A geração 2021 do Mazda CX-5 acaba de ser certificada com a mais elevada classificação de segurança possível (“Bom”) do Insurance Institute for Highway Safety (IIHS). O modelo foi o que mais se destacou entre um grupo de 20 viaturas do tipo SUV, cuja segurança aos impactos laterais foi avaliada pela entidade de segurança rodoviária norte-americana, segundo um novo método. Adoptando, pela primeira vez, um teste de colisão bastante mais exigente, a organização enalteceu o resultado alcançado pelo Mazda CX-5, entre um grupo de veículos composto por viaturas dos model years de 2020 e 2021.
“O Mazda CX-5 foi o nosso melhor avaliado”, sublinha a IIHS no seu relatório de vídeo. “A estrutura do veículo aguentou-se extremamente bem durante o teste, os ‘airbags’ fizeram um excelente trabalho na protecção das cabeças dos ‘dummies’ usados nos testes de colisão, tendo havido muito pouca intrusão no habitáculo, o que significa uma menor probabilidade de ferimentos. É algo que gostaríamos que todos os veículos alcançassem no futuro.”
O novo teste de impacto lateral recorre a uma barreira mais pesada do que a usada no processo anterior (1.900 kg vs 1.500 kg), que se desloca a uma velocidade mais elevada (60 km/h vs 50 km/h), gerando uma energia de colisão 82% superior à do teste anterior. A barreira também foi redesenhada para melhor reflectir o impacto de um SUV ou uma pick-up moderna nas portas e no pilar B de um veículo.
No início do próximo ano, a Mazda vai lançar na Europa a geração 2022 do SUV CX-5, integrando-lhe, entre outros conteúdos, um leque mais alargado de sistemas de segurança i-Activsense. Aos conteúdos da viatura que foi agora testada pela IIHS, essa nova versão actualizada acrescenta o sistema Cruising & Traffic Support (CTS), que ajuda a reduzir a fadiga do condutor nos engarrafamentos, ajudando-o a operar os pedais e a direcção, bem como uma versão evoluída dos Adaptive LED Headlights (ALH), que proporcionam um controlo mais vincado em termos de distribuição da luz. A Skyactiv-Vehicle Architecture de próxima geração da Mazda é outra das novas características de segurança e de conforto do CX-5 de 2022, modelo que estreia, ainda, a introdução do Mazda intelligent Drive Select (Mi-Drive), uma nova tecnologia que permite selecionar diferentes modos de condução, com um toque num botão. Em complemento, a Mazda irá adicionar ao premiado SUV compacto uma série de evoluções em termos de design e conforto, um modelo que representa 21% das suas vendas na Europa.
A IIHS é uma organização independente de testes de segurança financiada pela indústria seguradora dos EUA. Todos os modelos Mazda de 2021 testados pelo IIHS até à data estão certificados como “TOP SAFETY PICK+”, a avaliação geral mais elevada possível atribuída pela instituição, lista que, para além do Mazda CX-5, inclui o Mazda3, Mazda6, Mazda CX-3 e Mazda CX-30.