• AUTOMÓVEL
    • ENSAIOS
  • ENTREVISTA
  • NEGÓCIOS
  • IMOBILIÁRIO
  • ESTUDO
  • DICAS
  • LANÇAMENTOS
  • DESTINOS
  • WELLNESS
  • LINKS
    • BELEZA
    • DESIGN
    • DESPORTO
    • EVENTO
    • LIVROS
    • MODA
    • SAÚDE
    • SUSTENTÁVEL
    • TECNOLOGIA
ÚLTIMAS !

Chef Rui Prado estreia-se ao comando do BALCONY Restaurant

29 de Outubro, 2025

Investimento público global superior a $6 mil milhões em ciberdefesa mostra que segurança digital é prioridade económica e geopolítica

28 de Outubro, 2025

Leapmotor revela o C10 AWD de 598 cv no Salão Automóvel de Zurique

28 de Outubro, 2025
Facebook LinkedIn Instagram
LinkedIn Facebook Instagram
Creative News
loader

  • AUTOMÓVEL
    1. ENSAIOS
    2. VER TODOS

    Mazda 3 HB: a harmonia entre potência e eficiência

    6 de Outubro, 2025

    Mazda MX-5 1.5 Skyactiv-G 132 cv Kazari: liberdade com alma roadster

    1 de Outubro, 2025

    Mazda CX-60: Elegância nipónica com alma elétrica

    7 de Setembro, 2025

    Mazda CX-80 — O SUV familiar com alma japonesa

    6 de Setembro, 2025

    Leapmotor revela o C10 AWD de 598 cv no Salão Automóvel de Zurique

    28 de Outubro, 2025

    Novo GLC elétrico já está disponível para encomenda: o best-seller elétrico chegou

    27 de Outubro, 2025

    VOLVO EX30 eleito Carro Frota do Ano

    27 de Outubro, 2025

    ALPINE A110, COMEÇA A CONTAGEM DECRESCENTE!

    25 de Outubro, 2025
  • ENTREVISTA

    Anos de Coragem – Entrevista a Elaine Serra

    26 de Setembro, 2025

    A linguagem da beleza – Entrevista a Jo Stenuit

    2 de Dezembro, 2024

    Entrevista a Vítor Martins, Diretor Comercial da JCDecaux

    7 de Agosto, 2023

    Entrevista a Sérgio Rodrigues, CEO da StoresAce

    2 de Maio, 2023

    Nomeação de Rui Cruz para a direção geral da Opensoft

    30 de Março, 2023
  • NEGÓCIOS

    IVECO reforça a logística sustentável com 42 novos camiões S-Way a gás natural ao serviço da TESCO, na Escócia

    10 de Outubro, 2025

    Dachser consolida o compromisso com entregas 100% elétricas em Barcelona

    10 de Setembro, 2025

    Coca-Cola celebra a sua ligação à música com uma parceria global histórica com o Rock in Rio Lisboa

    9 de Setembro, 2025

    Porto Business School reforça cooperação com Angola

    2 de Agosto, 2025

    Adolfo Domínguez atinge 43% das suas vendas fora de Espanha

    1 de Agosto, 2025
  • IMOBILIÁRIO

    MOME e Revive lançam projeto residencial de 140M€ no Porto

    7 de Outubro, 2025

    Casas à venda em Portugal: oferta está apenas 5% acima do mínimo de 2022

    24 de Setembro, 2025

    Comprar casa em Portugal ficou 8,5% mais caro no último ano

    1 de Agosto, 2025

    Segmento Urbano conquista prémio no World Architecture Festival

    15 de Julho, 2025

    Zome quer pôr carreiras a mexer

    10 de Julho, 2025
  • ESTUDO

    Investimento público global superior a $6 mil milhões em ciberdefesa mostra que segurança digital é prioridade económica e geopolítica

    28 de Outubro, 2025

    Mais de metade dos consumidores portugueses já abandonaram uma marca por mau atendimento

    18 de Outubro, 2025

    Geração Z permanece pouco tempo nas empresas, revela estudo da Randstad Global

    19 de Setembro, 2025

    Emprego na hotelaria cresce 9% entre maio e agosto face a 2024

    14 de Setembro, 2025

    Relatório Sophos: setor da educação reforça-se contra ransomware, mas equipas de TI pagam preço pessoal

    13 de Setembro, 2025
  • DICAS

    Quais são os três fatores a ter em conta para trocar os pneus do carro?

    9 de Outubro, 2025

    Regresso ao trabalho: 8 estratégias para voltar com mais motivação

    28 de Agosto, 2025

    Como aproveitar as férias de verão para repensar a carreira

    12 de Agosto, 2025

    Pequenos hábitos que podem melhorar a sua saúde financeira

    8 de Agosto, 2025

    As 7 luzes indicadoras de avaria do automóvel cujo significado todo o condutor deve conhecer

    2 de Agosto, 2025
  • LANÇAMENTOS

    h3 reinventa a tradição e lança o novo h3 Pica-Pau: Para picar sem parar

    24 de Outubro, 2025

    Do Mar ao Pulso: uma viagem com a Panerai e o Eilean

    25 de Agosto, 2025

    Açores traçam novo rumo: Lançamento do primeiro barco 100% eléctrico, inaugurando uma Era Verde para o Turismo

    9 de Agosto, 2025

    Lisboa recebe novo espaço educativo inovador para crianças e pais

    30 de Julho, 2025

    Panerai dá cor ao verão com braceletes à prova de sol e mar

    7 de Julho, 2025
  • DESTINOS

    Algarve recebe nota positiva dos turistas

    14 de Agosto, 2025

    Cidades nacionais mais procuradas pelos turistas portugueses

    1 de Julho, 2025

    Duas praias portuguesas entre as mais originais e secretas da Europa, segundo a Jetcost

    10 de Junho, 2025

    Zoomarine abre portas a 7 de março com novidades preparadas para a nova temporada

    26 de Fevereiro, 2024

    Dados eDreams: Paris volta a ser o destino de eleição dos portugueses nesta Páscoa

    3 de Abril, 2023
  • WELLNESS

    LLYC conquista Eficácia da Comunicação com campanha para Dove

    5 de Dezembro, 2021

    SERENITY SPA celebra a BLACK friday durante uma semana

    16 de Novembro, 2021

    Ser piloto por um dia ou observar as estrelas no Alentejo: os hotéis Moov oferecem novas experiências

    12 de Agosto, 2021

    Programa de verão do Spa Caudalie no The Yeatman: Divina por dentro e por fora

    9 de Agosto, 2021

    Yoga, alimentação saudável e ar puro do Douro: The Vintage House lança programa “Winefulness”

    9 de Agosto, 2021
  • LINKS
    1. BELEZA
    2. DESIGN
    3. DESPORTO
    4. EVENTO
    5. LIVROS
    6. MODA
    7. SAÚDE
    8. SUSTENTÁVEL
    9. TECNOLOGIA
    10. VER TODOS

    Um terço dos homens diz sentir dificuldade em aceder aos cuidados de saúde

    4 de Agosto, 2025

    GIVENCHY APRESENTA GENTLEMAN SOCIETY EAU DE PARFUM REFILL

    16 de Junho, 2025

    KÉRASTASE abre uma pop-up em NYC com as embaixadoras Emily Ratajkowski, Sydney Sweeney, Ebonne Davis, Margarida Corceiro e Caetana Botelho Afonso

    10 de Abril, 2025

    Os erros mais cometidos na hora de escolher a base

    14 de Novembro, 2024

    Mónica de Miranda, Prémio idealista de arte contemporânea 2023

    30 de Abril, 2023

    2ª edição do Prémio Adico distingue inovação e ecodesign

    23 de Abril, 2023

    Estudante portuguesa de design vence o Primeiro Concurso Europeu ECCO DESIGN LAB

    19 de Fevereiro, 2023

    IMPERFEITA 1.3: a idade não nos define

    17 de Fevereiro, 2023

    Liga MEO Surf – Francisca Veselko e Afonso Antunes conquistam Bom Petisco Peniche Pro

    26 de Outubro, 2025

    Os dois PEUGEOT 9X8 destacam-se, com um segundo lugar e um Top 5 no Japão

    29 de Setembro, 2025

    CLIO TROPHY PORTUGAL RUMA A TRÁS-OS-MONTES E À GALIZA PARA A TERCEIRA PROVA DO CALENDÁRIO

    19 de Setembro, 2025

    Théo Pourchaire torna-se piloto oficial do Team PEUGEOT TotalEnergies em 2026

    14 de Setembro, 2025

    Fábrica de Unicórnios anuncia os Empreendedores do Ano

    27 de Outubro, 2025

    84% das crianças com menos de 3 anos utilizam ecrãs todos os dias quando a recomendação é de apenas 20 minutos

    23 de Outubro, 2025

    ROCK IN RIO LISBOA apresenta: THE FLIGHT – o céu de lisboa vai ser palco na próxima edição do festival

    20 de Outubro, 2025

    Rock in Rio Lisboa 2026 anuncia dia pop com Katy Perry e grandes nomes nacionais

    17 de Outubro, 2025

    Nuvem de Ideias: nova editora dedica-se ao livro como ferramenta de comunicação

    11 de Junho, 2024

    Bibá Pitta é a embaixadora dos livros bestsellers “Avó, fala-me de ti” e “Avô, fala-me de ti”, pelo terceiro ano consecutivo

    12 de Dezembro, 2023

    Publicado o livro gratuito “25 Espécies Aquáticas que Estão a Invadir Portugal”

    18 de Novembro, 2023

    VIAJA! – Um livro para todos aqueles que têm o “bichinho” das viagens

    25 de Outubro, 2023

    MO inaugura nova loja em MARCO de CANAVESES

    23 de Janeiro, 2024

    AICEP promove moda sustentável no mercado internacional

    17 de Novembro, 2023

    Designer de moda Luís Carvalho é o Primeiro Embaixador da marca em Portugal

    21 de Setembro, 2023

    Estudante portuguesa de design vence o Primeiro Concurso Europeu ECCO DESIGN LAB

    19 de Fevereiro, 2023

    O verão também é tempo de prevenção no cancro de pulmão

    8 de Agosto, 2025

    ESTeSC integra projeto europeu de 3 milhões que melhora segurança dos exames médicos infantis

    7 de Maio, 2025

    Exercício durante a gravidez: a chave para o bem-estar físico e emocional

    5 de Maio, 2025

    Tecnologia desenvolvida em Portugal transforma as consultas médicas: mais tempo para os doentes e menos burocracia

    31 de Outubro, 2024

    Especialistas preparam estratégia urbanística para adaptar Lisboa às alterações climáticas

    24 de Junho, 2025

    Lagoas Park quer aumentar a produção de energia para consumo próprio

    15 de Março, 2024

    RAIZ quer trazer a agricultura urbana a mais bairros de Portugal

    16 de Outubro, 2023

    Adico: Redução da pegada ambiental equivale a menos 213 mil quilómetros percorridos

    12 de Junho, 2023

    Lisbon AI Week desafia criadores a juntarem-se à semana da Inteligência Artificial

    12 de Outubro, 2025

    Grupo Ribera utiliza tecnologia de IA da Microsoft para apoiar pacientes e profissionais de saúde

    18 de Setembro, 2025

    No interior do novo GLC elétrico: Uma experiência excecional, impulsionada pelo MB.OS, que transmite a sensação de estar em casa

    12 de Setembro, 2025

    Portugal é um dos destinos favoritos dos nómadas digitais com o interior do país a impulsionar novos modelos de vida

    26 de Agosto, 2025

    Chef Rui Prado estreia-se ao comando do BALCONY Restaurant

    29 de Outubro, 2025

    Investimento público global superior a $6 mil milhões em ciberdefesa mostra que segurança digital é prioridade económica e geopolítica

    28 de Outubro, 2025

    Leapmotor revela o C10 AWD de 598 cv no Salão Automóvel de Zurique

    28 de Outubro, 2025

    Novo GLC elétrico já está disponível para encomenda: o best-seller elétrico chegou

    27 de Outubro, 2025
Creative News
Home»Estudo»60% dos portugueses afirma conhecer pelo menos uma ferramenta de Inteligência Artificial Generativa, revela estudo da Deloitte
Estudo

60% dos portugueses afirma conhecer pelo menos uma ferramenta de Inteligência Artificial Generativa, revela estudo da Deloitte

GenAI: 3 em cada 5 (60%) dos inquiridos afirmam conhecer pelo menos uma ferramenta, e mais de um quarto (28%) utilizam-na regularmente
3 de Fevereiro, 2024
Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email

A Inteligência Artificial Generativa está mais do que nunca presente na vida dos consumidores portugueses com 60%, isto é, três em cada cinco, a afirmar que conhece pelo menos uma ferramenta, sendo a mais comum o ChatGPT (54%). No entanto, são menos aqueles que a utilizam com regularidade, ou seja, pelo menos uma vez por semana (28%). Estas conclusões fazem parte do Digital Consumer Trends 2023, o estudo da Deloitte que analisa os hábitos de utilização de produtos e serviços digitais pelos consumidores.  

O estudo foi realizado em 17 países e revela a existência de diferenças geográficas: por exemplo, o Reino Unido apresenta um número mais reduzido (52%) no que diz respeito ao conhecimento de ferramentas de IA Generativa.

A maioria dos inquiridos (68%) que conhecem a GenAI já utilizou pelo menos uma destas ferramentas, 74% por motivos pessoais. Por outro lado, cerca de 40% afirmaram ter usado estas ferramentas por motivos profissionais e 31% no âmbito da educação. O estudo conclui que mais de metade (56%) dos portugueses acreditam que a Inteligência Artificial Generativa irá reduzir o número de empregos disponíveis no futuro, com 47% a admitirem estar preocupados com o facto de, no futuro, algumas das suas funções no local de trabalho virem a ser absorvidas pela Inteligência Artificial Generativa.  

Entre os profissionais que afirmam já ter utilizado esta tecnologia em franca expansão, 28% acreditam que o seu empregador concordaria com a utilização destas ferramentas. Dois em cada cinco (40%) utilizadores dizem que estariam dispostos a pagar por uma ferramenta de Inteligência Artificial Generativa para poderem fornecer respostas mais rápidas e estar mais disponíveis para tarefas que exijam mão humana.

De acordo com Pedro Tavares, Partner da Deloitte, “os avanços tecnológicos acontecem a uma velocidade cada vez maior, e os consumidores estão a acompanhar esta mudança. Um dos exemplos é a inteligência artificial generativa. Contudo, apesar de os dados nos indicarem que uma parte dos consumidores perdeu o interesse após a sua ‘explosão’ inicial, o potencial transformador desta inovação continua a ser motivo de entusiasmo, mas também de alguma preocupação”, acrescenta.

 

Utilização de aparelhos tecnológicos continua a aumentar

Outra das conclusões do estudo prende-se com o uso de aparelhos tecnológicos que aumentou desde o ano passado, com os wearables ou tecnologias vestíveis – dispositivos semelhantes a roupa ou acessórios, como relógios, pulseiras ou mesmo óculos de realidade virtual – a crescerem em popularidade: 38% dos portugueses têm um relógio inteligente, e 25% têm uma pulseira fitness; e 77% destes monitorizam a sua saúde nos seus dispositivos. Dentro deste grupo, a maioria dos inquiridos (78%) sentir-se-ia confortável em dar acesso aos dados de saúde monitorizados ao seu médico. A monitorização dos passos continua a ser a atividade mais popular registada nestes dispositivos: 62% dos inquiridos afirmam fazê-lo, seguida da monitorização do ritmo cardíaco (42%), do tipo/quantidade de exercício (36%) e dos padrões de sono (35%).

Menos surpreendente pela popularidade destes aparelhos, o acesso a smartphones também aumentou em um ponto percentual desde o ano passado: 95% dos portugueses entre os 18 e os 65 anos tem um smartphone. O segundo aparelho digital mais comum é o computador portátil, com 87% dos portugueses a afirmar ter um.

Os portugueses mostram, também, algum entusiasmo pelas soluções de identidade digital, com uma percentagem considerável a afirmar que gostaria de poder utilizar o seu smartphone para aceder aos dados do seu bilhete de identidade (45%) ou da sua carta de condução (42%). E quase metade (48%) usa o smartphone ou smartwatch inteligente para fazer pagamentos, percentagem que cresce entre os utilizadores da Apple (60%).

No entanto, quando inquiridos sobre a possibilidade de partilhar os seus dados pessoais com as autoridades, poucos se mostram a favor. Apenas 28% estariam dispostos a fornecer acesso ao seu histórico de navegação; 30% estariam dispostos a dar acesso a um registo digital do seu rosto; e 34% à localização do seu telemóvel, mesmo que isto significasse uma proteção mais eficaz contra fraudes. Em comparação com o estudo realizado no Reino Unido, os portugueses revelam-se mais tímidos: 33% dos participantes no Reino Unido mostram-se dispostos a dar acesso ao seu histórico de navegação; 39% a um registo digital do seu rosto; e 41% à localização do dispositivo.

O estudo indica ainda que o aspeto que os portugueses mais valorizam ao comprar um telemóvel novo – além do preço – é a capacidade de armazenamento (38%), seguido da velocidade do processador (36%), das características da câmara (30%) e da duração da bateria segue-se de perto (29%). Três em cada quatro inquiridos (78%) afirmam tentar reparar dispositivos que se tenham avariado antes de comprar um novo. Por outro lado, e atendendo ao impacto ambiental dos aparelhos eletrónicos, apenas 23% têm conversas regulares com família ou amigos sobre as emissões de carbono de diferentes atividades, e mais de metade (58%) não fazem ideia qual é a sua pegada de carbono.

 

Streaming é ainda um dos serviços preferidos

Mais de metade dos portugueses (57%) têm acesso a um serviço de streaming de vídeo pago e 32% têm acesso a um serviço de streaming de música pago. O serviço de streaming de vídeo mais popular é a Netflix, com 41% dos inquiridos a utilizarem este serviço. No entanto, a popularidade desta plataforma desceu em Portugal: este número representa uma descida de 12 pontos percentuais em relação à última edição do estudo, o que pode estar relacionado com a tentativa da Netflix de eliminar a partilha de palavras-passe.

Nesta linha, quase um em cada quatro inquiridos (23%) cancelou uma subscrição paga de um serviço de subscrição de vídeo nos últimos 12 meses, destacando-se o facto de a assinatura ser demasiado cara como a principal razão para o cancelamento (23%).  

39% dos inquiridos afirmam ainda já ter visto informações apresentadas como verdadeiras nas redes sociais, mas que posteriormente se provou serem falsas, comummente designadas como “fake news”, com maior regularidade nos últimos 12 meses. Outros 24% afirmam ter visto este tipo de situação com o mesmo nível de regularidade. 

Quase metade dos utilizadores de smartphones (48%) têm rede 5G no seu telemóvel, sendo que 3 em cada 5 (60%) afirmam que a sua experiência de internet móvel em 5G é melhor do que em 4G. Por outro lado, 3 em cada 4 inquiridos (75%) têm uma ligação à internet de banda larga fixa em casa e a maioria tem-na associada a um pacote de televisão (77%) ou a um telefone fixo (66%). A maioria (74%) diz estar satisfeito com a sua ligação doméstica à internet. Por outro lado, 54% alteraram o seu serviço de internet doméstica nos últimos 12 meses e 14% mudaram de fornecedor nos últimos 12 meses.

O estudo, que a nível global contou com entrevistas a 27,150 consumidores, provenientes de 17 países em três continentes, foi conduzido também com 1.000 consumidores portugueses.

Share. Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp Email
AnteriorCertificação para facilitadores no método LEGO® Serious Play® arranca a 4 de Março
Próximo Os primeiros carros voadores do mundo entram em produção em massa

Relacionados

Investimento público global superior a $6 mil milhões em ciberdefesa mostra que segurança digital é prioridade económica e geopolítica

28 de Outubro, 2025

Mais de metade dos consumidores portugueses já abandonaram uma marca por mau atendimento

18 de Outubro, 2025

ÚLTIMAS
Restaurante

Chef Rui Prado estreia-se ao comando do BALCONY Restaurant

29 de Outubro, 2025

O BALCONY, restaurante do cinco estrelas Grand Hotel Açores Atlântico, na ilha de São Miguel,…

Investimento público global superior a $6 mil milhões em ciberdefesa mostra que segurança digital é prioridade económica e geopolítica

28 de Outubro, 2025

Leapmotor revela o C10 AWD de 598 cv no Salão Automóvel de Zurique

28 de Outubro, 2025
SIGA-NOS!
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram
  • WhatsApp

Subscreva a Newsletter

Aceito receber a newsletter da Creative News que pode conter ocasionalmente informações sobre iniciativas, produtos e serviços.

Email : press@creativedesign.pt
Contacto: +351 913 163 426 (tarifa de rede móvel)
Política de Privacidade
Estatuto Editorial

Facebook Instagram LinkedIn

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.