A mais recente edição do Slack Workforce Index acaba de ser apresentada pela Salesforce, e revela um aumento significativo na adoção da IA e no entusiasmo entre os trabalhadores de escritório, com um aumento de 233% no uso diário da IA em apenas seis meses. O inquérito a 5.000 trabalhadores de escritório em todo o mundo revela ainda que a IA surge como uma clara vantagem competitiva, com os trabalhadores que a utilizam diariamente a demonstrarem ser 64% mais produtivos e 81% mais satisfeitos com o trabalho, comparando com os colegas que não a utilizam.
O estudo agora tornado público revela que os trabalhadores estão a utilizar a IA para evoluir, indo além da mera automatização de tarefas, com a larga maioria (96%) a indicar que utiliza a IA para executar tarefas que anteriormente não tinha competências para o fazer. O relatório indica ainda que os trabalhadores de hoje têm 154% mais probabilidade de recorrer a agentes de IA para ajudar na execução de tarefas de forma mais completa e criativa, em vez de simplesmente automatizar o trabalho.
“O aumento da adoção da IA está a remodelar fundamentalmente o ambiente de trabalho”, começa por afirmar Denise Dresser, CEO do Slack. “À medida que os trabalhadores adotam a IA com crescente confiança, as empresas ganham uma oportunidade clara de gerar maior produtividade e inovação, enquanto os trabalhadores se tornam mais confiantes e realizados.”
Embora os trabalhadores tenham sido mais lentos na adoção da IA do que os executivos, a adoção aumentou nos últimos meses, com 60% dos trabalhadores de escritório a utilizarem IA e 40% a utilizarem agentes de IA. A mais recente edição do Slack Workforce Indez demonstra ainda que a confiança na IA está a cresce com a utilização, com os trabalhadores que utilizam agentes de IA diariamente a terem o dobro da probabilidade de confiar nos mesmos.
“Quando se trata de trabalhadores e IA, os dados demonstram-nos que ver é crer”, afirma Lucas Puente, vice-presidente de Investigação. “À medida que os trabalhadores utilizam e experimentam efetivamente os agentes de IA, a sua confiança e entusiasmo por esta tecnologia aumentam — e vemo-los a utilizar agentes para desbloquearem novas competências e oportunidades no seu trabalho diário.”
Alguns dados:
- Adoção, confiança e entusiasmo na IA estão a crescer. Desde novembro de 2024:
- A adoção da IA entre os trabalhadores aumentou 50%, sendo que 60% dos profissionais já utilizam a IA.
- O uso diário de IA entre os trabalhadores é 233%
- 40% dos trabalhadores já trabalharam com um agente – e 23% delegaram tarefas para agentes concluírem em seu nome.
- Os utilizadores diários de agentes de IA têm duas vezes mais probabilidade de expressar uma elevada confiança na IA em áreas como a proteção de dados, a precisão e a tomada de decisões.
- Millennials surpreendem ao surgirem como utilizadores avançados de IA:
- 30% dos Millennials afirmam ter um conhecimento profundo sobre os agentes de IA – ultrapassando mesmo a Geração Z (22%).
- 68% dos Millennials utilizam a IA para trabalhos estratégicos, como a elaboração de rascunhos, resumos e para ter ideias.
- 43% dos executivos referem uma utilização diária da IA, em comparação com 35% dos gestores séniores e 23% dos gestores intermédios que utilizam a IA todos os dias.
- IA torna trabalhadores mais produtivos e permite que possam crescer em áreas mais criativas e estratégicas
- Comparando com não utilizadores, os que utilizam a IA diariamente avaliam como “muito bom”:
- Produtividade (64%).
- Foco (58%).
- Satisfação laboral (81%).
- O top 3 de formas como a IA e os Agentes de IA aumentaram a produtividade:
- Eliminando a necessidade de pesquisa extensiva.
- Apoio na escrita/comunicação.
- Ajuda com brainstorming para ultrapassar bloqueios de criatividade.
- 96% dos utilizadores de IA já a utilizaram para executar tarefas para as quais não têm competência.
- 72% pretende que os agentes de IA aumentem ou automatizem o brainstorming.
- 80% quer que os agentes de IA auxiliem na pesquisa para apoiar os negócios.
- 82% pretende que os agentes de IA criem apresentações.
- IA aumenta – não substitui – a conexão entre trabalhadores
- Os utilizadores diários de IA têm 246% mais de probabilidades de se sentirem mais ligados aos colegas e reportam um sentimento de pertença 62% maior no trabalho.
- 1 em cada 3 (34%) da Geração Z afirma que a IA os fez sentir mais ligados no trabalho.
- 50% dos trabalhadores da Geração Z – a geração nativa digital – afirma que a IA não alterou a frequência com que colocam questões ou colaboram com os colegas de equipa.
- Aliás, 29% dizem que até fez aumentar o envolvimento.
Metodologia:
O estudo incluiu 5.156 trabalhadores na Austrália, França, Alemanha, Japão, Reino Unido e EUA, e foi realizado entre 9 de abril de 2025 e 1 de maio de 2025.
O inquérito foi gerido pela Qualtrics e não teve como alvo os funcionários ou clientes do Slack ou da Salesforce. Os entrevistados eram todos trabalhadores de escritório, definidos como empregados a tempo inteiro (30 horas ou mais por semana) e que desempenhavam uma das funções listadas abaixo ou afirmavam “trabalhar com dados, analisar informação ou pensar criativamente”: gestão executiva (por exemplo, presidente/sócio, CEO, CFO, conselho executivo), gestão sénior (por exemplo, vice-presidente executivo, vice-presidente sénior), gestão intermédia (por exemplo, gestor de departamento/grupo, vice-presidente), gestão júnior (por exemplo, gestor, chefe de equipa), trabalhador de escritório qualificado (por exemplo, analista, designer gráfico).
