Liderando a uma hora do final, o Team PEUGEOT TotalEnergies esteve muito perto da sua primeira vitória no Campeonato do Mundo FIA de Resistência (WEC) durante a histórica 100ª corrida, realizada no sopé do Monte Fuji.
Paul Di Resta e Loïc Duval fizeram excelentes largadas ao volante dos PEUGEOT 9X8 #93 e #94. Paul ganhou uma posição e ficou em terceiro na primeira curva, enquanto Loïc subiu cinco posições na volta inicial. Após duas horas de ataques ousados e defesa firme, os PEUGEOT 9X8 estavam entre os cinco primeiros quando Jean-Éric Vergne e Malthe Jakobsen assumiram o comando.
Em segundo lugar no recomeço após um longo período de Safety Car, Vergne assumiu a liderança das 6 Horas de Fuji na volta 98, enquanto Jakobsen lutava para chegar ao terceiro lugar após batalhas ferozes no tráfego. Pouco depois da metade da corrida, os dois PEUGEOT 9X8 estavam no pódio provisório.
Na paragem seguinte nas boxes, Jakobsen permaneceu ao volante do #94, mas teve azar ao entrar nas boxes pouco antes de um Virtual Safety Car, o que fez o carro cair para o sexto lugar. Vergne parou uma volta depois, sob neutralização da corrida, permitindo que o #93 mantivesse a liderança, com Mikkel Jensen agora ao volante.
Os pilotos dinamarqueses do Team PEUGEOT TotalEnergies fizeram um trabalho fantástico para manter as suas posições e afastar os ataques, por vezes agressivos, dos rivais. Na última paragem nas boxes, a equipa optou por colocar quatro pneus novos em ambos os PEUGEOT 9X8. Jensen regressou em segundo lugar, enquanto Stoffel Vandoorne assumiu o comando do #94 em sexto.
O belga concluiu assim a sua passagem bem-sucedida pelo Team PEUGEOT TotalEnergies dentro dos cinco primeiros. Jensen deu tudo até à bandeira axadrezada para defender o segundo lugar, proporcionando o melhor resultado da equipa francesa no FIA WEC.
Alain Favey, CEO da PEUGEOT : “Ter os dois carros no Top 5 e garantir um segundo pódio consecutivo aqui em Fuji é um motivo de enorme orgulho para toda a equipa. É uma recompensa não só pela determinação e trabalho árduo da equipa, bem como da nossa subsidiária japonesa, que trabalhou incansavelmente para este evento, mas também pelo progresso constante do 9X8 nas últimas três corridas. Ver o carro evoluir e dar um novo passo em frente, corrida após corrida, é uma fonte de motivação e satisfação para todos na PEUGEOT.”
Jean-Marc Finot, Vice-Presidente da Stellantis Motorsport: “Após o nosso primeiro pódio do ano com o terceiro lugar em Austin há duas semanas, o Team PEUGEOT TotalEnergies continua a progredir com um magnífico segundo lugar em Fuji. Foi uma corrida emocionante que manteve a equipa e os fãs do automobilismo em suspense durante seis horas. Embora a sequência de incidentes durante a corrida não nos tenha permitido vencer este fim de semana, continuaremos a apresentar desempenhos sólidos para alcançar o degrau mais alto do pódio.”
Olivier Jansonnie, Diretor Técnico da PEUGEOT Sport: “Foi uma corrida bastante agitada, com muitos incidentes na pista, FCYs e Safety Cars que influenciaram o resultado final. Beneficiamos parcialmente com o #93; outros ganharam mais do que nós. Tudo se resumiu à estratégia de pneus — quem conseguiria manter os pneus por mais tempo. Conseguimos segurar a Porsche, que estava com a mesma estratégia que nós, mas não havia nada que pudéssemos fazer contra a Alpine. Ainda assim, é um resultado muito forte, com um excelente segundo lugar para o #93.”
Jean-Éric Vergne (PEUGEOT 9X8 #93): “Fiz um bom stint. Demorei um pouco para ultrapassar e chegar ao primeiro lugar, mas depois consegui abrir uma vantagem para entregar o carro ao Mikkel com uma pequena margem de segurança, e fizemos a paragem nas boxes no momento certo. Foi uma corrida sólida. O segundo lugar é um ótimo resultado para a equipa.”
Malthe Jakobsen (PEUGEOT 9X8 #94): “Uma corrida difícil, com dois Safety Cars e dois recomeços, muitas disputas em pista e algumas ultrapassagens fantásticas também. Foi complicado gerir os pneus traseiros. Sabemos que temos potencial para lutar com os melhores e mal posso esperar para estar no Bahrein para a última corrida da temporada.”
