“Um ano diferente e cheio de surpresas”. Esta foi a promessa feita pela Renault, em janeiro de 2022, por ocasião das comemorações do cinquentenário do Renault 5, um dos seus maiores símbolos. Depois de vários eventos festivos (participação no Rally Histórico de Monte Carlo, Rétromobile Show, Le Mans Classic, etc.) e da apresentação do Renaut 5 no Diamant Electric Show Car, realizar-se-á a estreia mundial do R5 TURBO 3E, no âmbito do concurso Chantilly Arts et Élégance 2022 (Oise, France), a 25 de setembro.
Este automóvel 100% elétrico, lançado no âmbito das comemorações dos 50 anos do Renault 5, presta uma homenagem contemporânea às suas mais lendárias versões desportivas, os Renault 5 Turbo e Turbo 2. Tem logicamente o nome de R5 TURBO 3E, com a opção pelo “3” por surgir depois do Turbo 2 e pelo “E” por vincar a motorização elétrica.
“O R5 TURBO 3E combina design ultra-tecnológico com uma assumida exuberância cheia de referências ao mundo das corridas de automóveis e dos videojogos. Esta associação impulsiona o automóvel-espetáculo para a modernidade, na fronteira do real e do virtual. “Este elétrico puro demonstra que a tração elétrica também pode ser divertida e ter um desempenho incrível! “, afirma Gilles Vidal, diretor de design da Renault.
O R5 TURBO 3E é mais um exemplo, depois do Protótipo Renault 5, do “renascimento elétrico” de um modelo emblemático da marca. A Renault está a eletrificar a sua história para melhor preparar um futuro 100% elétrico, na Europa, até 2030.
UM AUTOMÓVEL DEDICADO AO DRIFT
Pensado para os circuitos, o R5 TURBO 3E é um “drifter” por excelência. Elétrico puro com tração traseira, interpreta como ninguém os códigos da deriva controlada à base de aceleração e controlo direcional. Tal como o seu fantástico antepassado, tem apenas dois lugares, sendo o espaço correspondente aos lugares traseiros ocupados pela motorização: dois motores elétricos para cada uma das rodas traseiras, estando as baterias colocadas ao centro, debaixo do piso.
O automóvel é montado num chassis tubular, sendo o fundo plano e a estrutura de proteção constituída por barras aprovadas pela Federação Internacional do Automóvel (FIA). Os motores do R5 TURBO 3E têm uma potência total de 280 kW (380 cv) e 700 Nm de binário, instantaneamente disponível.
Esta nova geração da “bombinette” dos anos 70 acelera dos 0 aos 100 em apenas 3,5 segundos (3,9 segundos em modo Drift), para uma velocidade máxima de 200 km/h. A bateria, com uma capacidade de 42 kWh, permite conduzir sem constrangimentos numa sessão de curvas em drift ou gincana. Neste último caso, o torneamento dos obstáculos é facilitado por um ângulo de direção das rodas superior a 50 °.
Para facilitar a gravação do desempenho a bordo, o R5 TURBO 3E tem 12 suportes de montagem de câmara, dentro e fora do carro. Por exemplo, nos faróis na frente, e nos espelhos exteriores. Locais perfeitos para obter as melhores imagens das sessões de drift.
EXUBERÂNCIA, DIVERSÃO E REFERÊNCIAS SIMBÓLICAS
“Uma obra de arte com formas exageradas, inspirada no mundo dos videojogos, e que seja uma referência no mercado, tal como foram o Renault 5 original e o Renault 5 Turbo 2”: Eis as instruções passadas às equipas de Sandeep Bhambra, responsável pelo design dos concept cars da Renault, para idealizar o protótipo do R5 TURBO 3E.
O resultado foi extraordinário! Indo beber às origens algumas formas como o capô e o habitáculo – agora em fibra de carbono – o R5 TURBO 3E assume a sua filiação, mas com exuberância. Revisita também as simbólicas entradas de ar do “Turbo 2” nas asas traseiras e, assim, alcança uma largura de 2,02 m (mais 25 cm do que o seu antecessor), um comprimento de 4 m e uma altura de 1,32. O seu ponto mais alto situa-se na enorme asa traseira que lhe permite permanecer colado ao chão, mesmo nos drifts mais extremos.
À frente, o R5 TURBO 3E tem uma grelha com grandes entradas de ar que servem tanto para o arrefecimento como para o efeito de solo. A divisão vertical em três partes é descendente direta do Renault 5 Turbo 2. Existem também faróis de nevoeiro “tal como na época” quadrados. Agora são quatro, cada um composto por 16 LED.
Na frente e na traseira, outros LED cor-de-rosa, azuis e amarelos iluminam-se e piscam quando o carro se atravessa e desliza, com uma atmosfera inspirada no mundo dos videojogos e nos anos 80 e 90. Os videojogos “retro” também serviram de inspiração para os autocolantes da decoração do automóvel. Finalmente, os vidros em Plexiglass são adornados em tons rosa e na janela traseira esquerda, enquanto um autocolante “La Vie en Rose” traz um pouco de suavidade a este automóvel-espetáculo.
Os símbolos e referências históricas do desenho do R5 TURBO 3E não são um exercício de nostalgia. Pelo contrário, por serem contemporâneos e lúdicos, impulsionam o automóvel para a modernidade. Por exemplo, a entrada de ar – mais uma referência ao Renault 5 Turbo 2 – integra a portinhola da tomada de carga das baterias. Elementos transparentes da carroçaria, localizados na parte traseira do veículo, acima do difusor, permitem-nos admirar toda a mecânica elétrica do automóvel.
ATMOSFERA POP E GAMING
No interior do R5 TURBO 3E encontramos um ambiente moderno e lúdico, onde se misturam referências ao mundo das corridas de automóveis, aos videojogos e, claro, aos Renault 5 e Renault 5 Turbo 2 e à sua época.
Os assentos “Carbon Fiber Racing Seat”, os cintos de segurança e o volante são fruto de uma colaboração com a Sabelt [1]. A impressionante alavanca vertical do travão de mão – essencial nos veículos preparados para o drift – foi posta no meio da consola central colorida com um amarelo muito “pop”. Encontramos este mesmo amarelo misturado com rosa, para realçar a mistura cinzenta e preta do tartan com motivos escoceses – um piscar de olho aos anos 80 – nos assentos e no tablier. Deste tartan destaca-se um efeito visual desenhado a partir do logótipo da Renault. Este último também aparece, em versão luminosa, à direita do centro do volante. Todos estes efeitos coloridos contrastam com o preto do piso de cortiça e o tecido de alcântara a forrar o topo do tablier e o interior das portas.
Uma interpretação moderna de um forte símbolo como o Renault 5 Turbo 2: os dez mostradores analógicos à frente do condutor deram lugar no tablier do R5 TURBO 3E a 10 ecrãs digitais. Funcionando como widgets, exibem gráficos inspiradas em [2]Pixel Art e [3] e Glitch Art, com funções transcritas do mundo dos “jogos retro”. Por exemplo, para ligar o veículo, é necessário premir o botão “free play” na consola central. No mesmo espírito, os diferentes modos de condução são chamados “turbo” para drift, “invasor de pista” para a condução, “donut” para os piões, etc.
UM OBJETO REAL NUM MUNDO VIRTUAL
Sendo um automóvel que se conduz bem, o R5 TURBO 3E também vem adaptado aos novos tempos e o seu duplo digital vai evoluir no mundo dos jogos virtuais a partir da “Web3”, a Internet descentralizada onde serviços e plataformas online usam um modelo baseado em blockchains. Tambem será lançada uma coleção de NFT (Token Não Fungível) inspirados neste protótipo. Os proprietários destes ativos digitais beneficiarão de prémios e benefícios exclusivos.
Depois do concurso de elegância Chantilly Arts et Élégance 2022, o R5 TURBO 3E estará em exposição no stand da Renault, no Salão automóvel de Paris 2022 (17 a 23 de outubro). Na ocasião serão divulgados mais elementos sobre a afirmação deste automóvel como símbolo da marca.
[1] Sabelt é o líder europeu em desenvolvimento e produção equipamentos em três áreas diferentes: competição (cintos de segurança, assentos, vestuário à prova de fogo), OEM (assentos desportivos para veículos de produção) e cintos para aplicações especiais.
[2] Pixel Art: Uma composição digital que usa definição de baixa resolução e um número limitado de cores.
[3] Glitch Art: estetização de erros analógicos ou digitais, tais como artefactos ou bugs, por corrupção de código ou dados ou manipulação de dispositivos eletrónicos.
ESPECIFICAÇÕES – R5 TURBO 3E
Comprimento: 4.06 m (incluíndo aileron)
Largura: 2,02 m
Altura: 1,32 m
Distância entre eixos: 2,54 m
Projeção dianteira: 625 mm
Projeção traseira: 740 mm
Chassis: tubular (+fundo plano+arco de segurança aprovado pela FIA)
Peso: 980 kg (+520 kg de baterias)
Pneus dianteiros: 225×35 R19
Pneus traseiros: 325×25 R20
Motorização: 100% elétrico
Potência: 280 kW (380 cv)
Binário: 700 Nm
Bateria: iões de lítio 42 kWh
Carga completa: 2 horas em carregador de 380V / 32A
Velocidade máxima: 200 km/h
0-100 km/h: 3,5 seg (3,9 seg em modo drift)