Durante a sua visita às instalações de Hordain, na região norte de Hauts-de-France, Carlos Tavares, CEO da Stellantis, anunciou hoje a produção em massa de veículos comerciais ligeiros Peugeot, Citroën e Opel, numa versão alimentada a hidrogénio e equipada com tecnologia de pilha de combustível.
“Estou muito orgulhoso do trabalho realizado pela direção e pelos nossos colaboradores em Hordain, que tornaram a sua fábrica na primeira a nível mundial a combinar três tipos de energia, o que foi possibilitado pela flexibilidade do nosso sistema de fabrico. O anúncio de hoje demonstra o empenho da Stellantis em investir em França nas tecnologias mais recentes e em apoiar a mobilidade com baixas emissões de carbono com base no princípio ‘One Company’“, declarou Carlos Tavares. “A Stellantis conseguiu avançar para o próximo passo na história automóvel, numa transição gerida em conjunto com os nossos parceiros sociais nas nossas 12 instalações industriais em sete regiões francesas, onde nos orgulhamos de ter lançado raízes históricas“.
Estes veículos movidos a hidrogénio serão construídos na linha de produção multienergias da fábrica, que já produz diariamente as versões com motores elétrico e de combustão do “K-Zero” (nome de código para os Furgões Médios). Utilizando uma plataforma reforçada a partir da carroçaria em branco, os modelos movidos a hidrogénio seguirão então para as fases habituais de pintura e montagem, na mesma linha de produção que as versões com motores de combustão e elétricos, antes de entrarem nas novas instalações de 8.000 m² que se dedicam exclusivamente aos equipamentos finais.
Uma equipa dedicada instalará o depósito, as baterias adicionais e a pilha de combustível numa linha de produção na fábrica de Hordain o que reduz para metade o tempo de ajustes em relação ao processo anterior feito em pequena escala, onde a pilha de combustível era montada em instalações-piloto em Rüsselsheim.
Esta industrialização dos veículos comerciais ligeiros movidos a hidrogénio – acompanhada de 10 milhões de euros em investimentos com apoio financeiro do governo francês – é uma nova etapa para a unidade de produção de Hordain, onde 43% da produção dos modelos das marcas Peugeot, Citroën, Opel, Vauxhall, FIAT e Toyota já está disponível em versão elétrica com zero emissões.
Os veículos “K-Zero” com pilha de combustível destinam-se a profissionais de distribuição de longa distância que necessitam de uma autonomia superior (400 km), de um tempo de carregamento o mais curto possível (3 minutos), sem comprometer a capacidade de carga (1.000 kg de carga útil).
Criada em 2021, a Stellantis é o primeiro fabricante do mundo a comercializar este tipo de veículos.
Inaugurada em 1994, a unidade de produção de Hordain está no centro da estratégia industrial da divisão de veículos comerciais da Stellantis. Este local de referência monta veículos comerciais ligeiros e veículos de passageiros da família “K-Zero”. As instalações de Hordain empregam 2.440 pessoas em três turnos, com uma produção diária de 628 veículos. A fábrica produziu 144.650 veículos em 2021 e produziu o seu milionésimo veículo “K-Zero” no verão de 2022.
Hyperlink para o site Hydrogen Fuel Cell Technology da Stellantis