Em “pinceladas” de luz e sombra, o novíssimo Renault Austral levanta o véu sobre a sua silhueta elegante e musculada. Gilles Vidal, director de design da Renault, desvenda as intenções por detrás do design deste SUV que representa o próximo passo na ofensiva da renault no segmento c.
“Elegante e tecnológico”. É nestes termos que Gilles Vidal, Director de Design da Renault, se refere ao mais recente SUV do segmento C da marca, o novíssimo Renault Austral. Ao abraçar a imagem de família da actual linhagem Renault, as equipas de design procuraram criar um automóvel de topo verdadeiramente moderno e refinado.
Design de qualidade e desejável
Os designers da marca partiram das características fundamentais que atraem tantas pessoas para os modelos SUV – as proporções, os rácios das dimensões, o vão dianteiro e traseiro ou o tamanho das rodas – e concentraram-se em dar à linha dos ombros do Renault Austral um aspecto mais musculado. O resultado é um SUV cheio de carácter, mas ainda assim sóbrio e civilizado. Elegante, atlético e moderno, o novíssimo Renault Austral tem umas proporções notáveis que transmitem a sensação de ser tão robusto como ágil.
O design dos automóveis Renault, há muito inspirado na sensualidade do mundo vivo que nos rodeia, está a entrar numa nova era. Como tal, as linhas que atravessam o topo dos arcos das rodas criam um renovado sentido de estrutura. Proporcionam uma forte e bem definida linha que vinca o perfil do automóvel. As linhas fortes e dinâmicas do Austral reflectem directamente a nova linguagem de design da Renault.
O Renault Austral combina fortes elementos estilísticos que lhe conferem um design dinâmico e elegante. A sua qualidade é visível à primeira vista. Reduzimos os intervalos dos painéis da carroçaria e refinámos os fluxos, de modo a que este emane uma sensação qualitativa imediata.
Gilles Vidal, Director de Design da Renault
As características estilísticas mais marcantes do novíssimo Renault Austral incluem um vinco claro e estruturado que percorre a secção inferior da carroçaria. Inclinado para a frente do veículo, este apontamento dá à silhueta uma imagem ainda mais dinâmica. Esta nova linguagem de silhueta e de forma difere das linhas horizontais mais tradicionais que outrora “corriam” paralelamente ao solo de uma forma estática. Quando visto de lado, o Austral parece saltar para a frente, como se estivesse em movimento, mesmo quando está parado.
Um SUV moderno e tecnologicamente sofisticado
As características tecnológicas mais marcantes do novo Austral podem ser vistas nos faróis dianteiros e nos farolins traseiros. Duas grandes luzes traseiras, em forma de C, fundem-se no logótipo do Austral de forma extraordinária. O desenho da frente é semelhante, com luzes e grelhas muito apelativas. Vista pela primeira vez no Renault Mégane E-TECH Elétrico, a tecnologia Micro-óptica apresenta linhas e padrões gravados directamente na superfície e no interior do plexiglass. Quando iluminadas por luzes LED, as linhas gravadas brilham de forma cristalina, transmitindo um aspecto vibrante e facilmente identificável.
Esta mestria tecnológica e o apurado desejo de excelência têm sido uma constante na concepção do novíssimo Renault Austral.