Entre 7 e 12 de junho, a qualidade distinta da Fileira Casa Portuguesa pisa novamente solo italiano e enriquece uma das edições mais marcantes de uma das plataformas de design mobiliário com maior reconhecimento a nível mundial. Após a realização do Supersalone, condicionada pela pandemia, em 2021, o Salone del Mobile regressa ao figurino habitual e conta com a presença de 72 marcas oriundas de Portugal, de setores como o mobiliário, colchoaria, têxteis-lar, cutelaria, cerâmica, iluminação e tapeçaria.
Em 2022, o Salone del Mobile comemora um marco de relevo com a 60ª edição. Com longas décadas de atividade, o certame apresenta atualmente uma proposta de comprovado sucesso e reconhecida notoriedade, qualidades que abonam a favor dos expositores nacionais. A iniciativa está em permanente atualização e, nesse sentido, será a sustentabilidade a marcar o tema deste ano. A comitiva portuguesa enquadra-se no mote ao desenhar uma oferta de valor que se pauta, a par da inovação e da elegância, pela consciência e respeito pelos princípios ambientais.
O recinto Fiera Milano acolhe o evento e abrange múltiplas atividades distintas numa área superior a 200 mil metros quadrados. Num só espaço, milhares de expositores, visitantes e jornalistas vão ter a oportunidade de conhecer as últimas tendências e novidades das empresas portuguesas, em conjunto com representantes oriundos de múltiplas zonas do globo.
Liderada pela APIMA (Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins), no âmbito do Projeto Conjunto de Internacionalização, a comitiva portuguesa caracteriza-se pela diversidade da oferta, com representantes de diferentes setores, mas igualmente marcas de diferentes dimensões, desde empresas com grande tradição no certame italiano, a estreantes num dos maiores palcos mundiais do cluster.
Em paralelo à feira decorre a Tortona Design Week, um evento anual dedicado a este cluster. Neste âmbito, entre os dias 6 e 11 de junho, alguns dos melhores e mais inovadores produtos portugueses para o design e decoração de interiores estarão na exposição MADE IN PORTUGAL naturally. Localizada na Via Tortona, a mostra inclui peças de mais de 40 empresas das diversas indústrias da Fileira Casa.
“O regresso do Salone del Mobile ao formato presencial representa uma oportunidade única para estimular a dinâmica deste cluster. Na perspetiva das marcas nacionais que pretendem reforçar o seu perfil excecional no mercado exterior, viajar até Milão é essencial, seja para estreitar laços com os pares internacionais ou para gerar oportunidades de negócio”, afirma Joaquim Carneiro, presidente da APIMA. “Apesar dos últimos períodos de restrições pandémicas, os setores ligados à Fileira Casa Portuguesa nunca estiveram inertes. Marcaram presença nos formatos digitais das feiras mais importantes a nível global e, com superação e determinação, registaram novos crescimentos assinaláveis, como refletem os resultados positivos do 1º trimestre deste ano”, acrescenta.
Na mesma medida que Milão, Portugal vai também contar com um evento de alcance internacional. O Portugal Home Week realiza-se nos dias 21 e 22 de junho, na Alfândega do Porto. Organizado pela APIMA com o apoio da AICEP, o evento reunirá mais de 60 empresas da Fileira Casa Portuguesa e oradores de renome internacional para demonstrar o melhor da oferta portuguesa e debater o futuro destes setores.
A Fileira Casa Portuguesa é constituída por mais de 7 500 empresas, que representam cerca de 61 mil postos de trabalho e um volume de negócios de 3,3 mil milhões de euros. Os diversos setores que a integram são responsáveis por cerca de 4,5% do total de exportações da economia nacional.