• AUTOMÓVEL
    • ENSAIOS
  • ENTREVISTA
  • NEGÓCIOS
  • IMOBILIÁRIO
  • ESTUDO
  • DICAS
  • LANÇAMENTOS
  • DESTINOS
  • WELLNESS
  • LINKS
    • BELEZA
    • DESIGN
    • DESPORTO
    • EVENTO
    • LIVROS
    • MODA
    • SAÚDE
    • SUSTENTÁVEL
    • TECNOLOGIA
ÚLTIMAS !

Gama CUPRA reforçada com novas versões EXTREME

30 de Outubro, 2025

Comércio online: reclamações disparam mais de 60%. Burlas geram 10% das queixas

30 de Outubro, 2025

Cegid nomeia Carmen Cerdan como Diretora de Recursos Humanos para a região ILA

29 de Outubro, 2025
Facebook LinkedIn Instagram
LinkedIn Facebook Instagram
Creative News
loader

  • AUTOMÓVEL
    1. ENSAIOS
    2. VER TODOS

    Mazda 3 HB: a harmonia entre potência e eficiência

    6 de Outubro, 2025

    Mazda MX-5 1.5 Skyactiv-G 132 cv Kazari: liberdade com alma roadster

    1 de Outubro, 2025

    Mazda CX-60: Elegância nipónica com alma elétrica

    7 de Setembro, 2025

    Mazda CX-80 — O SUV familiar com alma japonesa

    6 de Setembro, 2025

    Gama CUPRA reforçada com novas versões EXTREME

    30 de Outubro, 2025

    Leapmotor revela o C10 AWD de 598 cv no Salão Automóvel de Zurique

    28 de Outubro, 2025

    Novo GLC elétrico já está disponível para encomenda: o best-seller elétrico chegou

    27 de Outubro, 2025

    VOLVO EX30 eleito Carro Frota do Ano

    27 de Outubro, 2025
  • ENTREVISTA

    Anos de Coragem – Entrevista a Elaine Serra

    26 de Setembro, 2025

    A linguagem da beleza – Entrevista a Jo Stenuit

    2 de Dezembro, 2024

    Entrevista a Vítor Martins, Diretor Comercial da JCDecaux

    7 de Agosto, 2023

    Entrevista a Sérgio Rodrigues, CEO da StoresAce

    2 de Maio, 2023

    Nomeação de Rui Cruz para a direção geral da Opensoft

    30 de Março, 2023
  • NEGÓCIOS

    IVECO reforça a logística sustentável com 42 novos camiões S-Way a gás natural ao serviço da TESCO, na Escócia

    10 de Outubro, 2025

    Dachser consolida o compromisso com entregas 100% elétricas em Barcelona

    10 de Setembro, 2025

    Coca-Cola celebra a sua ligação à música com uma parceria global histórica com o Rock in Rio Lisboa

    9 de Setembro, 2025

    Porto Business School reforça cooperação com Angola

    2 de Agosto, 2025

    Adolfo Domínguez atinge 43% das suas vendas fora de Espanha

    1 de Agosto, 2025
  • IMOBILIÁRIO

    MOME e Revive lançam projeto residencial de 140M€ no Porto

    7 de Outubro, 2025

    Casas à venda em Portugal: oferta está apenas 5% acima do mínimo de 2022

    24 de Setembro, 2025

    Comprar casa em Portugal ficou 8,5% mais caro no último ano

    1 de Agosto, 2025

    Segmento Urbano conquista prémio no World Architecture Festival

    15 de Julho, 2025

    Zome quer pôr carreiras a mexer

    10 de Julho, 2025
  • ESTUDO

    Comércio online: reclamações disparam mais de 60%. Burlas geram 10% das queixas

    30 de Outubro, 2025

    Investimento público global superior a $6 mil milhões em ciberdefesa mostra que segurança digital é prioridade económica e geopolítica

    28 de Outubro, 2025

    Mais de metade dos consumidores portugueses já abandonaram uma marca por mau atendimento

    18 de Outubro, 2025

    Geração Z permanece pouco tempo nas empresas, revela estudo da Randstad Global

    19 de Setembro, 2025

    Emprego na hotelaria cresce 9% entre maio e agosto face a 2024

    14 de Setembro, 2025
  • DICAS

    Quais são os três fatores a ter em conta para trocar os pneus do carro?

    9 de Outubro, 2025

    Regresso ao trabalho: 8 estratégias para voltar com mais motivação

    28 de Agosto, 2025

    Como aproveitar as férias de verão para repensar a carreira

    12 de Agosto, 2025

    Pequenos hábitos que podem melhorar a sua saúde financeira

    8 de Agosto, 2025

    As 7 luzes indicadoras de avaria do automóvel cujo significado todo o condutor deve conhecer

    2 de Agosto, 2025
  • LANÇAMENTOS

    h3 reinventa a tradição e lança o novo h3 Pica-Pau: Para picar sem parar

    24 de Outubro, 2025

    Do Mar ao Pulso: uma viagem com a Panerai e o Eilean

    25 de Agosto, 2025

    Açores traçam novo rumo: Lançamento do primeiro barco 100% eléctrico, inaugurando uma Era Verde para o Turismo

    9 de Agosto, 2025

    Lisboa recebe novo espaço educativo inovador para crianças e pais

    30 de Julho, 2025

    Panerai dá cor ao verão com braceletes à prova de sol e mar

    7 de Julho, 2025
  • DESTINOS

    Algarve recebe nota positiva dos turistas

    14 de Agosto, 2025

    Cidades nacionais mais procuradas pelos turistas portugueses

    1 de Julho, 2025

    Duas praias portuguesas entre as mais originais e secretas da Europa, segundo a Jetcost

    10 de Junho, 2025

    Zoomarine abre portas a 7 de março com novidades preparadas para a nova temporada

    26 de Fevereiro, 2024

    Dados eDreams: Paris volta a ser o destino de eleição dos portugueses nesta Páscoa

    3 de Abril, 2023
  • WELLNESS

    LLYC conquista Eficácia da Comunicação com campanha para Dove

    5 de Dezembro, 2021

    SERENITY SPA celebra a BLACK friday durante uma semana

    16 de Novembro, 2021

    Ser piloto por um dia ou observar as estrelas no Alentejo: os hotéis Moov oferecem novas experiências

    12 de Agosto, 2021

    Programa de verão do Spa Caudalie no The Yeatman: Divina por dentro e por fora

    9 de Agosto, 2021

    Yoga, alimentação saudável e ar puro do Douro: The Vintage House lança programa “Winefulness”

    9 de Agosto, 2021
  • LINKS
    1. BELEZA
    2. DESIGN
    3. DESPORTO
    4. EVENTO
    5. LIVROS
    6. MODA
    7. SAÚDE
    8. SUSTENTÁVEL
    9. TECNOLOGIA
    10. VER TODOS

    Um terço dos homens diz sentir dificuldade em aceder aos cuidados de saúde

    4 de Agosto, 2025

    GIVENCHY APRESENTA GENTLEMAN SOCIETY EAU DE PARFUM REFILL

    16 de Junho, 2025

    KÉRASTASE abre uma pop-up em NYC com as embaixadoras Emily Ratajkowski, Sydney Sweeney, Ebonne Davis, Margarida Corceiro e Caetana Botelho Afonso

    10 de Abril, 2025

    Os erros mais cometidos na hora de escolher a base

    14 de Novembro, 2024

    Mónica de Miranda, Prémio idealista de arte contemporânea 2023

    30 de Abril, 2023

    2ª edição do Prémio Adico distingue inovação e ecodesign

    23 de Abril, 2023

    Estudante portuguesa de design vence o Primeiro Concurso Europeu ECCO DESIGN LAB

    19 de Fevereiro, 2023

    IMPERFEITA 1.3: a idade não nos define

    17 de Fevereiro, 2023

    Liga MEO Surf – Francisca Veselko e Afonso Antunes conquistam Bom Petisco Peniche Pro

    26 de Outubro, 2025

    Os dois PEUGEOT 9X8 destacam-se, com um segundo lugar e um Top 5 no Japão

    29 de Setembro, 2025

    CLIO TROPHY PORTUGAL RUMA A TRÁS-OS-MONTES E À GALIZA PARA A TERCEIRA PROVA DO CALENDÁRIO

    19 de Setembro, 2025

    Théo Pourchaire torna-se piloto oficial do Team PEUGEOT TotalEnergies em 2026

    14 de Setembro, 2025

    Fábrica de Unicórnios anuncia os Empreendedores do Ano

    27 de Outubro, 2025

    84% das crianças com menos de 3 anos utilizam ecrãs todos os dias quando a recomendação é de apenas 20 minutos

    23 de Outubro, 2025

    ROCK IN RIO LISBOA apresenta: THE FLIGHT – o céu de lisboa vai ser palco na próxima edição do festival

    20 de Outubro, 2025

    Rock in Rio Lisboa 2026 anuncia dia pop com Katy Perry e grandes nomes nacionais

    17 de Outubro, 2025

    Nuvem de Ideias: nova editora dedica-se ao livro como ferramenta de comunicação

    11 de Junho, 2024

    Bibá Pitta é a embaixadora dos livros bestsellers “Avó, fala-me de ti” e “Avô, fala-me de ti”, pelo terceiro ano consecutivo

    12 de Dezembro, 2023

    Publicado o livro gratuito “25 Espécies Aquáticas que Estão a Invadir Portugal”

    18 de Novembro, 2023

    VIAJA! – Um livro para todos aqueles que têm o “bichinho” das viagens

    25 de Outubro, 2023

    MO inaugura nova loja em MARCO de CANAVESES

    23 de Janeiro, 2024

    AICEP promove moda sustentável no mercado internacional

    17 de Novembro, 2023

    Designer de moda Luís Carvalho é o Primeiro Embaixador da marca em Portugal

    21 de Setembro, 2023

    Estudante portuguesa de design vence o Primeiro Concurso Europeu ECCO DESIGN LAB

    19 de Fevereiro, 2023

    O verão também é tempo de prevenção no cancro de pulmão

    8 de Agosto, 2025

    ESTeSC integra projeto europeu de 3 milhões que melhora segurança dos exames médicos infantis

    7 de Maio, 2025

    Exercício durante a gravidez: a chave para o bem-estar físico e emocional

    5 de Maio, 2025

    Tecnologia desenvolvida em Portugal transforma as consultas médicas: mais tempo para os doentes e menos burocracia

    31 de Outubro, 2024

    Especialistas preparam estratégia urbanística para adaptar Lisboa às alterações climáticas

    24 de Junho, 2025

    Lagoas Park quer aumentar a produção de energia para consumo próprio

    15 de Março, 2024

    RAIZ quer trazer a agricultura urbana a mais bairros de Portugal

    16 de Outubro, 2023

    Adico: Redução da pegada ambiental equivale a menos 213 mil quilómetros percorridos

    12 de Junho, 2023

    Lisbon AI Week desafia criadores a juntarem-se à semana da Inteligência Artificial

    12 de Outubro, 2025

    Grupo Ribera utiliza tecnologia de IA da Microsoft para apoiar pacientes e profissionais de saúde

    18 de Setembro, 2025

    No interior do novo GLC elétrico: Uma experiência excecional, impulsionada pelo MB.OS, que transmite a sensação de estar em casa

    12 de Setembro, 2025

    Portugal é um dos destinos favoritos dos nómadas digitais com o interior do país a impulsionar novos modelos de vida

    26 de Agosto, 2025

    Gama CUPRA reforçada com novas versões EXTREME

    30 de Outubro, 2025

    Comércio online: reclamações disparam mais de 60%. Burlas geram 10% das queixas

    30 de Outubro, 2025

    Cegid nomeia Carmen Cerdan como Diretora de Recursos Humanos para a região ILA

    29 de Outubro, 2025

    Chef Rui Prado estreia-se ao comando do BALCONY Restaurant

    29 de Outubro, 2025
Creative News
Home»Automóvel»Juntos a desafiar as convenções: 30 anos de co-criação entre a Mazda e a Bose
Automóvel

Juntos a desafiar as convenções: 30 anos de co-criação entre a Mazda e a Bose

A Mazda e a Bose começaram a trabalhar em conjunto há 30 anos, na 3ª geração do Mazda RX-7
5 de Setembro, 2021
Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email

O ano de 1991 marcou o início de uma parceria tecnológica que, até ao presente, abrangeu um vasto número de modelos Mazda. Depois de iniciar a sua colaboração há 30 anos, na então terceira geração do Mazda RX-7, a Mazda e a Bose continuaram a desenvolver conjuntamente diversas soluções inovadoras para sistemas de som premium, as quais têm contribuído para uma experiência de condução de nível superior. Quando conjugados, a potência sonora e o prazer de conduzir proporcionam uma experiência de cliente extraordinária e envolvente, permitindo aos ocupantes sentir todos os detalhes acústicos e o impacto emocional de um concerto ao vivo, dentro dos seus próprios carros.

Tudo começou com o Mazda RX-7

Baixos potentes e uma sonoridade impactante. Estes foram os requisitos que os engenheiros de áudio que trabalhavam no Mazda RX 7 “FD” estabeleceram para si próprios. Em busca de uma performance de áudio excepcional, capaz de corresponder a estes padrões premium, a equipa liderada por Ryoji Oe deparou-se com o sistema Acoustic Wave Cannon da Bose. O sistema de reprodução de sons graves (baixos) composto por um tubo de 3,6 metros de comprimento com um woofer de alta potência no interior, era precisamente o que a Mazda procurava, pelo que as duas empresas desenvolveram um trabalho conjunto para integrar a tecnologia de altifalantes no RX-7.

Aparentemente impossivel de alcançar no início, o trabalho de adaptação resultou num engenhoso sistema de dobras e curvas que permitiu aos engenheiros da Bose e da Mazda alojar o longo tubo na secção traseira do carro, sem comprometer o espaço ou a qualidade sonora. “A tecnologia Acoustic Waveguide e o RX-7 deram uma nova dimensão à qualidade sonora”, recorda Mike Rosen, Engenheiro Chefe da Bose Automotive Systems, que esteve envolvido no projecto. Este sucesso deu início a uma tarefa permanente focada em oferecer uma qualidade sonora de nível superior em muitos outros modelos Mazda.

Mazda MX-5: Capota aberta, volume bem alto

Um marco particularmente importante neste longo percurso envolve o modelo mais icónico da Mazda até hoje, o Mazda MX-5. Nos automóveis descapotáveis, proporcionar uma grande qualidade de som com a capota aberta foi sempre um enorme desafio para os fabricantes de equipamento original (OEM) e engenheiros de som, mas a Mazda e a Bose encontraram uma solução inovadora. Um interruptor EQ ajusta automaticamente o volume de som quando a capota está aberta, ao mesmo tempo que os altifalantes UltraNearfield, incorporados directamente nos apoios de cabeça dos bancos, permitem uma experiência de audição imersiva a céu aberto.

Além disso, a tecnologia de compensação de ruído AudioPilot da Bose monitoriza continuamente o ambiente sonoro e ajusta automaticamente a reprodução áudio em função de todas as alterações registadas, tais como o ruído da estrada e do vento. Desta forma, o condutor pode concentrar a sua atenção na música e na experiência de condução sem a necessidade de proceder a ajustes manuais.

Mazda MX-30[1]: Baixos “em alta”

A mais recente geração de modelos Mazda regista outro avanço fundamental nos trinta anos de colaboração: em quase todos os modelos a partir do Mazda3 de 2019, os woofers foram reposicionados, deixando de estar alojados nos painéis das portas e passando para a parte superior dos painéis laterais dianteiros junto ao tabliê. Esta nova colocação não só liberta espaço para maiores espaços de arrumação nas portas, como também contribui para uma melhor experiência sonora, uma vez que a energia dos sons graves é reflectida simultaneamente através do piso do carro, do painel de separação do compartimento do motor (firewall) e dos painéis laterais dianteiros junto ao tabliê.

Este efeito de concentração sonora nos cantos dianteiros cria uma reprodução de baixos muito intensa e de grande qualidade, sem atingir níveis incomodativos ou causar vibrações. Além disso, os altifalantes de baixos nas laterais dianteiras são complementados por um subwoofer adicional na parte traseira de forma a “alinhar” os sons de baixa frequência em toda o habitáculo.

Esta nova configuração, apropriadamente denominada BassMatch, exibe todo o seu potencial no Mazda MX-30, 100% eléctrico: dada a inexistência de ruído do motor, o condutor e os passageiros podem desfrutar de uma experiência áudio ainda mais detalhada e completa nunca antes possível.

Desde o primeiro projecto até este último exemplo, a colaboração entre a Mazda e a Bose tem sido caracterizada não só pelo primor de engenharia, mas também por um espírito de cumplicidade quase familiar entre as duas empresas: a paixão por vencer os limites do que é possível e uma convicção comum de que as soluções premium requerem uma abordagem ousada, para além do convencional.

Este é o espírito que irá também impulsionar os futuros projectos conjuntos, previstos para os próximos anos, envolvendo pessoas empenhadas em encontrar soluções únicas para um objectivo comum: a perfeita harmonia entre carro, condutor e música.

[1] Mazda MX-30 (valores combinados WLTP): consumo de electricidade: 19 kWh/100 km; emissões de CO2: 0 g/km. Veículos homologados de acordo com o processo de aprovação WLTP (Regulamento (EU) 1151/2017; Regulamento (EU) 2007/715).

Share. Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp Email
AnteriorDS torna-se numa marca 100% elétrica
Próximo Anunciado júri para o LEXUS DESIGN AWARD 2022

Relacionados

Gama CUPRA reforçada com novas versões EXTREME

30 de Outubro, 2025

Leapmotor revela o C10 AWD de 598 cv no Salão Automóvel de Zurique

28 de Outubro, 2025

ÚLTIMAS
Automóvel

Gama CUPRA reforçada com novas versões EXTREME

30 de Outubro, 2025

CUPRA é sinónimo de competição e emoção e é esse o espírito refletido nas novas…

Comércio online: reclamações disparam mais de 60%. Burlas geram 10% das queixas

30 de Outubro, 2025

Cegid nomeia Carmen Cerdan como Diretora de Recursos Humanos para a região ILA

29 de Outubro, 2025
SIGA-NOS!
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram
  • WhatsApp

Subscreva a Newsletter

Aceito receber a newsletter da Creative News que pode conter ocasionalmente informações sobre iniciativas, produtos e serviços.

Email : press@creativedesign.pt
Contacto: +351 913 163 426 (tarifa de rede móvel)
Política de Privacidade
Estatuto Editorial

Facebook Instagram LinkedIn

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.