A Superbrands Portugal distinguiu este ano 48 Marcas de Excelência presentes no mercado português, avaliadas e reconhecidas pelos Consumidores, por Profissionais e pelo Conselho Superbrands. Os prémios foram entregues durante a 21ª edição da Gala Superbrands, realizada ontem, dia 28, ao final da tarde, no Taguspark, em Oeiras, com a presença de perto de 300 profissionais e figuras públicas, incluindo Bernardo Sousa e Luís Borges.
Das 48 Marcas distinguidas – mais seis que no ano passado –, nove foram premiadas pela primeira vez como Marcas de Excelência. Nesta edição foram ainda reconhecidas quatro Personalidades de Excelência, eleitas espontaneamente pelo público, nas categorias ‘Influencers’, ‘Estilistas e Modelos’, ‘Pilotos de Corrida’ e ‘Fadistas’.
As Marcas eleitas como Superbrands foram: AdvanceCare; Ageas Seguros; Alegro; Auchan; Banco Montepio; BP; Branca de Neve; Caetano Auto; Caixa Geral de Depósitos; Carris; Casa Ermelinda Freitas; Cavalinho; Colombo; DreamMedia; Edenred; EDP; Efapel; Endesa; ERA Imobiliária; Eurest; Ernst & Young (EY); Fnac; Iberdrola; ISQ; Izidoro; KPMG; Locarent; Lusíadas Saúde; Médis; MEO; Mercedes-Benz; MO; Nova SBE; Observador; Perfumes & Companhia; Prio; Prosegur Alarms; Purina; Remax; Renault; Repsol; RFM; Sapo; Secil; Seguro Direto; SIC; Sport Lisboa e Benfica; Sport TV.
Das perto de 50 Marcas premiadas, as nove presentes pela primeira vez na Superbrands Portugal foram AdvanceCare, Casa Ermelinda Freitas, Colombo, Efapel, Eurest, Iberdrola, Observador, Repsol e Seguro Direto.
“A entrega da distinção a 48 Marcas participantes mostra que várias Marcas têm vindo, quer a crescer, quer a reconhecer a idoneidade da premiação Superbrands. Este número reflete não apenas a vitalidade do mercado português, mas também a capacidade das Marcas em continuarem a construir relações de confiança e relevância junto dos consumidores. O facto de termos perto de uma dezena de novas Marcas demonstra que a excelência está em constante renovação e que há um movimento saudável de Marcas que se desafiam, evoluem e conquistam o seu espaço. Ser uma Superbrand é, acima de tudo, um reconhecimento da consistência, da autenticidade e do impacto positivo na vida das pessoas e no mercado”, afirma Pedro Diogo Vaz, Country Manager da Superbrands Portugal, salientando que a seleção das Marcas de Excelência é feita de modo idóneo, independente e transparente.
“Não existe qualquer candidatura por parte das Marcas para obterem o Selo Superbrands. O processo de seleção assenta, em primeiro lugar, no Estudo ao Consumidor, conduzido pela AMINT, uma empresa de análise e estudos de mercado, em que as Marcas são referenciadas espontaneamente pelos consumidores. Na segunda fase, as Marcas com maior referenciação são avaliadas pelo Conselho Superbrands, constituído por 15 profissionais de diversas áreas de atividade. Cada uma das partes do processo tem um peso equitativo nos cálculos finais, sendo que apenas as Marcas que integram o Top 10% são apuradas como Superbrands”, esclarece Pedro Diogo Vaz.
Acreditando que Marcas não são apenas ‘negócios’ e que algumas Personalidades também se distinguem, a Superbrands promove ainda a avaliação das Personalidades de Excelência, com os portugueses a identificarem as figuras que mais se destacaram nas suas áreas. Através de votação pública, os eleitos em 1.º lugar foram: Nuno Markl, na categoria ‘Influencers’; Luís Borges, em ‘Estilistas e Modelos’; Bernardo Sousa, em ‘Pilotos de Corrida’; e Sara Correia, na dimensão de ‘Fadistas’.
Nesta edição voltou a ser reconhecido o Prémio Superbrands Solidária, desta feita à organização humanitária Médicos Sem Fronteiras (MSF), pela sua missão e pelo trabalho desenvolvido na prestação de assistência médica de emergência a pessoas afetadas por conflitos armados, epidemias, desastres naturais ou exclusão dos cuidados de saúde. Esta distinção nasce da vontade da Superbrands Portugal em enaltecer e premiar as causas sociais que, através da sua atuação, têm-se destacado na criação de um mundo melhor.
“O reconhecimento Superbrands Solidária é um dos momentos mais simbólicos desta iniciativa. Representa o nosso compromisso em valorizar não apenas marcas comerciais, mas também aquelas que trabalham todos os dias para mudar realidades e transformar vidas. Distinguir os Médicos Sem Fronteiras é reconhecer uma missão de coragem e humanidade que ultrapassa as próprias fronteiras, geografias e circunstâncias. É um tributo à dedicação de todos os que, em contextos de extrema vulnerabilidade, colocam o bem-estar e a dignidade humana no centro da sua ação”, sublinha Pedro Diogo Vaz.
De referir ainda que o prémio Melhor Capa 2025 foi atribuído à Mercedes-Benz.
