• AUTOMÓVEL
    • ENSAIOS
  • ENTREVISTA
  • NEGÓCIOS
  • IMOBILIÁRIO
  • ESTUDO
  • DICAS
  • LANÇAMENTOS
  • DESTINOS
  • WELLNESS
  • LINKS
    • BELEZA
    • DESIGN
    • DESPORTO
    • EVENTO
    • LIVROS
    • MODA
    • SAÚDE
    • SUSTENTÁVEL
    • TECNOLOGIA
ÚLTIMAS !

Novos PEUGEOT 308 e 308 SW: líder do segmento em Portugal já disponível para encomenda

3 de Outubro, 2025

Dia Mundial dos Animais, 4 de outubro

2 de Outubro, 2025

Mazda MX-5 1.5 Skyactiv-G 132 cv Kazari: liberdade com alma roadster

1 de Outubro, 2025
Facebook LinkedIn Instagram
LinkedIn Facebook Instagram
Creative News
loader

  • AUTOMÓVEL
    1. ENSAIOS
    2. VER TODOS

    Mazda MX-5 1.5 Skyactiv-G 132 cv Kazari: liberdade com alma roadster

    1 de Outubro, 2025

    Mazda CX-60: Elegância nipónica com alma elétrica

    7 de Setembro, 2025

    Mazda CX-80 — O SUV familiar com alma japonesa

    6 de Setembro, 2025

    Mazda CX-30 e-Skyactiv-X: eficiência, estilo e prazer de condução num só SUV

    3 de Setembro, 2025

    Novos PEUGEOT 308 e 308 SW: líder do segmento em Portugal já disponível para encomenda

    3 de Outubro, 2025

    Mazda MX-5 1.5 Skyactiv-G 132 cv Kazari: liberdade com alma roadster

    1 de Outubro, 2025

    Maserati entrega a Módena um MCXtrema que passará a fazer parte de uma das mais prestigiadas coleções de automóveis do mundo

    1 de Outubro, 2025

    MAZDA reforça plano de ação para alcançar neutralidade carbónica

    30 de Setembro, 2025
  • ENTREVISTA

    Anos de Coragem – Entrevista a Elaine Serra

    26 de Setembro, 2025

    A linguagem da beleza – Entrevista a Jo Stenuit

    2 de Dezembro, 2024

    Entrevista a Vítor Martins, Diretor Comercial da JCDecaux

    7 de Agosto, 2023

    Entrevista a Sérgio Rodrigues, CEO da StoresAce

    2 de Maio, 2023

    Nomeação de Rui Cruz para a direção geral da Opensoft

    30 de Março, 2023
  • NEGÓCIOS

    Dachser consolida o compromisso com entregas 100% elétricas em Barcelona

    10 de Setembro, 2025

    Coca-Cola celebra a sua ligação à música com uma parceria global histórica com o Rock in Rio Lisboa

    9 de Setembro, 2025

    Porto Business School reforça cooperação com Angola

    2 de Agosto, 2025

    Adolfo Domínguez atinge 43% das suas vendas fora de Espanha

    1 de Agosto, 2025

    Fintech portuguesa Rauva vai contratar 500 pessoas em toda a Europa até 2026

    22 de Julho, 2025
  • IMOBILIÁRIO

    Casas à venda em Portugal: oferta está apenas 5% acima do mínimo de 2022

    24 de Setembro, 2025

    Comprar casa em Portugal ficou 8,5% mais caro no último ano

    1 de Agosto, 2025

    Segmento Urbano conquista prémio no World Architecture Festival

    15 de Julho, 2025

    Zome quer pôr carreiras a mexer

    10 de Julho, 2025

    Comprar casa em Portugal ficou 8% mais caro no último ano

    1 de Julho, 2025
  • ESTUDO

    Geração Z permanece pouco tempo nas empresas, revela estudo da Randstad Global

    19 de Setembro, 2025

    Emprego na hotelaria cresce 9% entre maio e agosto face a 2024

    14 de Setembro, 2025

    Relatório Sophos: setor da educação reforça-se contra ransomware, mas equipas de TI pagam preço pessoal

    13 de Setembro, 2025

    Mais de metade dos portugueses sente necessidade de proteger a sua habitação com um sistema de alarme

    26 de Agosto, 2025

    Mais de 70% das organizações já experimentaram IA generativa, indica estudo europeu

    11 de Agosto, 2025
  • DICAS

    Regresso ao trabalho: 8 estratégias para voltar com mais motivação

    28 de Agosto, 2025

    Como aproveitar as férias de verão para repensar a carreira

    12 de Agosto, 2025

    Pequenos hábitos que podem melhorar a sua saúde financeira

    8 de Agosto, 2025

    As 7 luzes indicadoras de avaria do automóvel cujo significado todo o condutor deve conhecer

    2 de Agosto, 2025

    Este verão, saiba os 10 conselhos chave para proteger a sua casa antes de sair

    29 de Julho, 2025
  • LANÇAMENTOS

    Do Mar ao Pulso: uma viagem com a Panerai e o Eilean

    25 de Agosto, 2025

    Açores traçam novo rumo: Lançamento do primeiro barco 100% eléctrico, inaugurando uma Era Verde para o Turismo

    9 de Agosto, 2025

    Lisboa recebe novo espaço educativo inovador para crianças e pais

    30 de Julho, 2025

    Panerai dá cor ao verão com braceletes à prova de sol e mar

    7 de Julho, 2025

    PULP 13 Studios quer pôr região norte no mapa das grandes produções audiovisuais.

    19 de Junho, 2025
  • DESTINOS

    Algarve recebe nota positiva dos turistas

    14 de Agosto, 2025

    Cidades nacionais mais procuradas pelos turistas portugueses

    1 de Julho, 2025

    Duas praias portuguesas entre as mais originais e secretas da Europa, segundo a Jetcost

    10 de Junho, 2025

    Zoomarine abre portas a 7 de março com novidades preparadas para a nova temporada

    26 de Fevereiro, 2024

    Dados eDreams: Paris volta a ser o destino de eleição dos portugueses nesta Páscoa

    3 de Abril, 2023
  • WELLNESS

    LLYC conquista Eficácia da Comunicação com campanha para Dove

    5 de Dezembro, 2021

    SERENITY SPA celebra a BLACK friday durante uma semana

    16 de Novembro, 2021

    Ser piloto por um dia ou observar as estrelas no Alentejo: os hotéis Moov oferecem novas experiências

    12 de Agosto, 2021

    Programa de verão do Spa Caudalie no The Yeatman: Divina por dentro e por fora

    9 de Agosto, 2021

    Yoga, alimentação saudável e ar puro do Douro: The Vintage House lança programa “Winefulness”

    9 de Agosto, 2021
  • LINKS
    1. BELEZA
    2. DESIGN
    3. DESPORTO
    4. EVENTO
    5. LIVROS
    6. MODA
    7. SAÚDE
    8. SUSTENTÁVEL
    9. TECNOLOGIA
    10. VER TODOS

    Um terço dos homens diz sentir dificuldade em aceder aos cuidados de saúde

    4 de Agosto, 2025

    GIVENCHY APRESENTA GENTLEMAN SOCIETY EAU DE PARFUM REFILL

    16 de Junho, 2025

    KÉRASTASE abre uma pop-up em NYC com as embaixadoras Emily Ratajkowski, Sydney Sweeney, Ebonne Davis, Margarida Corceiro e Caetana Botelho Afonso

    10 de Abril, 2025

    Os erros mais cometidos na hora de escolher a base

    14 de Novembro, 2024

    Mónica de Miranda, Prémio idealista de arte contemporânea 2023

    30 de Abril, 2023

    2ª edição do Prémio Adico distingue inovação e ecodesign

    23 de Abril, 2023

    Estudante portuguesa de design vence o Primeiro Concurso Europeu ECCO DESIGN LAB

    19 de Fevereiro, 2023

    IMPERFEITA 1.3: a idade não nos define

    17 de Fevereiro, 2023

    Os dois PEUGEOT 9X8 destacam-se, com um segundo lugar e um Top 5 no Japão

    29 de Setembro, 2025

    CLIO TROPHY PORTUGAL RUMA A TRÁS-OS-MONTES E À GALIZA PARA A TERCEIRA PROVA DO CALENDÁRIO

    19 de Setembro, 2025

    Théo Pourchaire torna-se piloto oficial do Team PEUGEOT TotalEnergies em 2026

    14 de Setembro, 2025

    Preparação para o Dakar prosseguiu… em Portugal

    12 de Setembro, 2025

    Dia Mundial dos Animais, 4 de outubro

    2 de Outubro, 2025

    Porto anuncia vencedores BEST OF WINE TOURISM 2026

    25 de Setembro, 2025

    Dormir e acordar na Idade Média sem sair das muralhas do castelo

    16 de Setembro, 2025

    Programa de inovação da MC abre candidaturas à procura de ideias para o futuro do retalho

    16 de Setembro, 2025

    Nuvem de Ideias: nova editora dedica-se ao livro como ferramenta de comunicação

    11 de Junho, 2024

    Bibá Pitta é a embaixadora dos livros bestsellers “Avó, fala-me de ti” e “Avô, fala-me de ti”, pelo terceiro ano consecutivo

    12 de Dezembro, 2023

    Publicado o livro gratuito “25 Espécies Aquáticas que Estão a Invadir Portugal”

    18 de Novembro, 2023

    VIAJA! – Um livro para todos aqueles que têm o “bichinho” das viagens

    25 de Outubro, 2023

    MO inaugura nova loja em MARCO de CANAVESES

    23 de Janeiro, 2024

    AICEP promove moda sustentável no mercado internacional

    17 de Novembro, 2023

    Designer de moda Luís Carvalho é o Primeiro Embaixador da marca em Portugal

    21 de Setembro, 2023

    Estudante portuguesa de design vence o Primeiro Concurso Europeu ECCO DESIGN LAB

    19 de Fevereiro, 2023

    O verão também é tempo de prevenção no cancro de pulmão

    8 de Agosto, 2025

    ESTeSC integra projeto europeu de 3 milhões que melhora segurança dos exames médicos infantis

    7 de Maio, 2025

    Exercício durante a gravidez: a chave para o bem-estar físico e emocional

    5 de Maio, 2025

    Tecnologia desenvolvida em Portugal transforma as consultas médicas: mais tempo para os doentes e menos burocracia

    31 de Outubro, 2024

    Especialistas preparam estratégia urbanística para adaptar Lisboa às alterações climáticas

    24 de Junho, 2025

    Lagoas Park quer aumentar a produção de energia para consumo próprio

    15 de Março, 2024

    RAIZ quer trazer a agricultura urbana a mais bairros de Portugal

    16 de Outubro, 2023

    Adico: Redução da pegada ambiental equivale a menos 213 mil quilómetros percorridos

    12 de Junho, 2023

    Grupo Ribera utiliza tecnologia de IA da Microsoft para apoiar pacientes e profissionais de saúde

    18 de Setembro, 2025

    No interior do novo GLC elétrico: Uma experiência excecional, impulsionada pelo MB.OS, que transmite a sensação de estar em casa

    12 de Setembro, 2025

    Portugal é um dos destinos favoritos dos nómadas digitais com o interior do país a impulsionar novos modelos de vida

    26 de Agosto, 2025

    ThreatCloud AI: a mente por trás da próxima geração de ciberataques

    25 de Agosto, 2025

    Novos PEUGEOT 308 e 308 SW: líder do segmento em Portugal já disponível para encomenda

    3 de Outubro, 2025

    Dia Mundial dos Animais, 4 de outubro

    2 de Outubro, 2025

    Mazda MX-5 1.5 Skyactiv-G 132 cv Kazari: liberdade com alma roadster

    1 de Outubro, 2025

    Danone inaugura Hub de Inovação, reforçando o seu compromisso com a ciência e sustentabilidade

    1 de Outubro, 2025
Creative News
Home»Automóvel»CITROËN C5 X: a combinação mágica de uma berlina, uma carrinha e um suv, explicada sob a perspetiva do design
Automóvel

CITROËN C5 X: a combinação mágica de uma berlina, uma carrinha e um suv, explicada sob a perspetiva do design

A Citroën regressa ao segmento dos grandes automóveis de turismo com um modelo inovador, uma carroçaria que combina os formatos berlina, carrinha e SUV.
19 de Setembro, 2021
Copyright William CROZES @ Continental Productions
Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email

Com o C5 X, a Citroën renova o espírito ‘touring’, a capacidade de viajar num automóvel elegante e refinado, e de descobrir o mundo com total serenidade.

Vincent Cobée, CEO da Citroën

Com o C5 X, a Citroën está de regresso ao segmento dos grandes automóveis de turismo com um modelo ousado que rompe novos caminhos num segmento tradicional de topos de gama. Um grande desafio para os designers da Citroën, que conseguiram dar coerência e carácter a esta berlina de “nova geração”, que combina diferentes territórios para melhor responder à evolução das expectativas dos clientes.

Ao combinar, em proporções equilibradas, elementos de estilo característicos das diferentes silhuetas do segmento D, o C5 X representa a renovação do segmento e recupera as lendárias silhuetas topo de gama da Citroën. Formas arredondadas e musculadas combinadas com linhas alongadas e finas criam uma silhueta fluida, dinâmica e elegante que reúne o melhor de três mundos: o estatuto e a elegância de uma berlina, o dinamismo e a versatilidade de uma carrinha e a modernidade e robustez de um SUV.

  • C5 X: NO CRUZAMENTO DAS EXPECTATIVAS DOS CLIENTES

O desejo por objetos versáteis e híbridos que rompem os códigos pré-estabelecidos é algo que surge em vários setores. A Citroën está a adaptar-se a uma sociedade em rápida mudança e a consumidores que procuram produtos versáteis que lhes respondam a todas as suas necessidades.

Produtos baseados em ideias inovadoras que estão totalmente em sintonia com o tempo em que vivem. Esta tendência está agora a refletir-se no mercado automóvel. Com o C5 X, a Citroën responde eficazmente às diversas expectativas dos clientes dos grandes automóveis de turismo que procuram uma alternativa mais moderna e funcional do que as berlinas, carrinhas e SUV tradicionais.

C5 X: A RESPOSTA AOS NOVOS DESAFIOS DE UM MERCADO EM MUDANÇA

Desde há vários anos que a silhueta berlina já não é o único sinónimo de topo de gama do mercado. Os SUV e as carrinhas também atraíram clientes que procuram uma solução mais prática, bem como um carácter mais forte. Na Europa, considerando dados de 2020, o SUV é a silhueta com maior representação no segmento D, com 29,3%, à frente das carrinhas com 27,5% e das berlinas com 21,6%*.

Na China, a silhueta que registou uma maior procura em 2020 foi, de longe, a dos SUV, que representou metade dos registos do segmento D, seguida pela silhueta berlina com 18% e pelo formato monovolume com 10%. A quota da silhueta carrinha no segmento D é marginal, com apenas 0,1% do segmento*.

* Fonte: Statnet Stellantis, 29 países europeus.

Esta repartição dos vários formatos de carroçaria no segmento D tem vindo a atravessar grandes mudanças nos últimos anos. As necessidades dos clientes estão a mudar: procuram agora um veículo que satisfaça tanto as suas expectativas emocionais, como as funcionais. Tradicionalmente, os clientes dos grandes veículos de turismo querem conduzir um automóvel que lhes permita destacar-se dos outros na estrada, um veículo moderno, quer do ponto de vista do estilo, quer da tecnologia embarcada. Atualmente, os clientes também esperam que o seu veículo seja prático, espaçoso, com um grande volume de carga, versátil e robusto, e procuram ofertas alternativas e soluções modernas.

Ao longo do desenvolvimento do projeto C5 X, a Citroën procurou responder a estas expectativas. Frédéric Angibaud, o designer do exterior do C5 X, criou um automóvel que “deve ser uma combinação perfeita entre versatilidade, segurança e estética, tendo simultaneamente em conta os aspetos ambientais e económicos“. O resultado deste trabalho, o C5 X, é um conceito original e ousado, um cruzamento entre a elegância da berlina, a oferta prática da carrinha e a modernidade do SUV.

Esta resposta da Citroën está em perfeita sintonia com o novo estilo de vida que os clientes procuram. Cécile Batho, co-diretora do Instituto de Investigação Brain Value, observa esta tendência em todos os setores: “Já não queremos fechar-nos num único papel. Entrámos na era do estilo de vida polivalente, do estilo de trabalho misto. De facto, outras áreas para além da indústria automóvel começam a abrir-se a produtos com múltiplas funções. Uma única coisa pode ter, na verdade, múltiplas funções, e a moda é um bom exemplo. As grandes marcas de luxo estão a associar-se ao vestuário de rua. A moda está a tentar libertar-se dos códigos masculino e feminino.  Estamos, atualmente, a assistir a uma verdadeira hibridização dos desejos.”

O desafio do C5 X reside na sua capacidade de se encontrar nesta encruzilhada e responder às expectativas, em mudança, dos clientes, influenciados por estes diferentes universos. Num mundo em rápida mudança, a Citroën oferece uma combinação mágica com o melhor de cada uma das silhuetas de carroçaria.

  • INOVADOR, FLUIDO E ELEGANTE: UMA COMBINAÇÃO OUSADA

A Citroën não podia regressar ao segmento dos grandes automóveis de turismo de uma forma convencional. Com o C5 X, a Citroën regressa com uma silhueta radicalmente diferente e multifacetada.

A FLUIDEZ DE UMA BERLINA ELEGANTE, ESTATUTÁRIA, DECIDIDAMENTE CITROËN

Segundo Frédéric Angibaud, o designer do C5 X: “A forma alongada do habitáculo, os longos ‘spoilers’ na traseira do carro, bem como tudo o que foi trabalhado na perspetiva horizontal, como as janelas laterais compridas, são exemplos característicos do universo das berlinas.“

A silhueta do C5 X é musculada e foi otimizada a nível aerodinâmico para reduzir o consumo de combustível. O seu perfil esguio é inspirado pela aeronáutica e tem proporções completamente originais. A fluidez da silhueta é reforçada pelos volumes tensos e musculados do automóvel. O capô longo, a linha de cintura elevada e a reentrância acima da roda traseira, proporcionam distinção, dinamismo e robustez, e fazem parte da linguagem de design dos grandes automóveis da Citroën.

Em redor das cavas das rodas, as proteções originais reforçam o carácter do veículo. Destacam as rodas de grande diâmetro enquanto desempenham um papel essencial no fluxo de ar ao longo da carroçaria. As rodas de 720 mm de diâmetro estão equipadas com pneus Tall & Narrow de 19″. As jantes de liga leve Aero X de 19″ contam com inserções aerodinâmicas, em preto brilhante, para ajudar a dirigir o fluxo de ar através de um efeito de turbina e assim reduzir o arrasto, beneficiando, desta forma, o reduzido consumo de combustível.

A linha alongada do tejadilho termina com um spoiler superior flutuante e aerodinâmico. Um acabamento cromado integrado nos vidros de custódia estende visualmente os frisos superiores cromados das janelas para reforçar o carácter global do design. Os pilares do para-brisas em preto brilhante continuam o efeito visual do vidro em redor do veículo e reforçam o estatuto do C5 X, ao mesmo tempo que criam a impressão de um tejadilho flutuante. À opção do cliente, o tejadilho pode ser pintado em Preto Perla Nera, contribuindo ainda mais para a elegância do veículo.

 

UMA SECÇÃO DIANTEIRA MODERNA E TECNOLÓGICA

Com a sua secção frontal com a assinatura de luz em forma de V, característica da nova identidade da Citroën, o C5 X deixa a sua marca no segmento dos grandes automóveis de turismo. Esta assinatura de luz em forma de V reflete-se também na iluminação traseira para uma maior consistência. A face dianteira possui acabamentos cromados e em preto brilhante, conferindo ao C5 X uma presença inconfundível no seu segmento. Os chevrons superiores realçam as extremidades do capô e estendem-se até às luzes diurnas em LED, acentuando a largura percebida da secção frontal. Os chevrons inferiores estendem-se em direção aos projetores LED, bem como às luzes diurnas, contribuindo para uma apresentação requintada e tecnológica. A assinatura luminosa do C5 X é muito precisa, destacando-se uma verdadeira atenção aos detalhes.

As aletas criam um padrão em forma de chevron nos projetores, realçando o carácter do veículo e reforçando a assinatura especialmente na vista de ¾. Estas aletas também se encontram na assinatura da iluminação na retaguarda.

O capô é generoso, longo, horizontal e colocado numa posição bastante baixa. Apresenta um desenho côncavo nas suas laterais que refletem o design dos Citroën C4 ou C5 Aircross, uma assinatura forte que reforça o aspeto musculado e robusto da sua secção dianteira.

A entrada de ar inferior, realçada por um friso cromado, tem um desenho bastante geométrico, igualmente inspirado nos chevrons, realçando o radar principal utilizado para os sistemas auxiliares de condução.

UMA SECÇÃO TRASEIRA PODEROSA QUE COMBINA ELEGÂNCIA E FUNCIONALIDADE

“A bagageira de grandes dimensões e o seu acesso muito amplo corresponde, por sua vez, à silhueta de uma carrinha“, diz Frédéric Angibaud.

A traseira do C5 X é forte e elegante. O spoiler no topo, que alonga visualmente o habitáculo, e a janela traseira extremamente fluida dão ao veículo um carácter poderoso e dinâmico.

As linhas arredondadas da zona traseira inferior do C5 X estão perfeitamente alinhadas com os grandes automóveis Citroën.  Detalhes como as linhas à volta da matrícula e no para-choques, o padrão dos chevrons na zona inferior, e as decorações cromadas à volta dos refletores reforçam a largura do veículo e permitem-lhe assentar muito bem na estrada.

As luzes tridimensionais traseiras em LED são alongadas horizontalmente, subindo nas suas laterais para reforçar a presença do veículo. Apresentando uma assinatura de luz em V, que reflete a da frente, tanto de dia como de noite, acompanha as curvaturas e o contorno natural da linha de cintura, realçando a vista traseira a ¾. Esta trabalho de estilo da traseira do C5 X também satisfaz as necessidades dos clientes em termos de volume e de funcionalidade. A porta traseira proporciona uma abertura ampla e funcional, com um piso de carga baixo, para uma utilização diária fácil e prática. É realçada por um spoiler inferior em preto brilhante que proporciona apoio e estabilidade durante as travagens, uma solução estética e útil, e que já foi adotada no passado em muitos modelos Citroën, desde o CX até ao C6 e ao XM.

UMA POSTURA ELEVADA E CÓDIGOS DE ESTILO INSPIRADOS NOS SUV

“Do SUV, herdou a sua postura elevada ‘up on the road’ que proporciona uma sensação de proteção e solidez. O tratamento dos seus flancos e das curvaturas é um sinal de robustez que podemos encontrar nas carroçarias SUV“, afirma Frédéric Angibaud.

A silhueta do C5 X é suportada por proteções inferiores, em preto mate, em todo o seu redor, evocando os SUV e acentuando a impressão de robustez e solidez. O perfil do C5 X tem várias características de um SUV: uma postura elevada, combinada com rodas grandes de 720 mm, uma posição de condução mais alta do que a das berlinas tradicionais, e proteções inferiores em preto mate em todo o veículo, acentuando a impressão de robustez e solidez.

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

Dimensões principais:

Comprimento: 4.805 mm

Largura: 1.865 mm

Altura: 1.485 mm

Distância entre eixos: 2.785 mm

Aerodinâmica: Cx de 0,291 e SCx de 0,673

Volume da bagageira: 545 l

Share. Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp Email
AnteriorClub MX-5 Portugal em passeio pela zona centro
Próximo DHL lança campanha internacional para celebrar o lançamento do novo filme James Bond, NO TIME TO DIE

Relacionados

Novos PEUGEOT 308 e 308 SW: líder do segmento em Portugal já disponível para encomenda

3 de Outubro, 2025

Mazda MX-5 1.5 Skyactiv-G 132 cv Kazari: liberdade com alma roadster

1 de Outubro, 2025

ÚLTIMAS
Automóvel

Novos PEUGEOT 308 e 308 SW: líder do segmento em Portugal já disponível para encomenda

3 de Outubro, 2025

Os novos PEUGEOT 308 e 308 SW são propostos em Portugal com quatro opções de…

Dia Mundial dos Animais, 4 de outubro

2 de Outubro, 2025

Mazda MX-5 1.5 Skyactiv-G 132 cv Kazari: liberdade com alma roadster

1 de Outubro, 2025
SIGA-NOS!
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram
  • WhatsApp

Subscreva a Newsletter

Aceito receber a newsletter da Creative News que pode conter ocasionalmente informações sobre iniciativas, produtos e serviços.

Email : press@creativedesign.pt
Contacto: +351 913 163 426 (tarifa de rede móvel)
Política de Privacidade
Estatuto Editorial

Facebook Instagram LinkedIn

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.