A Concentrix Corporation (NASDAQ: CNXC), líder mundial em tecnologia e serviços, divulga os resultados de um inquérito independente conduzido pelo Everest Group a mais de 450 líderes empresariais de todo o mundo, de diversos setores. O estudo analisa as prioridades emergentes das empresas num ambiente de rápida transformação, a forma como estão a encarar a utilização da Inteligência Artificial Generativa (GenAI), os parceiros que escolhem e os seus planos de investimento.
Os resultados revelam que, em vez de adotarem uma postura defensiva com foco na redução de custos e conformidade, as empresas estão a adotar uma abordagem ofensiva — concentrando-se na transformação inteligente, utilizando a IA para impulsionar a inovação, modernizar infraestruturas tecnológicas e reinventar a experiência do cliente para as suas marcas. À medida que aumenta a pressão da concorrência no mercado e das exigências dos consumidores, o estudo sublinha um foco claro: a criação de valor e a colaboração entre IA e humanos são agora centrais à estratégia empresarial, especialmente em setores como Banca e Serviços Financeiros, Seguros, Saúde e Tecnologia, e em todas as geografias.
5 Principais conclusões e insights:
- Implementação tecnológica, modernização e uso de IA/analítica, e melhoria da experiência do cliente são as principais prioridades empresariais, ultrapassando a redução de custos e a produtividade, impulsionadas pelos avanços tecnológicos rápidos e pelas expectativas crescentes dos clientes. Das atuais principais prioridades das empresas, 55% selecionou como uma das três principais prioridades a modernização tecnológica/potencialização da IA.
- As empresas estão a priorizar orçamentos para outsourcing e GenAI nos próximos dois a três anos, sinalizando uma mudança para o investimento em transformação a longo prazo, em detrimento de ganhos de eficiência a curto prazo. De acordo com os inquiridos, 17% opta, atualmente, pelo outsourcing e 13% pela GenAI. No entanto, 47% planeia investir no outsourcing nos próximos dois a três anos e 24% pretende apostar na IA Generativa nesse mesmo período.
- Aumentar e complementar funções com IA continua a ser a principal estratégia de força de trabalho, com a perceção de que a GenAI complementará, em vez de substituir, os postos de trabalho, reforçando o valor dos modelos híbridos entre humanos e IA.
- As empresas valorizam parceiros com capacidades de transformação de ponta a ponta, especialmente aqueles que conseguem operacionalizar objetivos centrados no cliente com escala e governance.
- A Concentrix é considerada com a mesma frequência que vários fornecedores de software de IA e serviços de TI por empresas que procuram parceiros para desenhar e implementar iniciativas de transformação com IA Generativa — superando qualquer outro player na área da Experiência do Cliente (CX).
“Os resultados deste estudo reforçam a nossa convicção de que a Concentrix está bem posicionada como parceiro de referência para a transformação inteligente. Os nossos investimentos em tecnologia de ponta, expertise profunda e capacidades totalmente integradas colocam-nos numa posição única para apoiar os nossos clientes a liderar nos seus mercados hoje e no futuro”, afirma Chris Caldwell, Presidente e CEO da Concentrix.
“As empresas valorizam modelos de execução comprovados, que reduzem riscos na transformação e aceleram a obtenção de valor. Os fornecedores que lideram com transformação escalável, design focado na integração e entrega alinhada ao setor terão maior probabilidade de garantir parcerias empresariais”, refere David Rickard, Partner do Everest Group.
