“Cuga” vai ser a nova marca da maior produtora de cogumelos portuguesa, a Varandas do Sousa, que tem 85% de quota no mercado nacional. A partir de 29 de outubro, o objetivo da marca Cuga – que será comum a todas as unidades da empresa e a todos os seus produtos – é dinamizar a categoria alimentar dos cogumelos frescos em todo o país, torná-los mais acessíveis aos portugueses através de novas linhas de produtos e, com isso, colocar a sua presença na dieta nacional ao nível dos países do centro e do norte da Europa. “Ao qualificar a oferta de cogumelos, a Cuga vai prestar um bom serviço aos seus clientes da grande distribuição”, afirma o CEO Nuno Pereira.
A previsão de aumento de vendas é de 50% até ao final de 2026, o que significa saltar da atual produção de 4,5 mil toneladas anuais para 6,5 mil toneladas em dois anos. Para além do valor da campanha da nova marca, a Cuga está a investir mais de três milhões de euros na requalificação das sua linhas de produção e na refrigeração de todas as etapas dos produtos, garantindo, assim, a integridade da cadeia de frio e a qualidade e frescura dos cogumelos Cuga. Uma hora depois de colhidos, todos os cogumelos serão arrefecidos e irão manter a mesma temperatura até serem disponibilizados aos consumidores nas prateleiras dos supermercados.