O IDEA Spaces, pioneiro no coworking em Portugal e reconhecido como um dos 100 melhores espaços do mundo, realizou um questionário aos membros das suas quatro localizações para avaliar a sua satisfação e adaptar a oferta às necessidades de cada negócio. Dos 160 inquiridos, cerca de 90% destacam o forte espírito de comunidade e a esmagadora maioria (95%) considera que o espaço disponibiliza todas as condições necessárias para trabalhar — desde infraestruturas, equipamentos a um ambiente colaborativo que potencia a inovação e produtividade.
“No IDEA Spaces, acreditamos que a inovação é um motor crescimento económico, mas também sabemos que o bem-estar e a felicidade das equipas são bastante importantes para garantir um ambiente de trabalho produtivo. Faz parte do nosso ADN proporcionar um espaço onde as pessoas se sintam verdadeiramente motivadas e felizes, por isso, é com grande orgulho que vemos a nossa missão refletida de forma tão positiva no feedback dos nossos membros. Esta escuta ativa dá-nos abertura a novas ideias, algo essencial para o crescimento sustentável da nossa comunidade. Motiva-nos a continuar a evoluir e ajustar a nossa oferta mediante as sugestões que recebemos” afirma Diogo Fabiana, Chief Innovation Officer e Sócio do IDEA Spaces.
No que diz respeito à integração nos espaços, quase 90% dos membros afirmam sentir-se parte da comunidade e mais de metade recomendam o IDEA Spaces, atribuindo pontuação máxima (dez em dez). Entre os aspetos mais valorizados estão a dinamização de eventos, a comunicação inclusiva, o bom ambiente e a flexibilidade. Além disso, o questionário revela que mais de 60% dos inquiridos avaliaram com a pontuação máxima o impacto na sua produtividade, foco e capacidade de colaboração.
Este sentimento de pertença é um dos fatores que impactam a felicidade no trabalho e deve-se, em grande parte, ao papel fundamental da equipa do IDEA Spaces, que está sempre presente no dia a dia dos membros e promove dinâmicas que fortalecem as relações dentro da comunidade. Além disso, os resultados refletem a missão da rede de espaços de cowork em proporcionar um ecossistema que impulsiona a inovação, o empreendedorismo e o bem-estar.
A troca de serviços entre empresas é outro reflexo do espírito de partilha, com muitas delas a trocarem serviços entre si e a estabelecerem parcerias orgânicas. Ao longo do último ano, este ambiente colaborativo gerou um impacto significativo nos negócios, demonstrando como este modelo de trabalho pode gerar oportunidades de crescimento das empresas.
A acessibilidade, os preços e a segurança são outros dos aspetos destacados pelos inquiridos. Quase 90% consideram as localizações do IDEA Spaces convenientes para as suas necessidades, e mais de 90% referem que o preço praticado para usufruto dos espaços é justo. A segurança é outro ponto forte, já que a totalidade dos membros questionados sentem-se confortáveis em abandonar os seus pertences sem preocupações. Outra questão abordada no inquérito prende-se com a defesa de causas sociais: 80% dos inquiridos atribuíram uma classificação de quatro ou cinco (num máximo de cinco) ao envolvimento do IDEA Spaces nestas iniciativas.