• AUTOMÓVEL
    • ENSAIOS
  • ENTREVISTA
  • NEGÓCIOS
  • IMOBILIÁRIO
  • ESTUDO
  • DICAS
  • LANÇAMENTOS
  • DESTINOS
  • WELLNESS
  • LINKS
    • BELEZA
    • DESIGN
    • DESPORTO
    • EVENTO
    • LIVROS
    • MODA
    • SAÚDE
    • SUSTENTÁVEL
    • TECNOLOGIA
ÚLTIMAS !

Investimento público global superior a $6 mil milhões em ciberdefesa mostra que segurança digital é prioridade económica e geopolítica

28 de Outubro, 2025

Leapmotor revela o C10 AWD de 598 cv no Salão Automóvel de Zurique

28 de Outubro, 2025

Novo GLC elétrico já está disponível para encomenda: o best-seller elétrico chegou

27 de Outubro, 2025
Facebook LinkedIn Instagram
LinkedIn Facebook Instagram
Creative News
loader

  • AUTOMÓVEL
    1. ENSAIOS
    2. VER TODOS

    Mazda 3 HB: a harmonia entre potência e eficiência

    6 de Outubro, 2025

    Mazda MX-5 1.5 Skyactiv-G 132 cv Kazari: liberdade com alma roadster

    1 de Outubro, 2025

    Mazda CX-60: Elegância nipónica com alma elétrica

    7 de Setembro, 2025

    Mazda CX-80 — O SUV familiar com alma japonesa

    6 de Setembro, 2025

    Leapmotor revela o C10 AWD de 598 cv no Salão Automóvel de Zurique

    28 de Outubro, 2025

    Novo GLC elétrico já está disponível para encomenda: o best-seller elétrico chegou

    27 de Outubro, 2025

    VOLVO EX30 eleito Carro Frota do Ano

    27 de Outubro, 2025

    ALPINE A110, COMEÇA A CONTAGEM DECRESCENTE!

    25 de Outubro, 2025
  • ENTREVISTA

    Anos de Coragem – Entrevista a Elaine Serra

    26 de Setembro, 2025

    A linguagem da beleza – Entrevista a Jo Stenuit

    2 de Dezembro, 2024

    Entrevista a Vítor Martins, Diretor Comercial da JCDecaux

    7 de Agosto, 2023

    Entrevista a Sérgio Rodrigues, CEO da StoresAce

    2 de Maio, 2023

    Nomeação de Rui Cruz para a direção geral da Opensoft

    30 de Março, 2023
  • NEGÓCIOS

    IVECO reforça a logística sustentável com 42 novos camiões S-Way a gás natural ao serviço da TESCO, na Escócia

    10 de Outubro, 2025

    Dachser consolida o compromisso com entregas 100% elétricas em Barcelona

    10 de Setembro, 2025

    Coca-Cola celebra a sua ligação à música com uma parceria global histórica com o Rock in Rio Lisboa

    9 de Setembro, 2025

    Porto Business School reforça cooperação com Angola

    2 de Agosto, 2025

    Adolfo Domínguez atinge 43% das suas vendas fora de Espanha

    1 de Agosto, 2025
  • IMOBILIÁRIO

    MOME e Revive lançam projeto residencial de 140M€ no Porto

    7 de Outubro, 2025

    Casas à venda em Portugal: oferta está apenas 5% acima do mínimo de 2022

    24 de Setembro, 2025

    Comprar casa em Portugal ficou 8,5% mais caro no último ano

    1 de Agosto, 2025

    Segmento Urbano conquista prémio no World Architecture Festival

    15 de Julho, 2025

    Zome quer pôr carreiras a mexer

    10 de Julho, 2025
  • ESTUDO

    Investimento público global superior a $6 mil milhões em ciberdefesa mostra que segurança digital é prioridade económica e geopolítica

    28 de Outubro, 2025

    Mais de metade dos consumidores portugueses já abandonaram uma marca por mau atendimento

    18 de Outubro, 2025

    Geração Z permanece pouco tempo nas empresas, revela estudo da Randstad Global

    19 de Setembro, 2025

    Emprego na hotelaria cresce 9% entre maio e agosto face a 2024

    14 de Setembro, 2025

    Relatório Sophos: setor da educação reforça-se contra ransomware, mas equipas de TI pagam preço pessoal

    13 de Setembro, 2025
  • DICAS

    Quais são os três fatores a ter em conta para trocar os pneus do carro?

    9 de Outubro, 2025

    Regresso ao trabalho: 8 estratégias para voltar com mais motivação

    28 de Agosto, 2025

    Como aproveitar as férias de verão para repensar a carreira

    12 de Agosto, 2025

    Pequenos hábitos que podem melhorar a sua saúde financeira

    8 de Agosto, 2025

    As 7 luzes indicadoras de avaria do automóvel cujo significado todo o condutor deve conhecer

    2 de Agosto, 2025
  • LANÇAMENTOS

    h3 reinventa a tradição e lança o novo h3 Pica-Pau: Para picar sem parar

    24 de Outubro, 2025

    Do Mar ao Pulso: uma viagem com a Panerai e o Eilean

    25 de Agosto, 2025

    Açores traçam novo rumo: Lançamento do primeiro barco 100% eléctrico, inaugurando uma Era Verde para o Turismo

    9 de Agosto, 2025

    Lisboa recebe novo espaço educativo inovador para crianças e pais

    30 de Julho, 2025

    Panerai dá cor ao verão com braceletes à prova de sol e mar

    7 de Julho, 2025
  • DESTINOS

    Algarve recebe nota positiva dos turistas

    14 de Agosto, 2025

    Cidades nacionais mais procuradas pelos turistas portugueses

    1 de Julho, 2025

    Duas praias portuguesas entre as mais originais e secretas da Europa, segundo a Jetcost

    10 de Junho, 2025

    Zoomarine abre portas a 7 de março com novidades preparadas para a nova temporada

    26 de Fevereiro, 2024

    Dados eDreams: Paris volta a ser o destino de eleição dos portugueses nesta Páscoa

    3 de Abril, 2023
  • WELLNESS

    LLYC conquista Eficácia da Comunicação com campanha para Dove

    5 de Dezembro, 2021

    SERENITY SPA celebra a BLACK friday durante uma semana

    16 de Novembro, 2021

    Ser piloto por um dia ou observar as estrelas no Alentejo: os hotéis Moov oferecem novas experiências

    12 de Agosto, 2021

    Programa de verão do Spa Caudalie no The Yeatman: Divina por dentro e por fora

    9 de Agosto, 2021

    Yoga, alimentação saudável e ar puro do Douro: The Vintage House lança programa “Winefulness”

    9 de Agosto, 2021
  • LINKS
    1. BELEZA
    2. DESIGN
    3. DESPORTO
    4. EVENTO
    5. LIVROS
    6. MODA
    7. SAÚDE
    8. SUSTENTÁVEL
    9. TECNOLOGIA
    10. VER TODOS

    Um terço dos homens diz sentir dificuldade em aceder aos cuidados de saúde

    4 de Agosto, 2025

    GIVENCHY APRESENTA GENTLEMAN SOCIETY EAU DE PARFUM REFILL

    16 de Junho, 2025

    KÉRASTASE abre uma pop-up em NYC com as embaixadoras Emily Ratajkowski, Sydney Sweeney, Ebonne Davis, Margarida Corceiro e Caetana Botelho Afonso

    10 de Abril, 2025

    Os erros mais cometidos na hora de escolher a base

    14 de Novembro, 2024

    Mónica de Miranda, Prémio idealista de arte contemporânea 2023

    30 de Abril, 2023

    2ª edição do Prémio Adico distingue inovação e ecodesign

    23 de Abril, 2023

    Estudante portuguesa de design vence o Primeiro Concurso Europeu ECCO DESIGN LAB

    19 de Fevereiro, 2023

    IMPERFEITA 1.3: a idade não nos define

    17 de Fevereiro, 2023

    Liga MEO Surf – Francisca Veselko e Afonso Antunes conquistam Bom Petisco Peniche Pro

    26 de Outubro, 2025

    Os dois PEUGEOT 9X8 destacam-se, com um segundo lugar e um Top 5 no Japão

    29 de Setembro, 2025

    CLIO TROPHY PORTUGAL RUMA A TRÁS-OS-MONTES E À GALIZA PARA A TERCEIRA PROVA DO CALENDÁRIO

    19 de Setembro, 2025

    Théo Pourchaire torna-se piloto oficial do Team PEUGEOT TotalEnergies em 2026

    14 de Setembro, 2025

    Fábrica de Unicórnios anuncia os Empreendedores do Ano

    27 de Outubro, 2025

    84% das crianças com menos de 3 anos utilizam ecrãs todos os dias quando a recomendação é de apenas 20 minutos

    23 de Outubro, 2025

    ROCK IN RIO LISBOA apresenta: THE FLIGHT – o céu de lisboa vai ser palco na próxima edição do festival

    20 de Outubro, 2025

    Rock in Rio Lisboa 2026 anuncia dia pop com Katy Perry e grandes nomes nacionais

    17 de Outubro, 2025

    Nuvem de Ideias: nova editora dedica-se ao livro como ferramenta de comunicação

    11 de Junho, 2024

    Bibá Pitta é a embaixadora dos livros bestsellers “Avó, fala-me de ti” e “Avô, fala-me de ti”, pelo terceiro ano consecutivo

    12 de Dezembro, 2023

    Publicado o livro gratuito “25 Espécies Aquáticas que Estão a Invadir Portugal”

    18 de Novembro, 2023

    VIAJA! – Um livro para todos aqueles que têm o “bichinho” das viagens

    25 de Outubro, 2023

    MO inaugura nova loja em MARCO de CANAVESES

    23 de Janeiro, 2024

    AICEP promove moda sustentável no mercado internacional

    17 de Novembro, 2023

    Designer de moda Luís Carvalho é o Primeiro Embaixador da marca em Portugal

    21 de Setembro, 2023

    Estudante portuguesa de design vence o Primeiro Concurso Europeu ECCO DESIGN LAB

    19 de Fevereiro, 2023

    O verão também é tempo de prevenção no cancro de pulmão

    8 de Agosto, 2025

    ESTeSC integra projeto europeu de 3 milhões que melhora segurança dos exames médicos infantis

    7 de Maio, 2025

    Exercício durante a gravidez: a chave para o bem-estar físico e emocional

    5 de Maio, 2025

    Tecnologia desenvolvida em Portugal transforma as consultas médicas: mais tempo para os doentes e menos burocracia

    31 de Outubro, 2024

    Especialistas preparam estratégia urbanística para adaptar Lisboa às alterações climáticas

    24 de Junho, 2025

    Lagoas Park quer aumentar a produção de energia para consumo próprio

    15 de Março, 2024

    RAIZ quer trazer a agricultura urbana a mais bairros de Portugal

    16 de Outubro, 2023

    Adico: Redução da pegada ambiental equivale a menos 213 mil quilómetros percorridos

    12 de Junho, 2023

    Lisbon AI Week desafia criadores a juntarem-se à semana da Inteligência Artificial

    12 de Outubro, 2025

    Grupo Ribera utiliza tecnologia de IA da Microsoft para apoiar pacientes e profissionais de saúde

    18 de Setembro, 2025

    No interior do novo GLC elétrico: Uma experiência excecional, impulsionada pelo MB.OS, que transmite a sensação de estar em casa

    12 de Setembro, 2025

    Portugal é um dos destinos favoritos dos nómadas digitais com o interior do país a impulsionar novos modelos de vida

    26 de Agosto, 2025

    Investimento público global superior a $6 mil milhões em ciberdefesa mostra que segurança digital é prioridade económica e geopolítica

    28 de Outubro, 2025

    Leapmotor revela o C10 AWD de 598 cv no Salão Automóvel de Zurique

    28 de Outubro, 2025

    Novo GLC elétrico já está disponível para encomenda: o best-seller elétrico chegou

    27 de Outubro, 2025

    Fábrica de Unicórnios anuncia os Empreendedores do Ano

    27 de Outubro, 2025
Creative News
Home»Estudo»Atrair e reter talento, a principal preocupação para 75% dos CEO
Estudo

Atrair e reter talento, a principal preocupação para 75% dos CEO

13 de Março, 2024
Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email

75% dos CEO asseguram que atrair e reter talento é a questão que mais os preocupa nos próximos meses, embora apenas 3 em cada 10 acreditem que a sua empresa está bem preparada para enfrentar este desafio. A resiliência empresarial (73%), o foco no cliente (69%), a transformação digital/IA (66%) ou o impacto da geopolítica no contexto económico (60%) representam as suas outras grandes preocupações. Estas são algumas das conclusões do novo Forecast Corporate Affairs 2024 ‘Ativismo corporativo para um ano difícil’ elaborado pela LLYC a partir de dois inquéritos realizados a quadros superiores de Espanha e da América Latina. Foi também analisada a conversação digital de mais de 300 executivos de 11 países e foram consultados até 40 relatórios de tendências, elaborados por algumas das principais empresas mundiais.

 

Após este amplo exercício de reflexão, o documento conclui que a era das certezas terminou. Estamos a viver uma era de incerteza. Estamos a assistir a um cenário volátil em que a geopolítica, a inteligência artificial e a polarização terão impacto na gestão de talento, nas relações com os clientes e nas questões sociais, exigindo uma liderança empresarial resiliente e ativista.

 

Jorge López Zafra, Sócio e Diretor-Geral de Corporate Affairs da LLYC Europa: “No atual panorama empresarial, a gestão da reputação surge como um pilar essencial, uma vez que, mais do que nunca, é necessário promover a confiança dos grupos de interesse e reforçar as relações comerciais. Uma liderança ativa e eficaz é crucial para orientar as organizações em ambientes dinâmicos, adaptando-se às tendências emergentes. A promoção da colaboração público-privada é apresentada como uma estratégia fundamental, reforçando as sinergias e abordando os desafios coletivos. A gestão de talento, de acordo com as tendências atuais, exige abordagens inovadoras para atrair, reter e desenvolver competências relevantes. Todas estas práticas são imperativas para o sucesso sustentado das organizações num contexto desafiante e em constante mudança”.

Estas são as tendências que irão marcar a atividade das empresas em 2024:

  1. A geopolítica convertida em tendência geoeconómica: As consequências económicas de conflitos como os da Ucrânia e de Gaza, entre outros, ou o calendário eleitoral com as atenções voltadas para os EUA, fazem com que os executivos das empresas sintam que 2024 será um período de fragilidade que terá grande peso nos lucros.

 

75% dos executivos acreditam que a subida dos preços afetará negativamente as suas margens de lucro e as vendas. 59% afirmam que a situação política pode ter um elevado impacto na sua atividade e 58% afirmam que a hiper-regulamentação terá consequências na sua atividade comercial. A maioria alerta igualmente para as dificuldades de financiamento dos seus investimentos.

 

 

  1. A inteligência artificial (IA) estará presente em tudo: A IA terá um impacto disruptivo e afetará a automatização de processos, a análise de dados, o recrutamento e a tomada de decisões estratégicas. Consequentemente, quase 100% dos executivos inquiridos consideram importante que a sua empresa se concentre nas ameaças da cibercriminalidade. 7 em cada 10 acreditam que a IA generativa será uma ferramenta fundamental para a automatização e 6 em cada 10 acreditam que será uma ferramenta fundamental para a eficiência dos processos.

 

 

  1. Gerir a polarização: A polarização causa instabilidade política e afeta o contexto empresarial. Apesar do risco que representa, não é a principal preocupação e pouco mais de 50% dos quadros superiores inquiridos acreditam que a polarização será muito importante em 2024.

 

  1. O novo compromisso na área de talento: A luta para atrair e reter talento é a principal prioridade dos CEO e existem três pontos-chave para melhorar a situação: melhorar os modelos de trabalho flexível, reforçar a comunicação interna e desenvolver e implementar programas de upskilling.

 

 

  1. Empoderar o cliente: Três em cada quatro inquiridos consideram o foco no cliente como uma prioridade, sendo o terceiro aspeto mais relevante. 63% dos executivos sentem-se muito preparados para este desafio, enquanto que 37% veem margem para melhorias. A chave para o fazer passa por ter um melhor conhecimento do consumidor, a fim de lhe oferecer uma ótima experiência ao longo de todo o customer journey.

 

  1. A urgência climática: As empresas foram confrontadas com um volume sem precedentes de nova regulamentação ambiental. 52% dos inquiridos consideram que as empresas líderes do seu setor estão apenas moderadamente preparadas para lidar com este problema. Apenas 1 em cada 3 dos inquiridos considera estar muito adequadamente preparado para o desafio das alterações climáticas em 2024.

 

 

  1. Resiliência para a sobrevivência empresarial: As projeções de crescimento económico para 2024 são fracas. 95% dos quadros superiores acreditam que a resiliência empresarial é um dos desafios que as empresas enfrentarão este ano e 63% acreditam que a sua empresa está bem preparada para o que quer que este ano nos traga.

 

 

  1. O CEO ativista: a presença digital dos CEO analisados num inquérito específico tem um impacto claramente favorável na reputação das empresas que representam. No entanto, os quadros superiores não estão a aproveitar ao máximo o potencial oferecido pelas redes sociais e ainda há muita margem para melhorias nesta área.

 

“Este estudo leva-nos a sublinhar que é imprescindível que os CEO ampliem a sua presença social para se alinharem melhor com o contexto atual. A transformação da geopolítica numa questão económica, o impacto disruptivo da IA e a crescente polarização destacam a necessidade de uma nova abordagem empresarial que reflita estes novos tempos. Caso contrário, as empresas correm o risco de sofrer o afastamento dos seus clientes, colaboradores e da sociedade em geral”, alerta Marlene Gaspar, Diretora-Geral da LLYC e coautora do Forecast.

Share. Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp Email
AnteriorA LLYC nomeia Ángel Álvarez Alberdi como líder do seu escritório em Bruxelas
Próximo O i-Cockpit® da PEUGEOT integra inteligência artificial com o ChatGPT

Relacionados

Investimento público global superior a $6 mil milhões em ciberdefesa mostra que segurança digital é prioridade económica e geopolítica

28 de Outubro, 2025

Mais de metade dos consumidores portugueses já abandonaram uma marca por mau atendimento

18 de Outubro, 2025

ÚLTIMAS
Estudo

Investimento público global superior a $6 mil milhões em ciberdefesa mostra que segurança digital é prioridade económica e geopolítica

28 de Outubro, 2025

A NCC Group, especialista mundial em cibersegurança, acaba de disponibilizar a quarta edição do seu…

Leapmotor revela o C10 AWD de 598 cv no Salão Automóvel de Zurique

28 de Outubro, 2025

Novo GLC elétrico já está disponível para encomenda: o best-seller elétrico chegou

27 de Outubro, 2025
SIGA-NOS!
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram
  • WhatsApp

Subscreva a Newsletter

Aceito receber a newsletter da Creative News que pode conter ocasionalmente informações sobre iniciativas, produtos e serviços.

Email : press@creativedesign.pt
Contacto: +351 913 163 426 (tarifa de rede móvel)
Política de Privacidade
Estatuto Editorial

Facebook Instagram LinkedIn

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.