A IVECO lançou hoje o IVECO Driver Pal, o seu inovador companheiro de condução vocal concebido para as suas novas gamas Daily e IVECO S-WAY, realizando um evento digital ao vivo para a sua rede de concessionários e imprensa especializada internacional.
O IVECO Driver Pal foi concebido com o apoio da AWS Professional Services e é animado pelas tecnologias AWS Machine Learning de voz e segurança sem servidor, incluindo Amazon Comprehend, Amazon DynamoDB, AWS Lambda, Amazon Translate, e utiliza o serviço de voz Alexa da Amazon, baseado na cloud, para melhorar a experiência do motorista.
A solução proporciona aos motoristas uma útil experiência de Inteligência Artificial de voz na estrada, permitindo-lhes ter a sua vida digital a bordo e interagir com o seu camião através de comandos de voz.
O IVECO Driver Pal foi projetado para ajudar o motorista a otimizar o seu percurso e paragens, adaptando-se a todos os eventos pelo caminho, apoiando-se na informação em tempo real da comunidade de motoristas IVECO, nos serviços de apoio IVECO e na Internet. Isto permite-lhes realizar tarefas secundárias, mantendo as mãos no volante e os olhos na estrada.
“Estamos encantados com o lançamento do IVECO Driver Pal, que estabelece um novo padrão na indústria automóvel”, declarou Fabrizio Conicella, Director Global de Tecnologias Digitais Avançadas de Veículos Comerciais e Especiais. “Ao alavancar a amplitude do portfólio da AWS e da aplicação da metodologia da Amazon Working Backwards Innovation durante o Programa de Inovação Digital da AWS, a IVECO conseguiu inovar e disponibilizar, em tempo recorde, um novo serviço que transforma profundamente a forma como os motoristas podem interagir com os seus veículos e com a comunidade de motoristas. O novo companheiro de voz dos motoristas da IVECO reforça a futura estratégia digital da empresa, uma vez que se empenha em oferecer uma forma completamente nova de os motoristas desempenharem as suas tarefas e interagirem com o seu veículo, ao mesmo tempo que aumenta o nível de segurança e conforto”.
O IVECO Driver Pal oferece todas as funcionalidades que permitem aos motoristas ter a sua vida digital a bordo e facilitar a sua vida pessoal e profissional: através de comandos de voz, podem executar todo o tipo de tarefas enquanto minimizam as distracções: gerir o seu calendário, ouvir música ou os seus podcasts favoritos, aceder a outros dispositivos habilitados para o Alexa, ver notícias, informações meteorológicos e de trânsito, e até aceder aos seus dispositivos de domótica habilitados para o Alexa.
O IVECO Driver Pal assume a liderança com uma estreia na indústria, ao introduzir duas funcionalidades específicas desenvolvidas com a AWS Professional Services e a equipa da Alexa Auto: MYIVECO e MYCOMMUNITY. A funcionalidade MYIVECO permite ao motorista interagir com o veículo de uma forma totalmente inovadora. Podem utilizar comandos vocais para gerir a sua viagem e planear a sua rota: configurar o seu destino, encontrar lugares de estacionamento e estações de serviço pelo caminho, graças ao seu sistema de navegação, mudar de percursopara evitar tráfego intenso e procurar restaurantes e hotéis. Podem também verificar a sua pontuação na Avaliação do Estilo do Motorista e pedir conselhos para conduzir de forma mais segura e eficiente. Em missões de longo curso, o IVECO Driver Pal até lhes dirá quando precisam de parar em conformidade com as pausas legalmente exigidas com base na informação do tacógrafo.
A função MYIVECO também permite aos motoristas lançar uma lista de verificação do veículo antes da sua viagem, e ser informados sobre a manutenção e estado de saúde dos principais componentes do seu veículo, tais como pneus, baterias, filtros, embraiagem e pastilhas dos travões. Podem aceder a informações sobre a eficiência dos consumos do camião, ver conselhos sobre como melhor os consumos, ou marcar uma paragem para manutenção num concessionário à sua escolha. Se tiverem um problema técnico, os motoristas podem pedir ajuda à Sala de Controlo da IVECO e, se necessário, activar o serviço de Assistência Non-Stop e aceder ao Serviço de Assistência Remota e às actualizações Over-The-Air.
Os motoristas podem também utilizar a funcionalidade MYIVECO para ativar várias funções na cabina, tais como configurar os sistemas de ar condicionado e aquecimento, ligar e desligar as luzes, ligar os sistemas de mídia e muito mais. Isto significa que permanecem concentrados na estrada.
A segunda funcionalidade exclusiva, MYCOMMUNITY, age como um rádio CB digital, permitindo aos utilizadores fazer parte de uma comunidade de motoristas. Podem trocar mensagens de voz com outros motoristas e procurar mensagens ao longo do seu percurso, ou nas zonas próximas ao seu destino, por exemplo. Podem partilhar e ouvir informações sobre as condições de trânsito ou filas de espera nos controlos fronteiriços, o que ajudará a evitar atrasos inesperados, ou partilhar conselhos e informações sobre as melhores áreas de estacionamento ou restaurantes, e muitas outras informações úteis. A língua não será um obstáculo, pois a MYCOMMUNITY traduz de e para inglês, alemão, francês, italiano e espanhol. Brevemente, estarão disponíveis mais línguas.
A funcionalidade MYCOMMUNITY estará aberta a todos os motoristas (não apenas aos de camiões IVECO), permitindo a criação de uma comunidade mais ampla, onde todos possam trocar conselhos, dicas e manter contacto com outros motoristas no seu percurso.