A Salesforce (NYSE: CRM), líder mundial em CRM baseado em Inteligência Artificial (IA), acaba de apresentar os resultados de um novo estudo global feito através de um inquérito em mais de 15 países. Os cidadãos e eleitores dos mercados analisados concordam que há espaço para melhorias no que diz respeito aos serviços públicos, com quase metade (40%) a afirmar ter dificuldades com as interações governamentais, e mais de um terço não tem a certeza se conhece os programas públicos disponíveis. No entanto, o estudo indica um apoio público esmagador às soluções de IA – com 90% dos inquiridos a afirmar que utilizariam um agente de IA para interagir com o seu governo.
A chegada dos agentes de IA apresenta uma excelente oportunidade para que os governos possam reforçar a confiança dos serviços público, simplificando-os e acelerando os tempos de resposta. Face às restrições orçamentais, os agentes podem aumentar as capacidades dos funcionários públicos e servir melhor os seus eleitores, sem terem de aumentar drasticamente a dimensão das equipas.
“As soluções de IA, como a plataforma de trabalho digital Agentforce da Salesforce, podem ajudar os governos a otimizarem e escalarem os serviços, para melhor satisfazerem as necessidades dos seus cidadãos”, afirma Nasi Jazayeri, vice-presidente executivo e diretor geral do setor público, Industries Cloud, Salesforce. “Enquanto os líderes se reúnem em Davos, esta é uma grande oportunidade para que haja uma união entre os setores público e privado, para explorarem a forma como os agentes podem ajudar a comunidade global a atingir os seus objetivos mais urgentes.”
Cidadãos esperam melhorias dos serviços do Estado:
- 40% afirma que é difícil interagir com serviços públicos quando têm dúvidas ou precisam de ajuda;
- Menos de metade dos inquiridos considera fácil compreender quais os serviços públicos (42%) e os programas de assistência pública (46%) que lhes estão disponíveis;
- As principais melhorias na prestação de serviços desejadas pelos cidadãos globais incluem:
- Reduzir o número de passos para satisfazer as necessidades.
- Responder às suas necessidades mais rapidamente.
Cidadãos querem interagir com agentes da IA:
- 90% dos inquiridos a nível global afirmam que utilizariam um agente de IA para interagir com o setor público;
- Os eleitores do Brasil, Espanha, Singapura e Itália estão entre os mais dispostos a utilizar agentes de IA para interagir com o setor público, pelo que estes países podem ser pioneiros na era dos Agentes de IA;
- Os inquiridos em termos globais priorizam três fatores quando consideraram a utilização de agentes de IA no setor público:
- 47% afirmam a importância de disponibilizar acesso 24 horas por dia, 7 dias por semana, a informação e serviços;
- 44% afirmam que poderá ajudar a ter acesso eficiente aos recursos estatais;
- 40% afirmam que poderá reduzir o número de sites e os passos necessários para satisfazer as suas necessidades.
Saiba mais:
– Saiba como os agentes de IA vão mudar tudo o que sabemos sobre o trabalho.
– Descubra como a Salesforce está a moldar os padrões éticos de IA na Era dos Agentes.
Metodologia
A Salesforce realizou um inquérito à população geral, duplamente anónimo, entre 27 de novembro de 2024 e 9 de janeiro de 2025. O tamanho total da amostra foi de 11.750 adultos na Austrália, Brasil, Canadá, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Índia, Itália, Japão, Países Baixos, Nova Zelândia, Noruega, Singapura, Espanha, Suécia, Reino Unido e Estados Unidos.