O Grupo Pestana Pousadas, SA (GPP) celebrou com a FESAHT – Federação dos Sindicatos de Agricultura, Alimentação, Bebidas, Hotelaria e Turismo de Portugal, filiada na CGTP-IN, um novo acordo para a atualização da tabela salarial e de outras cláusulas de natureza pecuniária aplicáveis a 2026, no âmbito da sua política de valorização dos seus profissionais e das suas equipas e de promoção de relações laborais estáveis e duradouras.
O acordo agora alcançado representa um aumento médio de 5,16% nas remunerações dos colaboradores das Pousadas de Portugal, com um acréscimo maior nas categorias profissionais da base da tabela, mas assegurando que todas as categorias beneficiam de uma valorização superior a 4,7%. Esta atualização salarial traduz uma melhoria real do poder de compra dos seus colaboradores, acima do índice de inflação, e alinha-se com os objetivos definidos no Acordo de Concertação Social para o aumento do salário médio, o qual nos últimos anos teve um acréscimo superior a 20%.
Para além desta atualização salarial, nos últimos anos a política de valorização dos colaboradores da GPP tem sido acompanhada por uma significativa distribuição de resultados. Entre 2022 e 2025, a empresa distribuiu mais de 2,5 milhões de euros em prémios de desempenho, abrangendo, em alguns anos, mais de 93% dos seus colaboradores.
Desde 2005 que a GPP mantém um Acordo de Empresa com a FESAHT, atualizado em 2018. Este é já o sétimo acordo anual consecutivo de revisão da tabela salarial. Um percurso que é reflexo de um diálogo social construtivo e contínuo, que se afirma como um dos pilares da política de recursos humanos e de paz social da empresa.
