Atualmente, os profissionais já confiam na IA para realizar quase metade das suas tarefas de trabalho, segundo uma nova pesquisa da Salesforce (NYSE: CRM), CRM de Inteligência Artificial (IA). Embora os trabalhadores se sintam mais confortáveis em trabalhar em conjunto com a IA, começam também a confiar na IA para concluir tarefas que lhes ajudem a poupar tempo de forma autónoma, como escrever código, descobrir insights de dados e redigir comunicações escritas.
No entanto, os profissionais ainda não estão delegam todas as tarefas na IA. A pesquisa da Salesforce mostra que os trabalhadores preferem que tarefas como integração, formação e manutenção de dados seguros sejam supervisionadas por humanos. Os dados também sugerem que o investimento no conhecimento e na formação gera confiança num futuro com IA autónoma.
À medida que a tecnologia avança, as pessoas têm uma ideia de um futuro em que a IA poderá operar inteiramente por si própria. Esta pesquisa da Salesforce, que contou com entrevistas a cerca de 6.000 pessoas em todo o mundo, revela que os trabalhadores estão entusiasmados com um futuro impulsionado pela IA. Os profissionais também enfatizam a importância de um toque humano à medida que constroem confiança, conhecimento e experiência com ferramentas de IA.
O novo relatório indica que, a nível global, os trabalhadores – especialmente os líderes, acreditam num futuro autónomo e já estão a transferir tarefas para a IA. Os líderes confiam na IA para fazerem o seu trabalho em maior percentagem do que os colaboradores – os líderes confiam na IA para fazer 51% do seu trabalho, enquanto os trabalhadores abaixo confiam na IA para fazer 40%.
- Hoje em dia, os profissionais já confiam na IA para realizar cerca de 43% das suas tarefas de trabalho, indicando uma mudança entre os trabalhadores para a transferência de tarefas para a IA.
- 77% dos trabalhadores, a nível global, vão acabar por confiar na IA para operar de forma autónoma. Este número inclui:
- 10% dos trabalhadores globais que atualmente confiam na IA para operar de forma autónoma.
- 26% dos trabalhadores globais que vão confiar na IA para operar de forma autónoma em menos de três anos.
- 41% dos trabalhadores globais irão confiar na IA para operar autonomamente dentro de três ou mais anos.
Embora os trabalhadores prefiram a colaboração humanos-IA, começam a confiar na IA para lidar sozinha com determinadas tarefas.
- Hoje, 54% dos trabalhadores globais confia nos humanos e na IA para realizarem a maioria das tarefas de trabalho em conjunto.
- Quando questionados se estes trabalhadores confiavam na IA para realizar qualquer uma destas tarefas de forma autónoma, a resposta, para um pequeno grupo, foi algumas. As tarefas que se sentiram confortáveis em transferir para IA autónoma incluíam:
- Escrever código: 15% confia na IA para escrever código de forma autónoma.
- Pesquisar insights de dados: 13% confia na IA para descobrir insights de dados por conta própria.
- Desenvolver comunicações: 12% confia na IA para desenvolver comunicações internas e externas sem a ajuda de um humano.
- Atuar como assistente pessoal: 12% confia na IA autónoma para atuar como assistente pessoal.
- Outras tarefas, segundo os entrevistados, exigem o envolvimento de um ser humano neste momento. É mais provável que os trabalhadores globais confiem apenas nos humanos para fazer o seguinte:
- Ser inclusivo: 47% confia apenas nos humanos para serem inclusivos.
- Integrar e formar: 46% confia apenas em humanos para integrar e formar colaboradores.
- Manter os dados seguros: 40% confia apenas nos humanos para manter os dados seguros.
O envolvimento e a capacitação humana podem abrir caminho para um futuro de IA autónoma.
- O envolvimento humano é necessário para construir confiança na IA.
- 63% dos trabalhadores, a nível global, afirma que um maior envolvimento humano aumentaria a sua confiança na IA.
- As preocupações com a IA podem advir da falta de compreensão. 54% dos trabalhadores, a nível global, afirma não saber como a IA é implementada ou gerida no seu local de trabalho.
- Os profissionais que têm conhecimento sobre como a IA é implementada e gerida no seu local de trabalho têm 5 vezes mais probabilidades de dizer que vão confiar na IA para operar de forma autónoma nos próximos dois anos do que aqueles que não têm conhecimento.
- A formação pode ser outra peça fundamental para uma autonomia de confiança.
- 62% dos trabalhadores afirma que mais oportunidades de desenvolvimento de competências e formação aumentaria a sua confiança na IA.
“Os profissionais estão entusiasmados com um futuro impulsionado pela IA e a investigação mostra-nos que o envolvimento humano pode ajudar-nos a lá chegar. Ao capacitar os humanos no comando dos atuais sistemas de IA, podemos construir confiança e impulsionar a adoção – permitindo aos trabalhadores desbloquear tudo o que a IA tem para oferecer.” – Paula Goldman, Chief Ethical and Humane Use Officer.
Mais informações:
- Veja como a Salesforce cria confiança nos seus produtos de IA e está a preparar-se para um futuro autónomo com confiança e formação
- Leia um artigo de Paula Goldman sobre quais os motivos por que a IA atual precisa de um ser humano na liderança
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Metodologia: A Salesforce conduziu uma pesquisa duplamente anónima em parceria com a YouGov, de 20 de março a 3 de abril de 2024, que incluiu quase 6.000 trabalhadores do conhecimento em tempo integral, representando empresas de diversas dimensões e setores em nove países, incluindo os Estados Unidos, o Reino Unido, Irlanda, Austrália, França, Alemanha, Índia, Singapura e Suíça. A pesquisa decorreu online.