A JCDecaux SE (Euronext Paris: DEC), número um mundial da comunicação exterior, anunciou a assinatura de um acordo com a Clear Channel Outdoor Holdings, Inc. para a aquisição das suas operações em Itália e Espanha. Estas operações estão a ser conduzidas de forma independente e respondem a diferentes oportunidades de mercado.
O valor de aquisição (antes de ter em conta as posições de tesouraria e de dívida líquida) da Clear Channel Itália é de 15,1 milhões de euros e o da Clear Channel Espanha é de 60,0 milhões de euros, ou seja, 6,7 vezes o EBITDA combinado dos últimos 12 meses até ao final de março de 2023 para os dois países, antes de ter em conta as sinergias.
A transação italiana ocorreu hoje, por 9,3 milhões de euros, após ajustamentos para ter em conta a dívida líquida estimada e as necessidades de fundo de maneio. A transação espanhola deverá ser concluída em 2024, após a obtenção das autorizações regulamentares.
Estas aquisições completarão a presença da JCDecaux em Itália e em Espanha e permitir-lhe-ão responder ainda melhor às expectativas dos seus clientes e comitentes, num contexto de digitalização da comunicação exterior. Em cada um destes países, a Clear Channel dispõe de uma rede nacional que cobre a totalidade do território e opera em vários segmentos da comunicação exterior.
Jean-Charles Decaux, Co-CEO da JCDecaux, declarou: «Estas duas aquisições, realizadas de forma independente, estão em conformidade com a estratégia de crescimento externo seletivo da JCDecaux. A aquisição da Clear Channel em Itália e em Espanha (sujeita às condições regulamentares espanholas) complementa a presença da JCDecaux em territórios que são históricos para o nosso Grupo e que contribuem para o seu dinamismo e desenvolvimento. Estamos muito satisfeitos por podermos continuar a nossa aliança em Itália com a família Du Chène de Vère, formada há 20 anos, e esta aquisição da CCI permitir-nos-á fazer crescer a IGPDecaux num mercado muito ativo. As equipas da JCDecaux e da Clear Channel poderão combinar o melhor dos seus pontos fortes para responder às expectativas dos anunciantes, das cidades e dos cidadãos, com vista a desenvolver um meio de comunicação cada vez mais útil e sustentável».
Números-chave da JCDecaux
- Volume de negócios 2022: 3 317m€ (a)
- Nº1 mundial da comunicação exterior
- Audiência diária de mais de 850 milhões de pessoas em mais de 80 países
- 1 040 132 faces publicitárias no mundo
- Presente em 3 573 cidades com mais de 10 000 habitantes
- 11 200 colaboradores
- A JCDecaux está cotada na Eurolist d’Euronext Paris e faz parte dos índices Euronext 100 e Euronext Family Business
- A JCDecaux é reconhecida pelo seu desempenho extra-financeiro nas classificações FTSE4Good (3,6/5), CDP (A-), MSCI (AA) e com a classificação Platina pela EcoVadis
- 1ª empresa de Comunicação Exterior a ter aderido ao RE100
- Líder da bicicleta em livre serviço: pioneira da mobilidade suave
- N° 1 mundial do mobiliário urbano (604 536 faces publicitárias)
- N° 1 mundial da publicidade em transportes com mais de 153 aeroportos e 205 contratos de transporte nos metros, autocarros, comboios e eléctricos (333 620 faces publicitárias)
- N° 1 europeu do grande formato (101 976 faces publicitárias no mundo)
- N° 1 da comunicação exterior na Europa (654 957 faces publicitárias)
- N° 1 da comunicação exterior na Ásia-Pacífico (170 973 faces publicitárias)
- N° 1 da comunicação exterior na América Latina (129 305 faces publicitárias)
- N° 1 da comunicação exterior em África (24 198 faces publicitárias)
- N° 1 da comunicação exterior no Médio Oriente (19 371 faces publicitárias)