• AUTOMÓVEL
    • ENSAIOS
  • ENTREVISTA
  • NEGÓCIOS
  • IMOBILIÁRIO
  • ESTUDO
  • DICAS
  • LANÇAMENTOS
  • DESTINOS
  • WELLNESS
  • LINKS
    • BELEZA
    • DESIGN
    • DESPORTO
    • EVENTO
    • LIVROS
    • MODA
    • SAÚDE
    • SUSTENTÁVEL
    • TECNOLOGIA
ÚLTIMAS !

Open Gate AI: A nova porta para o futuro das empresas portuguesas

16 de Novembro, 2025

Depois do Web Summit, Lisboa volta a ser palco da inovação: World Usability Day Portugal discute o futuro humano da IA

16 de Novembro, 2025

OSAE junta Governo, academia e setor empresarial em debate, já no dia 18

15 de Novembro, 2025
Facebook LinkedIn Instagram
LinkedIn Facebook Instagram
Creative News
loader

  • AUTOMÓVEL
    1. ENSAIOS
    2. VER TODOS

    Mazda3 Sedan – Elegância, emoção e precisão japonesa

    3 de Novembro, 2025

    Mazda 3 HB: a harmonia entre potência e eficiência

    6 de Outubro, 2025

    Mazda MX-5 1.5 Skyactiv-G 132 cv Kazari: liberdade com alma roadster

    1 de Outubro, 2025

    Mazda CX-60: Elegância nipónica com alma elétrica

    7 de Setembro, 2025

    PEUGEOT POLYGON CONCEPT: Chegou o momento de moldar o futuro do prazer da condução

    14 de Novembro, 2025

    Polestar 5 eleito “Melhor Veículo Elétrico” no SAHE 2025

    14 de Novembro, 2025

    Mesmo nas temperaturas mais frias, o novo GLB oferece uma sensação de “Welcome home.”

    13 de Novembro, 2025

    ES90: Novo modelo Fastback 100% Elétrico da Volvo chega a Portugal

    12 de Novembro, 2025
  • ENTREVISTA

    Anos de Coragem – Entrevista a Elaine Serra

    26 de Setembro, 2025

    A linguagem da beleza – Entrevista a Jo Stenuit

    2 de Dezembro, 2024

    Entrevista a Vítor Martins, Diretor Comercial da JCDecaux

    7 de Agosto, 2023

    Entrevista a Sérgio Rodrigues, CEO da StoresAce

    2 de Maio, 2023

    Nomeação de Rui Cruz para a direção geral da Opensoft

    30 de Março, 2023
  • NEGÓCIOS

    IVECO reforça a logística sustentável com 42 novos camiões S-Way a gás natural ao serviço da TESCO, na Escócia

    10 de Outubro, 2025

    Dachser consolida o compromisso com entregas 100% elétricas em Barcelona

    10 de Setembro, 2025

    Coca-Cola celebra a sua ligação à música com uma parceria global histórica com o Rock in Rio Lisboa

    9 de Setembro, 2025

    Porto Business School reforça cooperação com Angola

    2 de Agosto, 2025

    Adolfo Domínguez atinge 43% das suas vendas fora de Espanha

    1 de Agosto, 2025
  • IMOBILIÁRIO

    Comprar casa no Centro custa agora 280.000€, com Santarém e Leiria em destaque

    6 de Novembro, 2025

    MOME e Revive lançam projeto residencial de 140M€ no Porto

    7 de Outubro, 2025

    Casas à venda em Portugal: oferta está apenas 5% acima do mínimo de 2022

    24 de Setembro, 2025

    Comprar casa em Portugal ficou 8,5% mais caro no último ano

    1 de Agosto, 2025

    Segmento Urbano conquista prémio no World Architecture Festival

    15 de Julho, 2025
  • ESTUDO

    Estudo TEAM LEWIS: apenas 15% dos CMOs confia no departamento de compras para escolher uma agência

    7 de Novembro, 2025

    Comércio online: reclamações disparam mais de 60%. Burlas geram 10% das queixas

    30 de Outubro, 2025

    Investimento público global superior a $6 mil milhões em ciberdefesa mostra que segurança digital é prioridade económica e geopolítica

    28 de Outubro, 2025

    Mais de metade dos consumidores portugueses já abandonaram uma marca por mau atendimento

    18 de Outubro, 2025

    Geração Z permanece pouco tempo nas empresas, revela estudo da Randstad Global

    19 de Setembro, 2025
  • DICAS

    7 dicas práticas para poupar 5 mil euros

    1 de Novembro, 2025

    Quais são os três fatores a ter em conta para trocar os pneus do carro?

    9 de Outubro, 2025

    Regresso ao trabalho: 8 estratégias para voltar com mais motivação

    28 de Agosto, 2025

    Como aproveitar as férias de verão para repensar a carreira

    12 de Agosto, 2025

    Pequenos hábitos que podem melhorar a sua saúde financeira

    8 de Agosto, 2025
  • LANÇAMENTOS

    Marca centenária propõe um Natal hidratado e perfumado – SUGESTÕES DE NATAL COUTO

    10 de Novembro, 2025

    h3 reinventa a tradição e lança o novo h3 Pica-Pau: Para picar sem parar

    24 de Outubro, 2025

    Do Mar ao Pulso: uma viagem com a Panerai e o Eilean

    25 de Agosto, 2025

    Açores traçam novo rumo: Lançamento do primeiro barco 100% eléctrico, inaugurando uma Era Verde para o Turismo

    9 de Agosto, 2025

    Lisboa recebe novo espaço educativo inovador para crianças e pais

    30 de Julho, 2025
  • DESTINOS

    Algarve recebe nota positiva dos turistas

    14 de Agosto, 2025

    Cidades nacionais mais procuradas pelos turistas portugueses

    1 de Julho, 2025

    Duas praias portuguesas entre as mais originais e secretas da Europa, segundo a Jetcost

    10 de Junho, 2025

    Zoomarine abre portas a 7 de março com novidades preparadas para a nova temporada

    26 de Fevereiro, 2024

    Dados eDreams: Paris volta a ser o destino de eleição dos portugueses nesta Páscoa

    3 de Abril, 2023
  • WELLNESS

    LLYC conquista Eficácia da Comunicação com campanha para Dove

    5 de Dezembro, 2021

    SERENITY SPA celebra a BLACK friday durante uma semana

    16 de Novembro, 2021

    Ser piloto por um dia ou observar as estrelas no Alentejo: os hotéis Moov oferecem novas experiências

    12 de Agosto, 2021

    Programa de verão do Spa Caudalie no The Yeatman: Divina por dentro e por fora

    9 de Agosto, 2021

    Yoga, alimentação saudável e ar puro do Douro: The Vintage House lança programa “Winefulness”

    9 de Agosto, 2021
  • LINKS
    1. BELEZA
    2. DESIGN
    3. DESPORTO
    4. EVENTO
    5. LIVROS
    6. MODA
    7. SAÚDE
    8. SUSTENTÁVEL
    9. TECNOLOGIA
    10. VER TODOS

    Um terço dos homens diz sentir dificuldade em aceder aos cuidados de saúde

    4 de Agosto, 2025

    GIVENCHY APRESENTA GENTLEMAN SOCIETY EAU DE PARFUM REFILL

    16 de Junho, 2025

    KÉRASTASE abre uma pop-up em NYC com as embaixadoras Emily Ratajkowski, Sydney Sweeney, Ebonne Davis, Margarida Corceiro e Caetana Botelho Afonso

    10 de Abril, 2025

    Os erros mais cometidos na hora de escolher a base

    14 de Novembro, 2024

    Mónica de Miranda, Prémio idealista de arte contemporânea 2023

    30 de Abril, 2023

    2ª edição do Prémio Adico distingue inovação e ecodesign

    23 de Abril, 2023

    Estudante portuguesa de design vence o Primeiro Concurso Europeu ECCO DESIGN LAB

    19 de Fevereiro, 2023

    IMPERFEITA 1.3: a idade não nos define

    17 de Fevereiro, 2023

    Michelin celebra sete temporadas de inovação no Campeonato do Mundo FIM MotoE™: termina um ciclo desportivo e é alcançado um feito tecnológico

    14 de Novembro, 2025

    Liga MEO Surf – Francisca Veselko e Afonso Antunes conquistam Bom Petisco Peniche Pro

    26 de Outubro, 2025

    Os dois PEUGEOT 9X8 destacam-se, com um segundo lugar e um Top 5 no Japão

    29 de Setembro, 2025

    CLIO TROPHY PORTUGAL RUMA A TRÁS-OS-MONTES E À GALIZA PARA A TERCEIRA PROVA DO CALENDÁRIO

    19 de Setembro, 2025

    Depois do Web Summit, Lisboa volta a ser palco da inovação: World Usability Day Portugal discute o futuro humano da IA

    16 de Novembro, 2025

    OSAE junta Governo, academia e setor empresarial em debate, já no dia 18

    15 de Novembro, 2025

    2.ª edição do Alentejo Walking Festival 2025 contou com mais de 1250 participantes

    15 de Novembro, 2025

    Galeria Beltrão Coelho expõe mais de 40 medalhas que contam a história de Portugal

    13 de Novembro, 2025

    Nuvem de Ideias: nova editora dedica-se ao livro como ferramenta de comunicação

    11 de Junho, 2024

    Bibá Pitta é a embaixadora dos livros bestsellers “Avó, fala-me de ti” e “Avô, fala-me de ti”, pelo terceiro ano consecutivo

    12 de Dezembro, 2023

    Publicado o livro gratuito “25 Espécies Aquáticas que Estão a Invadir Portugal”

    18 de Novembro, 2023

    VIAJA! – Um livro para todos aqueles que têm o “bichinho” das viagens

    25 de Outubro, 2023

    MO inaugura nova loja em MARCO de CANAVESES

    23 de Janeiro, 2024

    AICEP promove moda sustentável no mercado internacional

    17 de Novembro, 2023

    Designer de moda Luís Carvalho é o Primeiro Embaixador da marca em Portugal

    21 de Setembro, 2023

    Estudante portuguesa de design vence o Primeiro Concurso Europeu ECCO DESIGN LAB

    19 de Fevereiro, 2023

    O verão também é tempo de prevenção no cancro de pulmão

    8 de Agosto, 2025

    ESTeSC integra projeto europeu de 3 milhões que melhora segurança dos exames médicos infantis

    7 de Maio, 2025

    Exercício durante a gravidez: a chave para o bem-estar físico e emocional

    5 de Maio, 2025

    Tecnologia desenvolvida em Portugal transforma as consultas médicas: mais tempo para os doentes e menos burocracia

    31 de Outubro, 2024

    Especialistas preparam estratégia urbanística para adaptar Lisboa às alterações climáticas

    24 de Junho, 2025

    Lagoas Park quer aumentar a produção de energia para consumo próprio

    15 de Março, 2024

    RAIZ quer trazer a agricultura urbana a mais bairros de Portugal

    16 de Outubro, 2023

    Adico: Redução da pegada ambiental equivale a menos 213 mil quilómetros percorridos

    12 de Junho, 2023

    Open Gate AI: A nova porta para o futuro das empresas portuguesas

    16 de Novembro, 2025

    JUNITEC abre inscrições para a 10.ª edição do TecStorm, a maior hackathon universitária do país

    10 de Novembro, 2025

    Lisbon AI Week desafia criadores a juntarem-se à semana da Inteligência Artificial

    12 de Outubro, 2025

    Grupo Ribera utiliza tecnologia de IA da Microsoft para apoiar pacientes e profissionais de saúde

    18 de Setembro, 2025

    Open Gate AI: A nova porta para o futuro das empresas portuguesas

    16 de Novembro, 2025

    Depois do Web Summit, Lisboa volta a ser palco da inovação: World Usability Day Portugal discute o futuro humano da IA

    16 de Novembro, 2025

    OSAE junta Governo, academia e setor empresarial em debate, já no dia 18

    15 de Novembro, 2025

    2.ª edição do Alentejo Walking Festival 2025 contou com mais de 1250 participantes

    15 de Novembro, 2025
Creative News
Home»Estudo»Estudo TEAM LEWIS: apenas 15% dos CMOs confia no departamento de compras para escolher uma agência
Estudo

Estudo TEAM LEWIS: apenas 15% dos CMOs confia no departamento de compras para escolher uma agência

O novo estudo global da agência TEAM LEWIS revela que a incerteza económica e a urgência em adotar a IA estão a gerar tensões internas e a redefinir as prioridades de marketing para os próximos meses
7 de Novembro, 2025
Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email

A TEAM LEWIS, agência global de marketing, lançou a segunda edição do Global CMO Report, o seu estudo prioritário anual sobre tendências e prioridades dos Chief Marketing Officers (CMOs) a nível mundial.

 

O estudo, que inquiriu 150 CMOs e 150 profissionais de departamentos de compras em todo o mundo, destaca uma mudança significativa nas prioridades e desafios de ambos. A aquisição de clientes é neste momento a principal prioridade para a grande maioria dos CMOs (61%), indicando um foco mais tático e de curto prazo em resposta a um contexto imprevisível.

 

Desconfiança e Inteligência Artificial: os eixos da transformação

Uma das conclusões mais relevantes do relatório é a erosão da confiança nos processos de compras. Apenas 15% dos CMOs confiam que o departamento de compras selecione as agências adequadas – uma percentagem que caiu para metade face a 2024 (31%). Esta falta de confiança gera tensões, já que tanto os CMOs (49%) como os profissionais de compras (45%) concordam que o processo de aquisição é demasiado lento e pode prejudicar as relações com as agências.

 

Em paralelo, a Inteligência Artificial tornou-se uma prioridade transversal a todas as áreas de gestão. O entusiasmo em torno da tecnologia aumentou: 69% dos CMOs mostram-se otimistas quanto ao seu potencial, em comparação com 52% no ano anterior. No entanto, também cresce a preocupação: quase metade (47%) admite que a integração da IA é uma das suas principais inquietações – um salto considerável face aos 19% registados em 2024.

 

Pressão económica e redefinição de prioridades

O contexto económico atual é a principal ameaça para 49% dos CMOs, ultrapassando a concorrência (41%), que era em 2024 a sua maior preocupação. No que toca ao principal desafio que têm de enfrentar este ano, parece ser claro para a maioria (52%) que são as restrições orçamentais, superando a falta de dados ou de talento qualificado.

 

Esta pressão reflete-se nos investimentos realizados: 31% dos CMOs indicam uma redução nos orçamentos de marketing. Ainda assim, continuam a apostar em áreas-chave como o marketing de conteúdo (35%), a publicidade em motores de pesquisa (34%) e o marketing nas redes sociais (31%). Curiosamente, enquanto os CMOs percecionam uma redução do investimento, a grande maioria (60%) dos profissionais de compras afirma que o investimento em marketing da sua empresa aumentou.

 

Olhando para o futuro, o pensamento estratégico consolida-se como a competência mais importante para 43% dos CMOs – um aumento face aos 39% do ano anterior. Por outro lado, a capacidade de adaptação a novas tecnologias é também considerada crucial (32%).

 

“Os CMOs deparam-se com uma encruzilhada: por um lado, a pressão económica exige que tenham um foco mais tático e resultados imediatos; por outro, a revolução da IA requer investimento, visão a longo prazo e uma reinvenção das equipas e dos fluxos de trabalho,” explica Inês Barbosa, Diretora da TEAM LEWIS Portugal. “O nosso estudo demonstra que o sucesso em 2025 e mais além não dependerá apenas da adoção de novas tecnologias, mas da capacidade de dominar o equilíbrio entre a eficiência a curto prazo e a transformação estratégica a longo prazo.”

 

Para ver todas as conclusões deste estudo da TEAM LEWIS, por favor visite este link.

Share. Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp Email
AnteriorDa Magia do Natal ao Glamour da Passagem de Ano no Lisbon Marriott Hotel
Próximo PACK ROCK IN RIO REGRESSA EM EXCLUSIVO À WORTEN

Relacionados

Comércio online: reclamações disparam mais de 60%. Burlas geram 10% das queixas

30 de Outubro, 2025

Investimento público global superior a $6 mil milhões em ciberdefesa mostra que segurança digital é prioridade económica e geopolítica

28 de Outubro, 2025

ÚLTIMAS
Tecnologia

Open Gate AI: A nova porta para o futuro das empresas portuguesas

16 de Novembro, 2025

A Open Gate AI nasce com uma ambição clara: acelerar a adoção estratégica da Inteligência…

Depois do Web Summit, Lisboa volta a ser palco da inovação: World Usability Day Portugal discute o futuro humano da IA

16 de Novembro, 2025

OSAE junta Governo, academia e setor empresarial em debate, já no dia 18

15 de Novembro, 2025
SIGA-NOS!
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram
  • WhatsApp

Subscreva a Newsletter

Aceito receber a newsletter da Creative News que pode conter ocasionalmente informações sobre iniciativas, produtos e serviços.

Email : press@creativedesign.pt
Contacto: +351 913 163 426 (tarifa de rede móvel)
Política de Privacidade
Estatuto Editorial

Facebook Instagram LinkedIn

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.