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Home»Moda»Epson e a designer Yuima Nakazato mostram um vislumbre de um futuro mais sustentável para a Moda
Moda

Epson e a designer Yuima Nakazato mostram um vislumbre de um futuro mais sustentável para a Moda

Parceria combina tecnologias de jacto de tinta e Dry Fiber Technology para criar designs deslumbrantes a partir de vestuário reciclado.
3 de Fevereiro, 2023
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A Epson fez uma parceria com a famosa estilista japonesa Yuima Nakazato e a sua marca homónima YUIMA NAKAZATO na Paris Haute Couture Fashion Week Spring – Summer 2023 para revelar criações que são ao mesmo tempo deslumbrantes e sustentáveis. Para além de utilizar a estampagem têxtil digital da Epson para reproduzir a sua visão única e criativa do mundo, YUIMA NAKAZATO realizou algumas das suas criações com a ajuda de um novo processo de produção têxtil, mais sustentável e potencialmente transformador da indústria.

A tecnologia Dry Fiber Technology da Epson, que já é utilizada comercialmente para reciclar papel de escritório e que praticamente não requer água, foi adaptada para produzir tecido não-tecido imprimível a partir de peças de vestuário usadas. O novo processo de produção de tecido foi revelado em Paris como parte de uma colaboração de três anos entre a Epson e a YUIMA NAKAZATO e foi utilizado na criação de artigos pela primeira vez durante a exposição desta última no Palais de Tokyo, a 25 de Janeiro de 2023.

A colaboração entre a Epson e a YUIMA NAKAZATO assenta no sucesso do suporte de impressão da empresa para a sua costura e evolui o nível das suas criações para permitir a produção de peças de vestuário personalizadas de alta qualidade e baixo impacto. Tanto a Epson como a YUIMA NAKAZATO estão empenhadas em aumentar a sensibilização para a água e o desperdício de material associado ao excesso de produção. O Salão de Paris ilustra como a mudança para a estampagem têxtil digital utilizando tintas de pigmento mais ecológicas oferece à indústria da moda um meio mais sustentável e menos desperdiçador de estampagem têxtil1.

O tecido utilizado para criar a última linha de moda YUIMA NAKAZATO foi derivado de material de vestuário usado proveniente de África, o destino de muitas peças de vestuário descartadas de outras partes do mundo. Nakazato visitou o Quénia, onde recolheu cerca de 150 kg de material de vestuário usado destinado à “montanha do vestuário” dos têxteis descartados que lá encontrou. Epson aplicou então o seu processo com tecnoogia Dry Fiber Technology para produzir mais de 50 metros de novo tecido não-tecido re-fibrado, alguns dos quais foram utilizados para impressão com tintas de pigmento com a tecnologia de impressão digital Monna Lisa da Epson2. 

Hitoshi Igarashi da Divisão de Soluções de Impressão da Epson explica a importância da tecnologia: “Embora nas suas fases iniciais, a Epson acredita que a sua tecnologia Dry Fiber Technology combinada com a impressão digital de tinta pigmentada poderá oferecer à indústria da moda um futuro muito mais sustentável, reduzindo significativamente a utilização de água, ao mesmo tempo que permite aos designers a liberdade de expressarem plenamente a sua criatividade. A Visão Ambiental da Epson está empenhada em contribuir para uma economia circular, e este desenvolvimento poderia ser um passo para alcançar este objectivo. A tecnologia DFT aplicada à indústria da moda oferece a possibilidade de produzir material para roupas novas que tenham sido recicladas a partir de peças de vestuário usadas”.

Num ensaio de impressão distribuída para decoração do recinto, impressoras a jacto de tinta Epson no Japão e França com apoio remoto de engenheiros Epson foram utilizadas para criar decorações no espaço do recinto. Tanto a Epson como a YUIMA NAKAZATO pretendem continuar a explorar as possibilidades de contribuir para uma indústria da moda mais sustentável.

 

1 A estampagem têxtil digital utilizando tintas de pigmento oferece uma abordagem mais sustentável ao processo de produção de tecido em comparação com os métodos analógicos tradicionais. Para além das tintas de pigmento que requerem significativamente menos água, o processo digital requer muito menos fases e é menos complexo. Ao contrário do analógico, não requer produção, lavagem ou armazenamento de chapas, resulta em pouca eliminação de tintas usadas, e permite uma produção a pedido que contribui para menos desperdício.

2 As impressoras digitais Monna Lisa Direct-to-Fabric da Epson utilizam menos água em comparação com os métodos analógicos. As tintas de pigmento são mais amigas do ambiente. As tintas de pigmento Epson GENESTA são aprovadas pela ECOCERT.

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