A LLYC encerra o primeiro semestre de 2024 no TOP 10 global de assessores de comunicação em M&A por volume de transacções assessoradas, ocupando a 9ª posição, segundo a Mergermarket. Neste período, a consultora assessorou 66 transacções no valor de 22.693 milhões de dólares. Estes números colocam-na também no top 15 do ranking global em termos de valor de transação.
Entre as principais transações em que a consultora participou destacam-se a OPA do BBVA sobre o Sabadell (11.440 milhões de euros), a OPA lançada pela Magyar Vagon sobre a Talgo (930 milhões de euros), a venda da Monbake à CVC por parte da Ardian (900 milhões de euros) e a compra de uma participação maioritária da Plenoil por parte da Portobello e da Tensile Capital (400 milhões de euros). Do mesmo modo, este ano a atividade da LLYC nos EUA foi reforçada após a aquisição da empresa Lambert, que assessorou operações de grande envergadura neste mercado, como a compra da Synopsys pelo Clearlake Capital Group (2.100 milhões de dólares) ou o fecho por parte da Vestar Capital Partners de um continuation fund para Circana (1.200 milhões de dólares). Por conseguinte, a LLYC ocupa também o 9º lugar nos Estados Unidos em termos de volume de operações.
Foi um período muito ativo, no qual a LLYC também participou no avanço de importantes operações anunciadas em 2023, incluindo o fecho de várias transações depois de superar as fases de autorizações regulamentares nos primeiros meses de 2024. Foi o caso da compra da Vodafone España pela Zegona (5.000 milhões de euros), da oferta da Ardian para adquirir uma participação do aeroporto de Heathrow (3.259 milhões de euros), da aquisição da Liberty Seguros pela Generali (2.300 milhões de euros), da OPA lançada pela TDR Capital e pela I Squared Capital sobre a Applus (1.260 milhões de euros) e da OPA da Antin Infrastructure por 100% da Opdenergy (1.218 milhões de euros).
Adicionalmente, as tabelas classificativas da Mergermarket também confirmaram a liderança da LLYC nas áreas geográficas em que a empresa opera. A LLYC ficou no top 10 da Europa em termos de valor, na 10ª posição (32 transações avaliadas em 20.193 milhões de dólares), e nas Américas, na 8ª posição (43 transacções avaliadas em 4.005 milhões de dólares) em termos de volume.
Estas são as posições refletidas nas tabelas classificativas oficiais publicadas hoje pela Mergermarket depois da acreditação das informações sobre as operações anunciadas no primeiro semestre do ano enviadas ao fornecedor de inteligência antes de 12 de julho de 2024.
Liderança internacional da FGS Global, parceira da LLYC
É importante destacar a liderança da FGS Global, consultora de comunicação internacional a que a LLYC está associada e com a qual desenvolve projetos de caráter transfronteiriço. De acordo com os dados oficiais da Mergermarket, a empresa encerra o primeiro semestre de 2024 como número 1 a nível mundial, tanto em volume como em valor de operações (172 transacções no valor de 303.724 milhões de dólares).
“A nossa posição no Top 10 global como assessores de M&A é um testemunho da confiança que os nossos clientes depositam na LLYC e da excelência da nossa equipa. A conquista reflete não só o volume significativo de transações que assessoramos, mas também o valor estratégico que trazemos para cada projeto. Continuaremos a trabalhar com determinação para solidificar a nossa liderança e ampliar a nossa presença internacional.” — Marlene Gaspar, Diretora Geral da LLYC Portugal.