Sandero, Sandero Stepway e Jogger: mais modernos, mais eficientes e ainda mais bem equipados
O Hybrid 155 chega ao Jogger
A tecnologia híbrida 155 combina um motor de quatro cilindros, a gasolina 1,8 litros, com 109 cv, com dois motores elétricos: um de 50 cv e outro de arranque/gerador de alta tensão, uma bateria de 1,4 kWh (230 V) e uma caixa de velocidades elétrica automática, com quatro velocidades, para o motor ICE e outras duas para o funcionamento elétrico. Esta tecnologia é possível graças à ausência de embraiagem.
O novo e dinâmico sistema de propulsão (155 cv e 170 Nm de binário) e a caixa de velocidades automática, de alto desempenho, proporcionam uma condução e eficiência impressionantes no dia a dia, juntamente com uma redução de 10% nas emissões e no consumo de combustível, em comparação com o anterior sistema de propulsão híbrido 140 do Jogger. Na cidade, o Jogger pode circular em modo exclusivamente elétrico até 80% do tempo. Além disso, o automóvel arranca sempre em modo elétrico.
Eco-G 120 auto: GPL disponível, pela primeira vez, com caixa de velocidades automática
O Sandero, o Sandero Stepway e o Jogger passam a estar disponíveis com o novo motor de três cilindros 1,2 litros turbo, que é mais potente (120 cv em comparação com os 100 cv anteriores) e combina, pela primeira vez, todas as vantagens do GPL, com as de uma caixa de velocidades automática. A transmissão suave e rápida de dupla embraiagem e 6 velocidades está disponível em todos os modelos, como alternativa à caixa manual de 6 velocidades.
A caixa de velocidades de dupla embraiagem pode ser acionada através de patilhas no volante – uma novidade na Dacia.
Para permitir aos clientes desfrutar ainda mais das vantagens do GPL, a Dacia aumentou a capacidade dos depósitos de GPL:
– 49,6 litros, em vez de 40 no Sandero e no Sandero Stepway
– 48,8 litros em vez de 40 no Jogger
A autonomia no modo GPL aumentou 20%. A autonomia total (GPL + gasolina) é de 1 590 km para o Sandero, 1 480 km para o Stepway e 1 450 km para o Jogger.
Um design moderno e a chegada do Starkle®
Sandero, Sandero Stepway e Jogger são os primeiros modelos da marca a adotar a nova assinatura luminosa LED com um «T» invertido sobre os novos faróis, o que vem sublinhar a postura robusta do automóvel e a identidade Dacia. Na traseira, as novas luzes LED «pixel» prolongam a linha da janela da porta traseira, conferindo um visual simples. As luzes têm uma forma vertical e seguem os contornos da carroçaria, reforçando o design e a postura robusta da viatura.
O design robusto do Sandero Stepway é realçado por uma nova faixa preta fosca com ranhuras, que se estende entre as luzes traseiras e o para-choques redesenhado.
O Sandero Stepway e o Jogger reforçam a sua presença com uma nova proteção em Starkle®, nos guarda-lamas, na parte inferior da carroçaria e nas molduras dos faróis de nevoeiro. Inventado pelos engenheiros da Dacia e utilizado, pela primeira vez, no novo Duster, o Starkle® contém 20% de plástico reciclado. Utilizado sem tratamento e sem pintura, tem uma pegada de carbono menor na produção e é menos vulnerável a riscos do dia a dia.
Os clientes que procuram maior conforto e segurança podem agora optar por três novas funcionalidades: faróis automáticos, câmara multi-visão e espelhos retrovisores exteriores elétricos e rebatíveis.
O Sandero, o Sandero Stepway e o Jogger estão também disponíveis com um novo sistema multimédia com ecrã central de 10 polegadas e navegação conectada e com um carregador de telemóvel sem fios. Para uma experiência completa e otimizada, o painel de instrumentos digital de 7 polegadas tem um novo design de interface.
Os novos Sandero, Sandero Stepway e Jogger dispõem de novos sistemas de ajuda à condução, que cumprem as mais recentes normas de segurança europeias: travagem automática de emergência (cidade/autoestrada com deteção de veículos, peões, ciclistas e motociclos) e alerta de atenção do condutor.
Duster e Bigster: híbrido G 150 4×4, uma nova unidade motriz versátil
A Dacia está a atualizar as gamas Duster e Bigster, com a introdução da motorização híbrida G 150 4×4.
Combina a tecnologia híbrida, com sistema GPL e tração integral, o que é uma novidade mundial.
Este híbrido 4×4 a GPL é eficiente, versátil e económico. Combina um pequeno motor de 1,2 litros a gasolina, com 103 kW (140 cv) na dianteira, com um motor elétrico na traseira de 23 kW (31 cv), oferecendo uma potência máxima de 113 kW (154 cv) e um binário de 230 Nm para o motor de combustão e 87 Nm para o motor elétrico.
O motor de combustão interna está acoplado a uma caixa de velocidades automática de dupla embraiagem e 6 velocidades, com patilhas no volante. O motor elétrico está associado a uma caixa de duas velocidades.
A caixa de duas velocidades está acoplada ao motor elétrico montado na traseira e a principal vantagem é proporcionar um elevado binário, a baixas velocidades, na primeira velocidade e abrandar o motor elétrico a altas velocidades, mantendo uma forte tração no eixo traseiro até 140 km/h. O modo neutro (embraiagem desengatada) elimina a perda de fricção, conseguindo-se, com isso, um menor consumo de combustível no modo 2WD. Esta é uma novidade mundial para um motor elétrico que utiliza tecnologia de 48 V.
A caixa de velocidades de dupla embraiagem também pode ser controlada através das patilhas no volante. Esta funcionalidade é particularmente útil em terrenos acidentados, reboque, condução em montanha e outras situações específicas.
Com o motor elétrico ligado às rodas traseiras e a bateria de iões de lítio de 48 V e 0,84 kWh a carregar, automaticamente, durante a condução, o sistema de propulsão consegue, frequentemente, funcionar em modo totalmente elétrico. Em ciclo urbano, o Duster e o Bigster hybrid-G 150 4×4 podem permanecer, em modo elétrico, até 60% do tempo de condução.
Único no mercado, este híbrido 4×4 flex-fuel aproveita ao máximo o preço historicamente baixo do GPL (no dia 31 de janeiro de 2026, o preço médio do GPL Auto em Portugal situou-se nos 0,846€/litro) para proporcionar poupanças substanciais. Esta tecnologia reduz os custos de funcionamento em 30% e as emissões de CO2 em 20g, em comparação com a atual oferta 4×4 ICE (híbrido suave 130 4×4).
Com os dois depósitos de combustível de 50 litros, um para gasolina e outro para GPL, o Duster garante uma autonomia até 1 500 km (ciclo WLTP), sem reabastecimento.
O motor híbrido de 48 V regista um consumo medio de combustível de apenas 7,2* – 7,1** l/100 km (GPL) e 5,9* – 5,9** l/100 km (gasolina). As emissões de CO2 são de 117* – 115** g/km (GPL) e 134* – 133* g/km (gasolina), respetivamente.
A tração integral com motor elétrico montado na traseira oferece várias vantagens:
- duas relações de transmissão para otimizar as condições de condução no modo 4×4 de 0 a 140 km/h.
- o eixo traseiro pode ser desligado para reduzir as perdas por atrito, eliminar as perdas elétricas e, consequentemente, diminuir o consumo de combustível e as emissões de CO2
- binário disponível instantaneamente, assim que é detetada uma perda de aderência num dos dois eixos
- maior capacidade de condução dentro e fora de estrada
* Duster
**Bigster
Com este sistema de propulsão, o Duster e o Bigster oferecem seis modos de condução para todas as situações:
- Auto, o automóvel gere. automaticamente a mudança entre os modos 4×2 e 4×4;
- Eco, para obter a máxima economia, muda para o modo 4×4, em superfícies com baixa aderência;
- Snow, para uma condução mais segura no modo 4×4, em estradas muito escorregadias;
- Mud / Sand modo 4×4 otimizado para a condução, em superfícies irregulares;
- Lock para condução fora de estrada, em terrenos acidentados, a baixas velocidades;
- Hill Descent Control controla a direção e estabiliza a velocidade, em descidas, entre 3 e 30 km/h.
O híbrido G 150 4×4 mantém as capacidades off-road do Duster e do Bigster, enquanto oferece maior eficácia
Spring: Novos sistemas de propulsão, nova bateria e uma plataforma atualizada, para uma experiência de condução melhorada e maior eficiência
Automóvel compacto e versátil, o Spring recebeu várias atualizações, em 2024, de modo a otimizar o desempenho em estrada, incluindo: direção assistida elétrica reajustada para maior precisão, novo volante e novas jantes de 15 polegadas, para melhor aderência.
O Spring recebeu mudanças estruturais importantes que contribuem para uma experiência de condução aprimorada.
- A secção central da plataforma foi reforçada para alojar uma nova bateria de lítio-ferro-fosfato de 24,3 kWh, com tecnologia cell-to-pack. Estas alterações tornam a estrutura mais rígida e otimizam a distribuição do peso entre a dianteira e a traseira, melhorando o equilíbrio geral da viatura.
- A travagem é ainda mais segura, com uma assistência mais potente. As jantes de 15 polegadas, de série a partir do nível Expression, elevam a maneabilidade do automóvel.
- O Spring recebe, pela primeira vez, uma barra estabilizadora, de série em todas as versões. Em conjunto com os amortecedores e molas da suspensão reajustados, melhora a estabilidade nas curvas.
O Spring beneficia, também, de uma aerodinâmica melhorada:
- A parte inferior da carroçaria é bastante aerodinâmica à frente, nas partes laterais e na traseira, a fim de reduzir a turbulência sob o automóvel.
- Um novo spoiler limita a turbulência, na parte superior da porta traseira.
Estas mudanças têm um impacto real na autonomia, além de melhorar, significativamente, o CdA: 0,660 em comparação com 0,745, com jantes de 14 polegadas, 0,665 em comparação com 0,743, com jantes de 15 polegadas.
Dois novos motores de 70 cv/52 kW e 100 cv/75 kW proporcionam mais potência e binário (+20%) entre os 80 e os 120 km/h. Em resultado disso, o Spring sente-se particularmente à vontade fora das cidades, movimentando-se facilmente no tráfego rodoviário e em autoestrada, para um maior conforto de condução. Mantêm-se as anteriores motorizações de 45 cv/33 kW e 65 cv/48 kW.
Os novos motores, a nova bateria e a aerodinâmica melhorada contribuem para aumentar a eficiência. O Spring continua a apresentar uma autonomia de 225 km (ciclo combinado WLTP nas versões com jantes de 15 polegadas). Isto significa que pode ser conduzido, durante a semana de trabalho, com apenas uma carga. Por outro lado, reflete as necessidades reais dos clientes, dado que os nossos clientes percorrem cerca de 34 km por dia, em quatro viagens, a uma velocidade média de 34 km/h.
Esta eficiência reflete-se também no consumo de combustível de 12,4 kWh/100 km, 9% inferior ao modelo da geração anterior.
InNature e YouClip: soluções ainda mais engenhosas
Toldo InNature
Este novo acessório é compatível com todos os modelos equipados com barras longitudinais no tejadilho (Sandero Stepway, Jogger, Duster, Bigster). Este toldo de lona de 3 m × 3 m (40% de material reciclado) proporciona uma ampla área coberta. Duas pernas telescópicas facilitam a sua montagem.
O Sandero Stepway junta-se aos outros modelos já presentes no mundo da InNature, tornando-se o companheiro ideal para atividades ao ar livre, em qualquer condição climática.
Novos acessórios YouClip
- Estojo para óculos
- Saco de compras (100 % material reciclado)
