Numa altura em que o debate público em torno da Lei do Trabalho e das novas dinâmicas laborais domina a atualidade, o Conselho Profissional do Colégio dos Solicitadores da Ordem dos Solicitadores e dos Agentes de Execução (OSAE), promove no próximo dia 18 de novembro, pelas 14h30, na sede nacional da Ordem, a conferência “Trabalho 4.0. Desafios da Era Digital”, um encontro onde se pretende refletir sobre as profundas transformações que a digitalização está a introduzir nas relações de trabalho, nas organizações e no enquadramento jurídico-laboral e atividade dos profissionais da área da justiça.
Esta conferência contará com intervenções de Adriano Rafael Moreira, Secretário de Estado Adjunto e do Trabalho, de Maria Fernanda Ferreira Campos, Inspetora-Geral da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), de Susana Ferreira dos Santos, Professora e Coordenadora do curso de Solicitadoria do Instituto Politécnico de Bragança e membro do Conselho de Supervisão da OSAE, de Tiago Araújo, Diretor Nacional da Associação Nacional de Jovens Empresários, e Tiago Parreira, Empreendedor, autor e fundador e ex-CEO da PHC Software.
“A oportunidade desta conferência decorre da constante evolução societária no que ao trabalho diz respeito. Às mudanças introduzidas pela Agenda do Trabalho Digno, ainda geradoras de dúvidas práticas em algumas matérias como os custos do teletrabalho, parentalidade e outros, soma-se a necessidade de regulação do trabalho desenvolvido em plataformas digitais, bem como o impacto da IA na gestão de pessoas e processos. Perante um quadro de reforma contínua do Código do Trabalho, faz sentido reunir Governo, ACT, empresas e academia para consolidar interpretação, alinhar fiscalização e transformar incerteza regulatória em procedimentos executáveis ouvindo diferentes perspetivas, mas todas com um propósito comum de criar melhores condições de trabalho“, sublinha Francisco Serra Loureiro, Presidente do Conselho Profissional do Colégio dos Solicitadores.
Após as intervenções iniciais, os oradores participarão num debate aberto sobre o futuro do trabalho na era digital, explorando temas como as alterações na Agenda do Trabalho Digno, a automatização e o emprego, a atualização do quadro legal, os desafios da regulamentação da atividade a importância de preparar os profissionais e empresas para um contexto de mudança acelerada.
Neste encontro pretende-se analisar o impacto da digitalização e das novas tecnologias nas práticas jurídicas e nas atividades dos solicitadores e agentes de execução e debater como o mundo do trabalho em transformação exige adaptação, competências digitais e atualização do enquadramento e ferramentas legais, promovendo reflexão sobre inovação, ética e eficiência na prestação de serviços jurídicos. A transição digital, a inteligência artificial e os novos modelos de organização, do trabalho remoto às plataformas digitais, estão a redefinir funções, competências e responsabilidades, levantando novas questões quanto à proteção dos trabalhadores, à regulação da atividade e à adaptabilidade das empresas. A conferência procurará precisamente debater estas tendências e o papel que a justiça e seus profissionais têm na construção de um quadro equilibrado entre inovação, justiça e segurança.
Ao promover esta conferência, o Conselho Profissional do Colégio dos Solicitadores da OSAE reafirma o compromisso com a atualização permanente dos seus membros e com a promoção de um debate informado e plural sobre o papel do Direito do Trabalho num país em transformação. Este encontro representa também uma oportunidade para aproximar a visão do Governo, da academia e do setor empresarial, num momento em que Portugal é chamado a equilibrar inovação tecnológica e justiça social nas relações laborais.
