A LLYC foi reconhecida como Agência Independente do Ano no Festival Ibero-Americano de Criatividade (FIAP) 2024, um dos principais do setor. Recebeu também outros 9 prémios, entre os quais 3 medalhas de Ouro, pelas suas campanhas criativas. Desta forma, a empresa de Marketing e Corporate Affairs tornou-se a empresa espanhola mais premiada e uma das cinco primeiras a nível mundial. A gala de entrega foi celebrada no Museo Papalote del Niño, na Cidade do México, no âmbito da Advertising Week Latam. A cerimónia contou com a presença de David González Natal, Sócio e Diretor-Geral da Latam Norte da LLYC, e Javier Rosado, Sócio e Diretor de Estratégia de Marketing Solutions Américas da LLYC.
No total, o certame reconheceu cinco trabalhos da LLYC. O júri premiou com 3 medalhas a campanha Ajedrez / Pareja, desenvolvida pela CHINA parte da LLYC para o Festival Internacional de Cinema Fantástico de Sitges. Conquistou um prémio de Ouro na categoria de Produção – Técnicas de Produção Audiovisual – Direção de Atores. A peça também recebeu um prémio de Prata na categoria de Televisão / Cinema / Digital – Baixo orçamento e um prémio de Bronze em Recreação / Lazer / Tempo Livre / Transporte / Viagens / Turismo, destacando a sua versatilidade criativa e a sua capacidade de impacto em diferentes contextos.
Outro dos projetos premiados da LLYC é En Nuestras Manos, em colaboração com a StepbyWater. O projeto recebeu um prémio de Ouro na categoria de Técnicas de Produção Gráfica – Ilustração. Recebeu também um prémio de Bronze na categoria Inovação em Outdoor/Via pública/Ambiente, reforçando o seu poder de inspiração e transformação social. A campanha Paseadores de Niños, para Multiópticas, obteve o prémio de Ouro na categoria Formatos – Conteúdo com melhor estratégia digital e um prémio de Bronze na categoria Melhor Utilização de Influencers em qualquer plataforma. Brazaletes de Esperanza, a iniciativa para a Associação Espanhola Contra o Cancro, foi galardoada com uma medalha de Prata na categoria Produção – Baixo custo de produção. Por último, Rainbot, o projeto da LLYC em colaboração com Pride Connection México, recebeu o prémio de Bronze na categoria de Inovação – Utilização da Inteligência Artificial.
De acordo com David González Natal, Sócio e Diretor-Geral da LATAM Norte, que recebeu os prémios juntamente com Javier Rosado, afirma: “Estes prémios reafirmam a nossa capacidade de transformar ideias em resultados tangíveis e impactantes, destacando a nossa excelência em áreas como a produção audiovisual, ilustração, inteligência artificial e estratégia digital. Cada um destes reconhecimentos demonstra o nosso compromisso com uma comunicação audaz que liga, inspira e deixa uma marca nas audiências globais”.
O FIAP é um dos principais festivais do setor na Ibero-América e destaca a excelência na criatividade e na inovação. É organizado pela divisão PRODU, o principal fornecedor de informação do setor do entretenimento, da publicidade e da tecnologia de língua espanhola.
Sobre as campanhas premiadas
- Ajedrez/Pareja: Presta homenagem a um verdadeiro clássico: Os Pássaros de Alfred Hitchcock. Nas peças “Ajedrez” e “Pareja”, criadas para a 56.ª edição do Festival Internacional de Cinema Fantástico de Sitges. Os personagens são absorvidos pelo medo, criando uma narrativa visual intensa e misteriosa que leva o público a viver o suspense na sua máxima expressão.
- En Nuestras Manos: Em colaboração com a StepbyWater, transformamos uma lagoa seca em Espanha numa espetacular obra de arte terrestre, concebida pelo artista SAYPE. Com este projeto, lançamos uma mensagem poderosa sobre a conservação da água. A campanha alcançou mais de 20 milhões de visualizações e gerou um enorme impacto na conversação sobre sustentabilidade.
- Brazaletes de Esperanza: Em colaboração com a Associação Espanhola Contra o Cancro, decidimos transformar um símbolo de luto, como a braçadeira preta, num símbolo de esperança e vida com a Braçadeira da Esperança. Mais de 100.000 desportistas e milhões de espetadores juntaram-se ao movimento durante importantes eventos deportivos, alcançando um impacto mediático e social sem precedentes.
- Multiópticas: A campanha aborda um problema crescente: a saúde visual infantil. Através da campanha “Paseadores de Niños”, criámos um falso serviço de passeios que gerou conversação nas redes sociais graças à colaboração de influencers como Laura Escanes. O objetivo era sensibilizar para a importância de as crianças passarem mais tempo ao ar livre.
- Rainbot: Num projeto que combina tecnologia e ativismo, Rainbot, em colaboração com o Pride Connection México, utiliza a inteligência artificial para converter mensagens de ódio contra a comunidade LGBTQIA+ em poemas que promovem o amor e a aceitação. Com mais de 2,3 mil milhões de pessoas alcançadas e 637 menções nos meios de comunicação social, este bot é uma referência para a inclusão e o respeito na era digital.