Os Serviços de Ação Social do Politécnico do Porto (SAS do P.PORTO), a maior instituição de ensino superior politécnico do país, assinalam hoje o Dia Mundial da Saúde Mental empenhados na campanha ‘4BEST – Para Melhor Ser, Estar e Sentir’.
O 4BEST é um programa inovador de promoção da saúde mental e bem-estar académico, cofinanciado pelo Programa Nacional para a Promoção da Saúde Mental no Ensino Superior, com um investimento superior a 470 mil euros.
O programa envolve mais de 21.000 estudantes em ações de prevenção, sensibilização e apoio emocional, promovendo ao longo de 27 meses uma cultura de equilíbrio, autocuidado e sucesso académico sustentado.
“Queremos que os nossos estudantes tenham todas as condições para crescer com equilíbrio. A saúde mental não é um luxo: é uma base essencial para a aprendizagem, a inclusão e a participação ativa na comunidade académica”, afirma a Administradora dos Serviços de Ação Social do Politécnico do Porto.
“Com o 4BEST, criámos respostas concretas, próximas e eficazes para cuidar de quem aprende connosco”, acrescenta Raquel Lima.
O 4BEST responde a uma realidade amplamente documentada: o agravamento dos indicadores de saúde mental entre estudantes do ensino superior, em particular após a pandemia COVID-19. A ansiedade, a depressão, o isolamento e a dificuldade de adaptação ao meio académico são alguns dos desafios mais frequentes.
O Programa Nacional para a Promoção da Saúde Mental no Ensino Superior, desenvolvido pelos Ministérios da Saúde, e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, visa dar resposta a estes desafios com medidas eficazes e estruturadas. O P.PORTO foi uma das instituições selecionadas para desenvolver projetos integrados com impacto na comunidade estudantil, os quais são coordenados pelos Serviços de Ação Social.