• AUTOMÓVEL
    • ENSAIOS
  • ENTREVISTA
  • NEGÓCIOS
  • IMOBILIÁRIO
  • ESTUDO
  • DICAS
  • LANÇAMENTOS
  • DESTINOS
  • WELLNESS
  • LINKS
    • BELEZA
    • DESIGN
    • DESPORTO
    • EVENTO
    • LIVROS
    • MODA
    • SAÚDE
    • SUSTENTÁVEL
    • TECNOLOGIA
ÚLTIMAS !

Gama CUPRA reforçada com novas versões EXTREME

30 de Outubro, 2025

Comércio online: reclamações disparam mais de 60%. Burlas geram 10% das queixas

30 de Outubro, 2025

Cegid nomeia Carmen Cerdan como Diretora de Recursos Humanos para a região ILA

29 de Outubro, 2025
Facebook LinkedIn Instagram
LinkedIn Facebook Instagram
Creative News
loader

  • AUTOMÓVEL
    1. ENSAIOS
    2. VER TODOS

    Mazda 3 HB: a harmonia entre potência e eficiência

    6 de Outubro, 2025

    Mazda MX-5 1.5 Skyactiv-G 132 cv Kazari: liberdade com alma roadster

    1 de Outubro, 2025

    Mazda CX-60: Elegância nipónica com alma elétrica

    7 de Setembro, 2025

    Mazda CX-80 — O SUV familiar com alma japonesa

    6 de Setembro, 2025

    Gama CUPRA reforçada com novas versões EXTREME

    30 de Outubro, 2025

    Leapmotor revela o C10 AWD de 598 cv no Salão Automóvel de Zurique

    28 de Outubro, 2025

    Novo GLC elétrico já está disponível para encomenda: o best-seller elétrico chegou

    27 de Outubro, 2025

    VOLVO EX30 eleito Carro Frota do Ano

    27 de Outubro, 2025
  • ENTREVISTA

    Anos de Coragem – Entrevista a Elaine Serra

    26 de Setembro, 2025

    A linguagem da beleza – Entrevista a Jo Stenuit

    2 de Dezembro, 2024

    Entrevista a Vítor Martins, Diretor Comercial da JCDecaux

    7 de Agosto, 2023

    Entrevista a Sérgio Rodrigues, CEO da StoresAce

    2 de Maio, 2023

    Nomeação de Rui Cruz para a direção geral da Opensoft

    30 de Março, 2023
  • NEGÓCIOS

    IVECO reforça a logística sustentável com 42 novos camiões S-Way a gás natural ao serviço da TESCO, na Escócia

    10 de Outubro, 2025

    Dachser consolida o compromisso com entregas 100% elétricas em Barcelona

    10 de Setembro, 2025

    Coca-Cola celebra a sua ligação à música com uma parceria global histórica com o Rock in Rio Lisboa

    9 de Setembro, 2025

    Porto Business School reforça cooperação com Angola

    2 de Agosto, 2025

    Adolfo Domínguez atinge 43% das suas vendas fora de Espanha

    1 de Agosto, 2025
  • IMOBILIÁRIO

    MOME e Revive lançam projeto residencial de 140M€ no Porto

    7 de Outubro, 2025

    Casas à venda em Portugal: oferta está apenas 5% acima do mínimo de 2022

    24 de Setembro, 2025

    Comprar casa em Portugal ficou 8,5% mais caro no último ano

    1 de Agosto, 2025

    Segmento Urbano conquista prémio no World Architecture Festival

    15 de Julho, 2025

    Zome quer pôr carreiras a mexer

    10 de Julho, 2025
  • ESTUDO

    Comércio online: reclamações disparam mais de 60%. Burlas geram 10% das queixas

    30 de Outubro, 2025

    Investimento público global superior a $6 mil milhões em ciberdefesa mostra que segurança digital é prioridade económica e geopolítica

    28 de Outubro, 2025

    Mais de metade dos consumidores portugueses já abandonaram uma marca por mau atendimento

    18 de Outubro, 2025

    Geração Z permanece pouco tempo nas empresas, revela estudo da Randstad Global

    19 de Setembro, 2025

    Emprego na hotelaria cresce 9% entre maio e agosto face a 2024

    14 de Setembro, 2025
  • DICAS

    Quais são os três fatores a ter em conta para trocar os pneus do carro?

    9 de Outubro, 2025

    Regresso ao trabalho: 8 estratégias para voltar com mais motivação

    28 de Agosto, 2025

    Como aproveitar as férias de verão para repensar a carreira

    12 de Agosto, 2025

    Pequenos hábitos que podem melhorar a sua saúde financeira

    8 de Agosto, 2025

    As 7 luzes indicadoras de avaria do automóvel cujo significado todo o condutor deve conhecer

    2 de Agosto, 2025
  • LANÇAMENTOS

    h3 reinventa a tradição e lança o novo h3 Pica-Pau: Para picar sem parar

    24 de Outubro, 2025

    Do Mar ao Pulso: uma viagem com a Panerai e o Eilean

    25 de Agosto, 2025

    Açores traçam novo rumo: Lançamento do primeiro barco 100% eléctrico, inaugurando uma Era Verde para o Turismo

    9 de Agosto, 2025

    Lisboa recebe novo espaço educativo inovador para crianças e pais

    30 de Julho, 2025

    Panerai dá cor ao verão com braceletes à prova de sol e mar

    7 de Julho, 2025
  • DESTINOS

    Algarve recebe nota positiva dos turistas

    14 de Agosto, 2025

    Cidades nacionais mais procuradas pelos turistas portugueses

    1 de Julho, 2025

    Duas praias portuguesas entre as mais originais e secretas da Europa, segundo a Jetcost

    10 de Junho, 2025

    Zoomarine abre portas a 7 de março com novidades preparadas para a nova temporada

    26 de Fevereiro, 2024

    Dados eDreams: Paris volta a ser o destino de eleição dos portugueses nesta Páscoa

    3 de Abril, 2023
  • WELLNESS

    LLYC conquista Eficácia da Comunicação com campanha para Dove

    5 de Dezembro, 2021

    SERENITY SPA celebra a BLACK friday durante uma semana

    16 de Novembro, 2021

    Ser piloto por um dia ou observar as estrelas no Alentejo: os hotéis Moov oferecem novas experiências

    12 de Agosto, 2021

    Programa de verão do Spa Caudalie no The Yeatman: Divina por dentro e por fora

    9 de Agosto, 2021

    Yoga, alimentação saudável e ar puro do Douro: The Vintage House lança programa “Winefulness”

    9 de Agosto, 2021
  • LINKS
    1. BELEZA
    2. DESIGN
    3. DESPORTO
    4. EVENTO
    5. LIVROS
    6. MODA
    7. SAÚDE
    8. SUSTENTÁVEL
    9. TECNOLOGIA
    10. VER TODOS

    Um terço dos homens diz sentir dificuldade em aceder aos cuidados de saúde

    4 de Agosto, 2025

    GIVENCHY APRESENTA GENTLEMAN SOCIETY EAU DE PARFUM REFILL

    16 de Junho, 2025

    KÉRASTASE abre uma pop-up em NYC com as embaixadoras Emily Ratajkowski, Sydney Sweeney, Ebonne Davis, Margarida Corceiro e Caetana Botelho Afonso

    10 de Abril, 2025

    Os erros mais cometidos na hora de escolher a base

    14 de Novembro, 2024

    Mónica de Miranda, Prémio idealista de arte contemporânea 2023

    30 de Abril, 2023

    2ª edição do Prémio Adico distingue inovação e ecodesign

    23 de Abril, 2023

    Estudante portuguesa de design vence o Primeiro Concurso Europeu ECCO DESIGN LAB

    19 de Fevereiro, 2023

    IMPERFEITA 1.3: a idade não nos define

    17 de Fevereiro, 2023

    Liga MEO Surf – Francisca Veselko e Afonso Antunes conquistam Bom Petisco Peniche Pro

    26 de Outubro, 2025

    Os dois PEUGEOT 9X8 destacam-se, com um segundo lugar e um Top 5 no Japão

    29 de Setembro, 2025

    CLIO TROPHY PORTUGAL RUMA A TRÁS-OS-MONTES E À GALIZA PARA A TERCEIRA PROVA DO CALENDÁRIO

    19 de Setembro, 2025

    Théo Pourchaire torna-se piloto oficial do Team PEUGEOT TotalEnergies em 2026

    14 de Setembro, 2025

    Fábrica de Unicórnios anuncia os Empreendedores do Ano

    27 de Outubro, 2025

    84% das crianças com menos de 3 anos utilizam ecrãs todos os dias quando a recomendação é de apenas 20 minutos

    23 de Outubro, 2025

    ROCK IN RIO LISBOA apresenta: THE FLIGHT – o céu de lisboa vai ser palco na próxima edição do festival

    20 de Outubro, 2025

    Rock in Rio Lisboa 2026 anuncia dia pop com Katy Perry e grandes nomes nacionais

    17 de Outubro, 2025

    Nuvem de Ideias: nova editora dedica-se ao livro como ferramenta de comunicação

    11 de Junho, 2024

    Bibá Pitta é a embaixadora dos livros bestsellers “Avó, fala-me de ti” e “Avô, fala-me de ti”, pelo terceiro ano consecutivo

    12 de Dezembro, 2023

    Publicado o livro gratuito “25 Espécies Aquáticas que Estão a Invadir Portugal”

    18 de Novembro, 2023

    VIAJA! – Um livro para todos aqueles que têm o “bichinho” das viagens

    25 de Outubro, 2023

    MO inaugura nova loja em MARCO de CANAVESES

    23 de Janeiro, 2024

    AICEP promove moda sustentável no mercado internacional

    17 de Novembro, 2023

    Designer de moda Luís Carvalho é o Primeiro Embaixador da marca em Portugal

    21 de Setembro, 2023

    Estudante portuguesa de design vence o Primeiro Concurso Europeu ECCO DESIGN LAB

    19 de Fevereiro, 2023

    O verão também é tempo de prevenção no cancro de pulmão

    8 de Agosto, 2025

    ESTeSC integra projeto europeu de 3 milhões que melhora segurança dos exames médicos infantis

    7 de Maio, 2025

    Exercício durante a gravidez: a chave para o bem-estar físico e emocional

    5 de Maio, 2025

    Tecnologia desenvolvida em Portugal transforma as consultas médicas: mais tempo para os doentes e menos burocracia

    31 de Outubro, 2024

    Especialistas preparam estratégia urbanística para adaptar Lisboa às alterações climáticas

    24 de Junho, 2025

    Lagoas Park quer aumentar a produção de energia para consumo próprio

    15 de Março, 2024

    RAIZ quer trazer a agricultura urbana a mais bairros de Portugal

    16 de Outubro, 2023

    Adico: Redução da pegada ambiental equivale a menos 213 mil quilómetros percorridos

    12 de Junho, 2023

    Lisbon AI Week desafia criadores a juntarem-se à semana da Inteligência Artificial

    12 de Outubro, 2025

    Grupo Ribera utiliza tecnologia de IA da Microsoft para apoiar pacientes e profissionais de saúde

    18 de Setembro, 2025

    No interior do novo GLC elétrico: Uma experiência excecional, impulsionada pelo MB.OS, que transmite a sensação de estar em casa

    12 de Setembro, 2025

    Portugal é um dos destinos favoritos dos nómadas digitais com o interior do país a impulsionar novos modelos de vida

    26 de Agosto, 2025

    Gama CUPRA reforçada com novas versões EXTREME

    30 de Outubro, 2025

    Comércio online: reclamações disparam mais de 60%. Burlas geram 10% das queixas

    30 de Outubro, 2025

    Cegid nomeia Carmen Cerdan como Diretora de Recursos Humanos para a região ILA

    29 de Outubro, 2025

    Chef Rui Prado estreia-se ao comando do BALCONY Restaurant

    29 de Outubro, 2025
Creative News
Home»Automóvel»Nos bastidores da Mazda: A evolução do design Mazda na visão de Jo Stenuit
Automóvel

Nos bastidores da Mazda: A evolução do design Mazda na visão de Jo Stenuit

A visão de Jo Stenuit, Director de Design da Mazda Europa, na evolução dos conceitos de design nos automóveis Mazda e no sector
22 de Julho, 2021
MDE. Mazda Design Europe.
Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email

Jo Stenuit, Director de Design da Mazda Motor Europe, partilha as suas fontes de inspiração, os factores que influenciam o seu trabalho e a sua perspectiva do que está a mudar no design automóvel, fruto da electrificação dos veículos.

Está na Mazda há mais de 20 anos. Como descreveria a evolução do design na Mazda ao longo desse período?

Ao longo das últimas décadas tivemos diferentes filosofias de design, como o “Tokimeki”, o “Nagare” e o actual “Kodo”. Embora, obviamente, sejam diferentes entre si, o principal objectivo foi sempre o mesmo: demonstrar que os nossos automóveis proporcionam prazer de condução. A maior alteração dos últimos 10 anos assenta no facto de que concentrámos os nossos esforços em formas de expressão cada vez mais artísticas e premium.

Isto significa que voltámos às origens do melhor do design automóvel. Os muitos prémios e distinções que temos obtido são a confirmação de que os nossos clientes e fãs, de todo o mundo, entendem e apreciam esta abordagem, processo que não teria sido possível sem a estreita colaboração dos estúdios de design da Mazda no Japão, Europa e EUA.

Como caracteriza a mais recente evolução do design Kodo?

A atenção aos detalhes é um factor essencial. A segunda fase do design Kodo gira em torno da pureza e conta com linhas emocionais, recorrendo ao menor número possível de elementos, algo que só pode ser alcançado se esses elementos forem criados segundo os mais elevados padrões. Na concepção do design exterior, empregamos muito tempo na colocação de todos os elementos em equilíbrio e harmonia, garantindo que os reflexos exteriores dos veículos são o mais dinâmicos e perfeitos possível. Já no habitáculo, esforçamo-nos em tornar a experiência sempre tão convidativa e positiva como a vivida na primeira vez em que os nossos clientes entraram num automóvel. Organizamos os interiores com precisão, limitando o número de elementos de design e refinando os materiais até à perfeição.

Mas a excelência do design vai além do próprio veículo. Juntamente com nossos colegas dos departamentos de Estilo, de Marketing e de Comunicação conseguimos criar e estabelecer um ambiente específico para os nossos modelos e para a nossa marca, que reflete as aspirações premium da Mazda. Ao fazê-lo, conciliamos meticulosamente texto, grafismo, fotografia e arquitectura. Esta atenção aos detalhes demonstra a paixão dos nossos designers, bem como a nossa confiança nos produtos e na marca Mazda.

Como classifica a evolução da Mazda no sentido do design topo de gama?

É a consequência lógica da nossa busca por valores únicos em termos de produto e experiência de marca. Num mundo em que tudo acontece cada vez mais rapidamente e onde as tendências de design mudam constantemente, a Mazda oferece uma alternativa intemporal, sofisticada e bem articulada. A beleza só funciona quando é criada com emoção, dedicação aos detalhes e um elevado grau de confiança e de humildade.

O tom azul escuro está actualmente a revelar-se uma tendência em alta no design de interiores. Também se aplica no interior dos automóveis?

Sinceramente, já experimentámos o azul escuro, mas somos altamente cautelosos em replicar tendências sazonais nos nossos veículos. Temos de pensar muito mais a um longo prazo. Dito isto, a cortiça é atualmente muito apreciada e é um material que se adequa muito bem à Mazda, marca que começou como fabricante de cortiça. De qualquer forma, há uma grande tendência para a qualidade, pelo que procuramos metodicamente materiais com essa característica, junto com um foco especial em sustentabilidade.

Por exemplo, no Mazda MX-30[1] utilizamos vários materiais com uma taxa de reciclagem até aos 100%. Outra das tendências incide nas tecnologias integradas, numa altura em que quantidade de informação já começa a ser excessiva, pelo que precisamos de evitar uma sobrecarga sensorial. Na década de 1980, os interiores de alguns concept cars começavam a parecer autênticas árvores de Natal, tendência que  não durou muito tempo.

O que deve oferecer, então, um interior de um automóvel?

Deve proporcionar uma sensação imediata de conforto e de tranquilidade. Para tal, é fundamental introduzir materiais e cores atractivas mas de uma forma moderada. O habitáculo requer um design simples e de alta qualidade, e isso é o bastante!

Os automóveis antigos fazem-no muito bem: são honestos e simples. Tenho um Datsun de 1971, um carro tão minimalista que o único equipamento interior é um rádio. É algo que acalma as mentes, pelo que penso que temos de voltar a essa simplicidade. Na Mazda, é claramente isso que estamos a fazer: os nossos interiores são muito simples.

Até que ponto deve o interior de um automóvel ser um espaço para viver?

O mais possível, na minha opinião. Deve ser muito confortável, como acontece no Mazda MX-30. É reconfortante estar sentado num ambiente desse tipo. Os automóveis elétricos vão reforçar esse conceito, pois, uma vez que, de um modo geral, se deslocam a velocidades reduzidas, o habitáculo assume uma maior importância. Ou seja, o habitáculo deve ser um espaço agradável e descontraído. Estamos a ver cada vez mais este tipo de conceito em protótipos de veículos autónomos, cujos habitáculos parecem salas de estar.

[1] Mazda MX-30 eSkyactiv (valores combinados, WLTP – Consumo de electricidade: 19 kWh/100km; Emissões de CO2: 0 g/km. Veículos homologados de acordo com a nova norma WLTP (Reg. (EU) 1151 / 2017; Reg. (EU) 2007/715).

Como se exploram novas ideias? E como podemos definir o processo de design de um veículo, especialmente o de um modelo eléctrico?

Como quase sempre, tudo começa com uma folha de papel em branco. Anotamos as nossas ideias iniciais com base na percepção do quotidiano como designers e, obviamente, do mercado e dos dados técnicos fornecidos por outros departamentos. Os primeiros automóveis eléctricos lançados no mercado pareciam muito futuristas, como se dissessem “vejam, aqui está algo novo!” Hoje estes modelos já não precisam de chocar as pessoas, apresentando-se cada vez mais normais.

Contudo, os propulsores eléctricos mudaram os conceitos estruturais dos veículos. Até há bem pouco tempo, a frente de um automóvel era dominada pela grelha do radiador, que lhe conferia uma expressão facial. Mas isso está a mudar, sendo que agora temos motores integrados nas rodas, o que deixa muito espaço livre para projetar algo novo, recorrendo ao vidro, por exemplo. Com um simples olhar para a carroçaria, qualquer pessoa percebe, de imediato, se se trata de um automóvel eléctrico.

Por outras palavras, projetar um veículo, seja eléctrico ou com motor de combustão interna, começa com a pergunta: “O que é que as pessoas precisam neste automóvel?” É esse o nosso trabalho!

E o que mais está a mudar?

A maior parte das mudanças estão a ter lugar no habitáculo. Num veículo eléctrico a sensação é diferente, sendo que também o conduzimos de uma forma diferente. O Mazda MX-30 é um mundo completamente diferente do Mazda3, cujo interior está focado no condutor, acima de tudo. O habitáculo do MX-30 transmite maior tranquilidade, descontracção e equilíbrio, enquanto o seu interior também parece mais reservado, dedicado e espaçoso, como se fosse uma extensão da nossa sala de estar.

Como se concebe um habitáculo com um ambiente tranquilo?

Também aqui tudo começa a partir de um espaço vazio. Depois olhamos para o que é realmente necessário, certificando-nos de que não estamos a exagerar. Como japoneses, na Mazda somos muito minimalistas, ao contrário de outras marcas que tentam, muitas vezes, colocar o máximo de coisas possíveis no habitáculo. Mas essa não é a nossa filosofia. Demasiadas coisas só contribuem para agitar e sobrecarregar as pessoas, para além de que esse tipo de abundância significa que há funcionalidades que ninguém usa.

Outro ponto é o facto de a tecnologia evoluir mais rapidamente do que as pessoas se conseguem adaptar a ela. Em resultado, nem sempre é necessário ter tantas coisas novas no nosso automóvel. Para nós, o prazer de condução continua a ser a principal prioridade e isto também se aplica aos modelos eléctricos.

Share. Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp Email
AnteriorA exclusiva F-150 Rocket League Edition está preparada para entrar no mundo dos videojogos, graças à parceria da Ford com a Psyonix
Próximo Maria Greger: Reflexões de uma veterana do design

Relacionados

Gama CUPRA reforçada com novas versões EXTREME

30 de Outubro, 2025

Leapmotor revela o C10 AWD de 598 cv no Salão Automóvel de Zurique

28 de Outubro, 2025

ÚLTIMAS
Automóvel

Gama CUPRA reforçada com novas versões EXTREME

30 de Outubro, 2025

CUPRA é sinónimo de competição e emoção e é esse o espírito refletido nas novas…

Comércio online: reclamações disparam mais de 60%. Burlas geram 10% das queixas

30 de Outubro, 2025

Cegid nomeia Carmen Cerdan como Diretora de Recursos Humanos para a região ILA

29 de Outubro, 2025
SIGA-NOS!
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram
  • WhatsApp

Subscreva a Newsletter

Aceito receber a newsletter da Creative News que pode conter ocasionalmente informações sobre iniciativas, produtos e serviços.

Email : press@creativedesign.pt
Contacto: +351 913 163 426 (tarifa de rede móvel)
Política de Privacidade
Estatuto Editorial

Facebook Instagram LinkedIn

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.