• AUTOMÓVEL
    • ENSAIOS
  • ENTREVISTA
  • NEGÓCIOS
  • IMOBILIÁRIO
  • ESTUDO
  • DICAS
  • LANÇAMENTOS
  • DESTINOS
  • WELLNESS
  • LINKS
    • BELEZA
    • DESIGN
    • DESPORTO
    • EVENTO
    • LIVROS
    • MODA
    • SAÚDE
    • SUSTENTÁVEL
    • TECNOLOGIA
ÚLTIMAS !

Pelo segundo ano consecutivo: clientes atribuem à MAZDA o selo de “MARCA RECOMENDADA 2025” através do Portal da Queixa

15 de Outubro, 2025

Pedaços de Cacau faz 11 anos!

15 de Outubro, 2025

TAPAS & Tiles: noites de Outono com sabor, ritmo e alma no Lisbon Marriott Hotel

14 de Outubro, 2025
Facebook LinkedIn Instagram
LinkedIn Facebook Instagram
Creative News
loader

  • AUTOMÓVEL
    1. ENSAIOS
    2. VER TODOS

    Mazda 3 HB: a harmonia entre potência e eficiência

    6 de Outubro, 2025

    Mazda MX-5 1.5 Skyactiv-G 132 cv Kazari: liberdade com alma roadster

    1 de Outubro, 2025

    Mazda CX-60: Elegância nipónica com alma elétrica

    7 de Setembro, 2025

    Mazda CX-80 — O SUV familiar com alma japonesa

    6 de Setembro, 2025

    Pelo segundo ano consecutivo: clientes atribuem à MAZDA o selo de “MARCA RECOMENDADA 2025” através do Portal da Queixa

    15 de Outubro, 2025

    CHANGAN distinguida com dois prémios de design no 2025 TURIN AUTO DESIGN AWARD

    12 de Outubro, 2025

    Quais são os três fatores a ter em conta para trocar os pneus do carro?

    9 de Outubro, 2025

    Volvo amplia gama: EX30 e XC90 Black Edition acabam de chegar ao mercado nacional

    8 de Outubro, 2025
  • ENTREVISTA

    Anos de Coragem – Entrevista a Elaine Serra

    26 de Setembro, 2025

    A linguagem da beleza – Entrevista a Jo Stenuit

    2 de Dezembro, 2024

    Entrevista a Vítor Martins, Diretor Comercial da JCDecaux

    7 de Agosto, 2023

    Entrevista a Sérgio Rodrigues, CEO da StoresAce

    2 de Maio, 2023

    Nomeação de Rui Cruz para a direção geral da Opensoft

    30 de Março, 2023
  • NEGÓCIOS

    IVECO reforça a logística sustentável com 42 novos camiões S-Way a gás natural ao serviço da TESCO, na Escócia

    10 de Outubro, 2025

    Dachser consolida o compromisso com entregas 100% elétricas em Barcelona

    10 de Setembro, 2025

    Coca-Cola celebra a sua ligação à música com uma parceria global histórica com o Rock in Rio Lisboa

    9 de Setembro, 2025

    Porto Business School reforça cooperação com Angola

    2 de Agosto, 2025

    Adolfo Domínguez atinge 43% das suas vendas fora de Espanha

    1 de Agosto, 2025
  • IMOBILIÁRIO

    MOME e Revive lançam projeto residencial de 140M€ no Porto

    7 de Outubro, 2025

    Casas à venda em Portugal: oferta está apenas 5% acima do mínimo de 2022

    24 de Setembro, 2025

    Comprar casa em Portugal ficou 8,5% mais caro no último ano

    1 de Agosto, 2025

    Segmento Urbano conquista prémio no World Architecture Festival

    15 de Julho, 2025

    Zome quer pôr carreiras a mexer

    10 de Julho, 2025
  • ESTUDO

    Geração Z permanece pouco tempo nas empresas, revela estudo da Randstad Global

    19 de Setembro, 2025

    Emprego na hotelaria cresce 9% entre maio e agosto face a 2024

    14 de Setembro, 2025

    Relatório Sophos: setor da educação reforça-se contra ransomware, mas equipas de TI pagam preço pessoal

    13 de Setembro, 2025

    Mais de metade dos portugueses sente necessidade de proteger a sua habitação com um sistema de alarme

    26 de Agosto, 2025

    Mais de 70% das organizações já experimentaram IA generativa, indica estudo europeu

    11 de Agosto, 2025
  • DICAS

    Quais são os três fatores a ter em conta para trocar os pneus do carro?

    9 de Outubro, 2025

    Regresso ao trabalho: 8 estratégias para voltar com mais motivação

    28 de Agosto, 2025

    Como aproveitar as férias de verão para repensar a carreira

    12 de Agosto, 2025

    Pequenos hábitos que podem melhorar a sua saúde financeira

    8 de Agosto, 2025

    As 7 luzes indicadoras de avaria do automóvel cujo significado todo o condutor deve conhecer

    2 de Agosto, 2025
  • LANÇAMENTOS

    Do Mar ao Pulso: uma viagem com a Panerai e o Eilean

    25 de Agosto, 2025

    Açores traçam novo rumo: Lançamento do primeiro barco 100% eléctrico, inaugurando uma Era Verde para o Turismo

    9 de Agosto, 2025

    Lisboa recebe novo espaço educativo inovador para crianças e pais

    30 de Julho, 2025

    Panerai dá cor ao verão com braceletes à prova de sol e mar

    7 de Julho, 2025

    PULP 13 Studios quer pôr região norte no mapa das grandes produções audiovisuais.

    19 de Junho, 2025
  • DESTINOS

    Algarve recebe nota positiva dos turistas

    14 de Agosto, 2025

    Cidades nacionais mais procuradas pelos turistas portugueses

    1 de Julho, 2025

    Duas praias portuguesas entre as mais originais e secretas da Europa, segundo a Jetcost

    10 de Junho, 2025

    Zoomarine abre portas a 7 de março com novidades preparadas para a nova temporada

    26 de Fevereiro, 2024

    Dados eDreams: Paris volta a ser o destino de eleição dos portugueses nesta Páscoa

    3 de Abril, 2023
  • WELLNESS

    LLYC conquista Eficácia da Comunicação com campanha para Dove

    5 de Dezembro, 2021

    SERENITY SPA celebra a BLACK friday durante uma semana

    16 de Novembro, 2021

    Ser piloto por um dia ou observar as estrelas no Alentejo: os hotéis Moov oferecem novas experiências

    12 de Agosto, 2021

    Programa de verão do Spa Caudalie no The Yeatman: Divina por dentro e por fora

    9 de Agosto, 2021

    Yoga, alimentação saudável e ar puro do Douro: The Vintage House lança programa “Winefulness”

    9 de Agosto, 2021
  • LINKS
    1. BELEZA
    2. DESIGN
    3. DESPORTO
    4. EVENTO
    5. LIVROS
    6. MODA
    7. SAÚDE
    8. SUSTENTÁVEL
    9. TECNOLOGIA
    10. VER TODOS

    Um terço dos homens diz sentir dificuldade em aceder aos cuidados de saúde

    4 de Agosto, 2025

    GIVENCHY APRESENTA GENTLEMAN SOCIETY EAU DE PARFUM REFILL

    16 de Junho, 2025

    KÉRASTASE abre uma pop-up em NYC com as embaixadoras Emily Ratajkowski, Sydney Sweeney, Ebonne Davis, Margarida Corceiro e Caetana Botelho Afonso

    10 de Abril, 2025

    Os erros mais cometidos na hora de escolher a base

    14 de Novembro, 2024

    Mónica de Miranda, Prémio idealista de arte contemporânea 2023

    30 de Abril, 2023

    2ª edição do Prémio Adico distingue inovação e ecodesign

    23 de Abril, 2023

    Estudante portuguesa de design vence o Primeiro Concurso Europeu ECCO DESIGN LAB

    19 de Fevereiro, 2023

    IMPERFEITA 1.3: a idade não nos define

    17 de Fevereiro, 2023

    Os dois PEUGEOT 9X8 destacam-se, com um segundo lugar e um Top 5 no Japão

    29 de Setembro, 2025

    CLIO TROPHY PORTUGAL RUMA A TRÁS-OS-MONTES E À GALIZA PARA A TERCEIRA PROVA DO CALENDÁRIO

    19 de Setembro, 2025

    Théo Pourchaire torna-se piloto oficial do Team PEUGEOT TotalEnergies em 2026

    14 de Setembro, 2025

    Preparação para o Dakar prosseguiu… em Portugal

    12 de Setembro, 2025

    Cartrack Portugal e SEGEF Frotas promovem Encontro sobre Segurança Rodoviária em Alcobaça

    14 de Outubro, 2025

    Lisbon AI Week desafia criadores a juntarem-se à semana da Inteligência Artificial

    12 de Outubro, 2025

    Dia Mundial dos Animais, 4 de outubro

    2 de Outubro, 2025

    Porto anuncia vencedores BEST OF WINE TOURISM 2026

    25 de Setembro, 2025

    Nuvem de Ideias: nova editora dedica-se ao livro como ferramenta de comunicação

    11 de Junho, 2024

    Bibá Pitta é a embaixadora dos livros bestsellers “Avó, fala-me de ti” e “Avô, fala-me de ti”, pelo terceiro ano consecutivo

    12 de Dezembro, 2023

    Publicado o livro gratuito “25 Espécies Aquáticas que Estão a Invadir Portugal”

    18 de Novembro, 2023

    VIAJA! – Um livro para todos aqueles que têm o “bichinho” das viagens

    25 de Outubro, 2023

    MO inaugura nova loja em MARCO de CANAVESES

    23 de Janeiro, 2024

    AICEP promove moda sustentável no mercado internacional

    17 de Novembro, 2023

    Designer de moda Luís Carvalho é o Primeiro Embaixador da marca em Portugal

    21 de Setembro, 2023

    Estudante portuguesa de design vence o Primeiro Concurso Europeu ECCO DESIGN LAB

    19 de Fevereiro, 2023

    O verão também é tempo de prevenção no cancro de pulmão

    8 de Agosto, 2025

    ESTeSC integra projeto europeu de 3 milhões que melhora segurança dos exames médicos infantis

    7 de Maio, 2025

    Exercício durante a gravidez: a chave para o bem-estar físico e emocional

    5 de Maio, 2025

    Tecnologia desenvolvida em Portugal transforma as consultas médicas: mais tempo para os doentes e menos burocracia

    31 de Outubro, 2024

    Especialistas preparam estratégia urbanística para adaptar Lisboa às alterações climáticas

    24 de Junho, 2025

    Lagoas Park quer aumentar a produção de energia para consumo próprio

    15 de Março, 2024

    RAIZ quer trazer a agricultura urbana a mais bairros de Portugal

    16 de Outubro, 2023

    Adico: Redução da pegada ambiental equivale a menos 213 mil quilómetros percorridos

    12 de Junho, 2023

    Lisbon AI Week desafia criadores a juntarem-se à semana da Inteligência Artificial

    12 de Outubro, 2025

    Grupo Ribera utiliza tecnologia de IA da Microsoft para apoiar pacientes e profissionais de saúde

    18 de Setembro, 2025

    No interior do novo GLC elétrico: Uma experiência excecional, impulsionada pelo MB.OS, que transmite a sensação de estar em casa

    12 de Setembro, 2025

    Portugal é um dos destinos favoritos dos nómadas digitais com o interior do país a impulsionar novos modelos de vida

    26 de Agosto, 2025

    Pelo segundo ano consecutivo: clientes atribuem à MAZDA o selo de “MARCA RECOMENDADA 2025” através do Portal da Queixa

    15 de Outubro, 2025

    Pedaços de Cacau faz 11 anos!

    15 de Outubro, 2025

    TAPAS & Tiles: noites de Outono com sabor, ritmo e alma no Lisbon Marriott Hotel

    14 de Outubro, 2025

    Cartrack Portugal e SEGEF Frotas promovem Encontro sobre Segurança Rodoviária em Alcobaça

    14 de Outubro, 2025
Creative News
Home»Dicas»Guia prático para escrever um comunicado de imprensa eficaz
Dicas

Guia prático para escrever um comunicado de imprensa eficaz

30 de Setembro, 2021
Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email

Está com dificuldades em compor o texto para o próximo comunicado de imprensa da sua empresa?

Descubra aqui as dicas essenciais para garantir a atenção (e interesse) dos jornalistas.

Escrito por: Clara Armand-Delille, CEO e fundadora da ThirdEyeMedia

Um bom press release tem a capacidade de transmitir a mensagem chave de forma clara e sucinta, despertando a curiosidade do leitor. Atualmente, a era do excesso de informação vem acentuar esta necessidade de relevância. Os comunicados de imprensa atendem a diversos propósitos, tais como a construir ou reforçar a reputação e visibilidade de uma marca, captar atenção de stakeholders (potenciais investidores, futuros colaboradores, entre outros) e gerar o interesse do consumidor.

Existem três fatores principais que deve considerar ao escrever um press release:

  1. O conteúdo – o que pretendo transmitir?
  2. O público – para quem?
  3. A estrutura – como?

O Conteúdo

O conteúdo é sem dúvida fundamental para compor o texto: o comunicado de imprensa é tão relevante quanto a notícia que transmite ao jornalista. Apenas informações com caráter noticioso devem ser comunicadas num press release. Um novo lançamento, a expansão da área de atuação da empresa, uma campanha de angariação de fundos, são alguns exemplos de conteúdos relevantes. Pequenas alterações internas, como a ligeira melhoria de um produto, a renovação do website, são passos importantes para o negócio mas não são necessariamente merecedores de uma notícia. Para tirar as dúvidas do que é verdadeiramente relevante, questione-se a si mesmo – teria interesse em ler esta informação num meio de comunicação?

O Público

Os comunicados de imprensa dirigem-se a dois públicos: os jornalistas, que publicam os artigos; e os leitores, que acedem ao conteúdo publicado nos meios de comunicação.

No que diz respeito aos meios de comunicação social, é fundamental garantir a relevância da informação enviada consoante o seu segmento de mercado. Os meios de tecnologia por norma tem interesse no produto, o que o torna diferenciador e o seu fator disruptivo dentro do ecossistema em que atua. Um meio especializado em negócios ou economia tem interesse em dados que refletem o impacto no mercado e no crescimento do negócio. Um meio de lifestyle considera relevante a experiência do consumidor e o seu feedback.

Para chegar ao target do leitor final é necessário selecionar previamente os meios de comunicação social a contactar, com base no tipo de conteúdo que publicam e a quem se dirigem. Por exemplo, seria expectável ler uma notícia sobre a angariação de fundos de uma empresa num meio como o Jornal de

Negócios ou Dinheiro Vivo, e não na revista TimeOut ou Saber Viver.

A Estrutura

O impacto de um comunicado de imprensa depende muito da sua clareza e estrutura. Nao existe uma estrutura de ouro mas deixo aqui um formato que resulta de forma universal.

Título: O título cria o primeiro impacto do texto. Deve refletir a informação do comunicado de imprensa de forma cativante e condensada. Ao dirigir-se a um jornalista, utilize o título como assunto do seu e-mail.

Subtítulo: O subtítulo apresenta a informação que se segue, com destaque para os pontos principais.

Primeiro parágrafo: Who? What? When? Where? How? Why? São as perguntas que devem ser respondidas de forma sucinta no parágrafo de abertura.

Corpo do texto: Os parágrafos explicam e complementam as informações dadas no primeiro parágrafo.

Sobre a ThirdEyeMedia:

A ThirdEyeMedia é uma agência de comunicação e relações públicas portuguesa, multilíngue, com presença no mercado global, nomeadamente nos países da Europa e Américas, especializada em soluções de comunicação para startups, empresas do setor tecnológico e venture capital. Combinamos a agilidade de uma startup com um vasto e abrangente networking global e conhecimento profundo de mercado de uma agência de relações públicas estabelecida no mercado.

A agência assume uma abordagem de excelência, com elevados parâmetros de proatividade, criatividade e um serviço personalizado às necessidades e desafios de cada cliente.

A ThirdEyeMedia foi fundamental em destacar o ecossistema crescente das startups e empresas tech em Lisboa a editores chave internacionais, tais como o Mike Butcher na TechCrunch e Robin Wauters na tech.eu.

Sobre a CEO Clara Armand-Delile

A ThirdEyeMedia foi fundada pela Clara Armand-Delille, que passou por empresas como a Google, Accel Partners e iZettle, em 2015. Depois de ter vivido em Nova Iorque, Paris e Londres, identificou em Lisboa o potencial para investir e estabelecer o seu próprio negócio, a ThirdEyeMedia.

Com mais de 10 anos de experiência em consultoria de comunicação e comunicação estratégica no setor digital e em diversos mercados internacionais, a Clara é uma profissional de Relações Públicas multi-cultural. Foi já destacada na Forbes, Observador e

Impala. Participou também na edição de 2018 do Web Summit como moderadora de um painel sobre “Sell your story: Pitching in 2018”.

Site: https://thirdeyemedia.press/

Twitter: https://twitter.com/ThirdEyeMedia_

LinkedIn: https://pt.linkedin.com/company/thirdeyemedia-consultancy

Instagram: https://www.facebook.com/thirdeyemediaconsultancy/

Facebook: https://www.facebook.com/ThirdEyeMediaa/

Share. Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp Email
AnteriorDHL transporta oito veículos originais dos filmes de James Bond do Reino Unido para exposição nos EUA
Próximo MODATEX assinala 10 anos na Modtissimo

Relacionados

Quais são os três fatores a ter em conta para trocar os pneus do carro?

9 de Outubro, 2025

Regresso ao trabalho: 8 estratégias para voltar com mais motivação

28 de Agosto, 2025

ÚLTIMAS
Automóvel

Pelo segundo ano consecutivo: clientes atribuem à MAZDA o selo de “MARCA RECOMENDADA 2025” através do Portal da Queixa

15 de Outubro, 2025

Os clientes da Mazda voltaram a expressar a sua elevada satisfação para com a sua…

Pedaços de Cacau faz 11 anos!

15 de Outubro, 2025

TAPAS & Tiles: noites de Outono com sabor, ritmo e alma no Lisbon Marriott Hotel

14 de Outubro, 2025
SIGA-NOS!
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram
  • WhatsApp

Subscreva a Newsletter

Aceito receber a newsletter da Creative News que pode conter ocasionalmente informações sobre iniciativas, produtos e serviços.

Email : press@creativedesign.pt
Contacto: +351 913 163 426 (tarifa de rede móvel)
Política de Privacidade
Estatuto Editorial

Facebook Instagram LinkedIn

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.