercado automóvel em maio e o 2008 recuperou a posição de automóvel mais vendido em Portugal

    2 de Junho, 2025

    Pura experiência ao ar livre: o novo Opel Frontera com tenda de tejadilho

    28 de Maio, 2025

    A PEUGEOT INICIA UM COMPROMISSO ESTRATÉGICO COM O CINEMA FRANCÊS

    26 de Maio, 2025

    Astara leva três estreias nacionais ao ECAR SHOW

    25 de Maio, 2025
  • ENTREVISTA

    A linguagem da beleza – Entrevista a Jo Stenuit

    2 de Dezembro, 2024

    Entrevista a Vítor Martins, Diretor Comercial da JCDecaux

    7 de Agosto, 2023

    Entrevista a Sérgio Rodrigues, CEO da StoresAce

    2 de Maio, 2023

    Nomeação de Rui Cruz para a direção geral da Opensoft

    30 de Março, 2023

    Entrevista a Paula Quintãs – ENB – Escola de Negócios

    16 de Janeiro, 2023
  • NEGÓCIOS

    Rauva ajuda a criar 1200 empresas em Portugal e impulsiona o ecossistema empresarial

    21 de Novembro, 2024

    COSTA CRUZEIROS reforça organização comercial

    26 de Outubro, 2024

    Sophos adquire Secureworks para acelerar serviços e tecnologia de cibersegurança para as empresas em todo o mundo

    25 de Outubro, 2024

    Capitalizar defende que é urgente simplificar o sistema fiscal português

    8 de Outubro, 2024

    Alejandro Romero junta-se à Page Society, a principal associação global de profissionais da comunicação

    7 de Outubro, 2024
  • IMOBILIÁRIO

    Comprar casa em Portugal ficou 7,4% mais caro no último ano

    6 de Maio, 2025

    Comprar casa em Portugal custa quase 400.000€ — e arrendar também não fica barato

    29 de Abril, 2025

    Barómetro Imovirtual: análise da evolução dos preços médios de venda e arrendamento no Sul de Portugal Continental

    4 de Março, 2025

    Arrendar casa em Portugal custa até 21% mais em algumas regiões, enquanto preços de venda sobem 20% num ano

    27 de Fevereiro, 2025

    Roberto Garcia nomeado novo diretor executivo da RE/MAX Portugal

    21 de Fevereiro, 2025
  • ESTUDO

    Cinco em cada oito empresas portuguesas antecipam crescimento de receitas

    2 de Junho, 2025

    Setor da saúde em alto risco de ciberataques, alertam especialistas

    22 de Maio, 2025

    Novo estudo da eDreams revela como os portugueses preparam as suas malas para viajar

    21 de Maio, 2025

    Indústria alimentar é responsável por um terço das emissões globais de gases com efeito de estufa. É necessário exponenciar a adoção de soluções inovadoras

    28 de Abril, 2025

    Mulheres são mais qualificadas, mas lideram contratos a tempo parcial

    19 de Abril, 2025
  • DICAS

    Empreender nas ilhas: 3 razões para criar e gerir a sua empresa nas Regiões Autónomas

    11 de Maio, 2025

    Antecedência e momento da reserva: eDreams explica como conseguir voos mais económicos

    26 de Março, 2025

    4 estratégias que impulsionam o sucesso empresarial

    16 de Fevereiro, 2025

    Como responder à pergunta: “Porque quer trabalhar nesta empresa” numa Entrevista de Emprego

    2 de Janeiro, 2025

    4 razões para apostar na formação dos profissionais de tecnologia

    5 de Setembro, 2024
  • LANÇAMENTOS

    Lisboa recebe novo bootcamp para a indústria de videojogos

    24 de Maio, 2025

    “Cria o teu Momento: OPPO anuncia Lamine Yamal como novo Embaixador Global

    26 de Janeiro, 2025

    PANTOJA Grupo Logístico reforça a sua liderança em Portugal com a abertura de um novo armazém em Lisboa

    23 de Dezembro, 2024

    LANCÔME apresenta OLIVIA RODRIGO como nova embaixadora da marca

    13 de Dezembro, 2024

    Constrói a adrenalina no GRANDE PRÉMIO DE FORMULA 1®

    8 de Dezembro, 2024
  • DESTINOS

    Duas praias portuguesas entre as mais originais e secretas da Europa, segundo a Jetcost

    10 de Junho, 2025

    Zoomarine abre portas a 7 de março com novidades preparadas para a nova temporada

    26 de Fevereiro, 2024

    Dados eDreams: Paris volta a ser o destino de eleição dos portugueses nesta Páscoa

    3 de Abril, 2023

    Say Yes to the Best! – Destinos para casamentos

    31 de Março, 2023

    Costa Cruzeiros lança novo programa para explorar o Mediterrâneo em 2023

    1 de Março, 2023
  • WELLNESS

    LLYC conquista Eficácia da Comunicação com campanha para Dove

    5 de Dezembro, 2021

    SERENITY SPA celebra a BLACK friday durante uma semana

    16 de Novembro, 2021

    Ser piloto por um dia ou observar as estrelas no Alentejo: os hotéis Moov oferecem novas experiências

    12 de Agosto, 2021

    Programa de verão do Spa Caudalie no The Yeatman: Divina por dentro e por fora

    9 de Agosto, 2021

    Yoga, alimentação saudável e ar puro do Douro: The Vintage House lança programa “Winefulness”

    9 de Agosto, 2021
  • LINKS
    1. BELEZA
    2. DESIGN
    3. DESPORTO
    4. EVENTO
    5. LIVROS
    6. MODA
    7. SAÚDE
    8. SUSTENTÁVEL
    9. TECNOLOGIA
    10. VER TODOS

    KÉRASTASE abre uma pop-up em NYC com as embaixadoras Emily Ratajkowski, Sydney Sweeney, Ebonne Davis, Margarida Corceiro e Caetana Botelho Afonso

    10 de Abril, 2025

    Os erros mais cometidos na hora de escolher a base

    14 de Novembro, 2024

    5 hábitos para prevenir a perda de colagénio na pele

    29 de Outubro, 2024

    David Corenswet é o Novo rosto de Biotherm Homme

    1 de Agosto, 2024

    Mónica de Miranda, Prémio idealista de arte contemporânea 2023

    30 de Abril, 2023

    2ª edição do Prémio Adico distingue inovação e ecodesign

    23 de Abril, 2023

    Estudante portuguesa de design vence o Primeiro Concurso Europeu ECCO DESIGN LAB

    19 de Fevereiro, 2023

    IMPERFEITA 1.3: a idade não nos define

    17 de Fevereiro, 2023

    VivaGym consolida posicionamento em Portugal com um investimento de 6 milhões de euros

    11 de Abril, 2025

    Português Emiliano Ventura e irmãos Márquez oficializam parceria de trabalho no MotoGP

    4 de Abril, 2025

    Ivan Domingues arranca temporada de Fórmula 3 com sessão de testes em pleno Autódromo do Estoril

    10 de Fevereiro, 2025

    Ivan Domingues assina com a Van Amersfoort Racing e faz Mundial Fórmula 3 em 2025

    24 de Janeiro, 2025

    Cada investimento de 100 milhões de euros em capital de risco pode ter efeito multiplicador permanente de 0,22% no PIB nacional

    4 de Junho, 2025

    ANI distingue startup portuguesa que desenvolve terapia inovadora para cancros agressivos

    13 de Maio, 2025

    South Summit apresenta novo vertical sobre sustentabilidade e clima na Amazónia

    1 de Maio, 2025

    Drible é a agência com mais distinções nos Prémios Lusófonos da Criatividade

    9 de Abril, 2025

    Nuvem de Ideias: nova editora dedica-se ao livro como ferramenta de comunicação

    11 de Junho, 2024

    Bibá Pitta é a embaixadora dos livros bestsellers “Avó, fala-me de ti” e “Avô, fala-me de ti”, pelo terceiro ano consecutivo

    12 de Dezembro, 2023

    Publicado o livro gratuito “25 Espécies Aquáticas que Estão a Invadir Portugal”

    18 de Novembro, 2023

    VIAJA! – Um livro para todos aqueles que têm o “bichinho” das viagens

    25 de Outubro, 2023

    MO inaugura nova loja em MARCO de CANAVESES

    23 de Janeiro, 2024

    AICEP promove moda sustentável no mercado internacional

    17 de Novembro, 2023

    Designer de moda Luís Carvalho é o Primeiro Embaixador da marca em Portugal

    21 de Setembro, 2023

    Estudante portuguesa de design vence o Primeiro Concurso Europeu ECCO DESIGN LAB

    19 de Fevereiro, 2023

    ESTeSC integra projeto europeu de 3 milhões que melhora segurança dos exames médicos infantis

    7 de Maio, 2025

    Exercício durante a gravidez: a chave para o bem-estar físico e emocional

    5 de Maio, 2025

    Tecnologia desenvolvida em Portugal transforma as consultas médicas: mais tempo para os doentes e menos burocracia

    31 de Outubro, 2024

    5 hábitos para prevenir a perda de colagénio na pele

    29 de Outubro, 2024

    Lagoas Park quer aumentar a produção de energia para consumo próprio

    15 de Março, 2024

    RAIZ quer trazer a agricultura urbana a mais bairros de Portugal

    16 de Outubro, 2023

    Adico: Redução da pegada ambiental equivale a menos 213 mil quilómetros percorridos

    12 de Junho, 2023

    Lidl Portugal aposta em preçários digitais, permitindo, por ano, uma poupança de pelo menos 108 toneladas de papel em todas as suas lojas

    16 de Abril, 2023

    89% dos líderes de TI receia que erros da GenAI impactem negativamente as estratégias de cibersegurança das empresas

    4 de Março, 2025

    O Impacto da IA na Cibersegurança: O Que Esperar em 2025

    19 de Fevereiro, 2025

    Check Point Software demonstra a taxa de prevenção de ameaças mais elevada da indústria no Miercom’s Enterprise and Hybrid Mesh Firewall Security Report pelo terceiro ano consecutivo

    15 de Fevereiro, 2025

    Microsoft Portugal anuncia Pedro Soares como o novo National Security Officer

    12 de Fevereiro, 2025

    Aos 18, Sem Escola, Sem Casa, Sem Futuro

    11 de Junho, 2025

    Duas praias portuguesas entre as mais originais e secretas da Europa, segundo a Jetcost

    10 de Junho, 2025

    Comissão de Honra da Capital Verde Europeia 2026 reuniu-se pela primeira vez em Guimarães

    9 de Junho, 2025

    “It’s Like That”dos RUN DMC é reinventado pelo Grupo LEGO e pela “Global Girls Crew” para capacitar uma nova geração de meninas construtoras

    8 de Junho, 2025
Creative News
Home»Notícias»Serviços Públicos são alvo de 12 mil reclamações no Portal da Queixa
Notícias

Serviços Públicos são alvo de 12 mil reclamações no Portal da Queixa

IMT, SNS e Segurança Social são as entidades com o maior volume de reclamações. Queixas dirigidas aos Institutos Públicos disparam 123% face a 2020.
13 de Novembro, 2021
Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email

Numa altura em que o país assiste à dissolução da Assembleia da República, o Portal da Queixa fez uma análise aos Serviços Públicos e às reclamações geradas pelos consumidores contra o setor público. Em ano, os portugueses já apresentaram 12 mil queixas, um aumento de 29% face a 2020. O Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e a Segurança Social são as três entidades mais reclamadas.

 

Segundo revela a análise da equipa do Portal da Queixa, durante os primeiros 10 meses do ano, chegaram à maior rede social de consumidores de Portugal, mais de 1.200 reclamações por mês contra o setor público.

Entre 1 de janeiro e 31 de outubro de 2021, o Portal da Queixa recebeu na sua plataforma 12.001 reclamações dirigidas aos serviços públicos. Um aumento de 29% face ao período homólogo (2020), onde foram registadas 9.283 queixas. 

Foram consideradas para análise as seguintes subcategorias: Institutos Públicos, Serviços Sociais e de Previdência, Administração Pública e Polícia, Emergência e Bombeiros. Entre os vários organismos analisados, os resultados constatam que o IMT (4.322), o SNS (2.209) e a Segurança Social (1.378) lideram o maior volume de queixas dos consumidores. 

A maioria das reclamações dirigidas ao IMT (54%) estão relacionadas com problemas na emissão, troca, renovação e envio das cartas de condução. 

Relativamente ao SNS – que registou um aumento na ordem dos 37% face a 2020 -, 21% das reclamações incidem sobre problemas relacionados com a pandemia (vacinação, emissão de certificados, etc.), 24% refere-se a queixas relativas à qualidade de atendimento nos serviços e 12% reportam-se a problemas com consultas e dificuldade no acesso ao médico de família. 

No que concerne à Segurança Social, 46% das reclamações estão relacionadas com apoios, abonos, pensões e subsídios, sendo que, 10% dessas apontam problemas com os subsídios de desemprego.

No período analisado, verificou-se ainda um crescimento significativo do número de reclamações relacionadas com os Institutos Públicos, que somam 6.111 ao total de queixas apresentadas em 2021 contra os serviços públicos, fazendo disparar em 123% o número de reclamações, comparativamente com o mesmo período em 2020, onde foram registadas apenas 2.739.

A análise permitiu identificar que o IMT representa 71% das reclamações dirigidas à subcategoria Institutos Públicos e o SEF representa 77% das reclamações dirigidas à subcategoria Polícia, Emergência e Bombeiros. 

 

Entidades com menos queixas em 2021

Na Administração Pública, destaca-se o Ministério da Educação e a Autoridade Tributária e Aduaneira (ATA) ao registar, este ano, um decréscimo das reclamações. A Autoridade Tributária apresenta, atualmente, uma taxa de solução na ordem dos 84% e uma taxa de resposta de 89,1%, face às queixas que recebe dos consumidores via Portal da Queixa. 

Também as forças de segurança PSP e a GNR – na subcategoria Polícia, Emergência e Bombeiros -, registaram uma diminuição de reclamações dos portugueses, comparativamente com 2020. 

Nos Serviços Sociais de Previdência, o Centro Nacional de Pensões e a ADSE foram os organismos que viram reduzir a percentagem de queixas em 2021. 

(Período analisado: 01 janeiro a 31 de outubro 2020/2021)

De referir que, entre 01 de janeiro e 31 de dezembro de 2020, os serviços públicos registaram um aumento exponencial do número de reclamações no Portal da Queixa (total de 16.602 queixas), verificando-se um crescimento de 81% em comparação com 2019 (total de 9.184 queixas).

 

NOTA: Todas as reclamações efetuadas no Portal da Queixa dirigidas ao Setor Público estão disponíveis para consulta pública em: www.portaldaqueixa.com

 

 

Sobre o Portal da Queixa by Consumers Trust: 

O Portal da Queixa é a maior rede social de consumidores de Portugal, sendo uma referência nacional em matéria de consumo. A plataforma conta com mais de um milhão de utilizadores registados e mais de dez mil marcas e entidades públicas aderentes. 

Surgiu, em 2009, como um projeto independente, inovador e pioneiro em Portugal, que veio mudar o paradigma das reclamações e promover a literacia digital na sociedade de consumo. 

Hoje, é considerado pelas marcas e pelos consumidores, como um facilitador para a resolução de problemas, tendo como assinatura: “Do Problema à Solução!”

O crescimento exponencial e a consolidação do Portal da Queixa como um dos principais influenciadores nacionais em matéria de consumo, permitiu alcançar um novo posicionamento ao internacionalizar a sua plataforma para mercados com Espanha (Libro de Quejas), França (RéclameICI) e África do Sul (Complaints Book), através da sua rede global: a  Consumers Trust.

Share. Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp Email
AnteriorA Volvo Cars defende um maior investimento em energia limpa: a chave para potenciar a utilização dos automóveis elétricos
Próximo Resolução de conflitos Um guia para profissionais com ‘pavio curto’

Relacionados

Comissão de Honra da Capital Verde Europeia 2026 reuniu-se pela primeira vez em Guimarães

9 de Junho, 2025

Circular, limpa e com impacto: a jornada de mais de duas décadas da Eco-Oil a transformar resíduos em energia para a indústria

3 de Junho, 2025

ÚLTIMAS
Fernanda Ferreira

Aos 18, Sem Escola, Sem Casa, Sem Futuro

11 de Junho, 2025

Uma geração que termina o ensino… e começa a lutar para sobreviver.Aos 18 anos, muitos…

Duas praias portuguesas entre as mais originais e secretas da Europa, segundo a Jetcost

10 de Junho, 2025

Comissão de Honra da Capital Verde Europeia 2026 reuniu-se pela primeira vez em Guimarães

9 de Junho, 2025
SIGA-NOS!
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram
  • WhatsApp

Subscreva a Newsletter

Aceito receber a newsletter da Creative News que pode conter ocasionalmente informações sobre iniciativas, produtos e serviços.

Email : press@creativedesign.pt
Contacto: +351 913 163 426 (tarifa de rede móvel)
Política de Privacidade

Facebook Instagram LinkedIn

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.