Celebrado no âmbito de uma estratégia alargada da Nova Information Management School (Nova IMS), da Universidade Nova de Lisboa, e da Microsoft Portugal para os desafios e para as oportunidades colocadas pela inteligência artificial (IA), o protocolo de colaboração entre as duas entidades reconhece a relevância crescente da Inteligência Artificial, Gestão de Informação, Tecnologias e Sistemas de Informação e Ciência de Dados, e pretende promover a aproximação entre a universidade e as empresas, a necessidade de desenvolver mecanismos de cooperação e intercâmbio para tirar partido desta tecnologia disruptiva e respetiva aplicação nos ambientes académico e empresarial.
A parceria foi formalizada na 1ª edição do evento “OpenAI Alliance – Let’s take ChatGPT to the next level”, que teve lugar na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa (Campus de Campolide).
“A parceria com a Microsoft enquadra-se numa estratégia alargada da Nova IMS para trabalhar os desafios e as oportunidades colocadas pela inteligência artificial generativa, de que o ChatGPT é uma primeira manifestação. Estamos apostados em formar líderes das organizações para compreenderem esta tecnologia e para capacitar professores para a utilizarem enquanto instrumento de inovação pedagógica. Estou certo de que esta colaboração permitirá avançar de forma decisiva no conhecimento desta tecnologia disruptiva para apoiar as empresas e o meio académico a retirarem o máximo partido da mesma”, destaca Miguel de Castro Neto, Diretor da Nova IMS.
“Acreditamos fundamentalmente que a IA e os grandes modelos não só amplificarão o que as pessoas podem fazer, como também vão promover a curiosidade e desenvolver a criatividade. Tal como em outras mudanças de paradigma na tecnologia, este é momento de explorar, dialogar e desenvolver as melhores formas de incorporar estas tecnologias e ajudar alunos, professores e gestores a serem capazes de utilizar estas ferramentas de forma crítica. À medida que a adopção desta tecnologia aumente, estaremos empenhados em garantir que os seus benefícios sejam partilhados de forma equitativa por toda a sociedade, instituições e organizações”, referiu Andrés Ortolá, Diretor-Geral da Microsoft Portugal.
O protocolo celebrado visa desenvolver atividades nas áreas da Inteligência Artificial, Gestão de Informação, Tecnologias e Sistemas de Informação e Ciência de Dados, reunindo docentes, discentes e colaboradores das duas entidades, promover a colaboração em atividades profissionais e académicas e estabelecer mecanismos de cooperação que viabilizem a participação conjunta em projetos técnico-científicos e académicos.
Tem ainda como objetivos desenvolver nos futuros licenciados e mestres uma cultura de cooperação e responsabilidade, aberta à partilha de informação e à melhoria contínua em contexto empresarial, realizar estudos e projetos (por exemplo, teses de mestrado) aplicados às reais necessidades das organizações e colaborar na comunicação através de meios online e tradicionais sobre os projetos de ambas as partes.
A colaboração abre portas para a divulgação de oportunidades de emprego da Microsoft a alunos e ex-alunos da NOVA IMS, nomeadamente na área de Sistemas e Tecnologias de Informação. Adicionalmente, a Nova IMS ajudará a Microsoft a encontrar perfis de alunos adequados para funções específicas.
Ainda a realização de teses de mestrado (dissertações/projetos/) com orientação académica, para as quais a Microsoft identificará desafios a lançar aos alunos de mestrado como objeto para a realização de trabalhos conducentes à obtenção do grau de mestre, com o apoio da Nova IMS, que divulgará estas oportunidades junto dos seus alunos, e de Professores da NOVA IMS;
Vão ser disponibilizados Cursos para Executivos em Azure OpenAI e está em estudo a organização de uma Summer School também em Azure OpenAI para professores, para a criação de competências na exploração do potencial da inteligência artificial generativa no ensino.